Ignorada no Brasil, Peugeot é a 4ª marca na Europa
Análise: com novos lançamentos, como o SUV 2008 renovado, o novo hatch 208 e a picape Landtrek, Peugeot tenta brilhar no país novamente
Já faz alguns anos que a Peugeot melhorou seus produtos e seu atendimento na rede de concessionárias, mas a marca continua enfrentando resistência por parte dos consumidores brasileiros. Atualmente, a Peugeot ocupa apenas o 14º lugar no ranking brasileiro, com 0,63% de participação de mercado. Na Europa, entretanto, a situação é bem diferente. A Peugeot brilha muito e sustenta um ótimo quarto lugar num mercado de 18,8 milhões de carros. Ela está atrás apenas da Volkswagen, da Renault e da Ford.
Segundo a consultoria Focus2Move, em 2019 a Peugeot vendeu 905.390 carros no mercado europeu. Isso deu à marca francesa não apenas um robusto quarto lugar, mas 6, 2% de participação no mercado mais competitivo do mundo. Em relação às duas marcas que estão exatamente à frente, Renault e Ford, a Peugeot diminui a distância, pois se manteve estável (como a Volkswagen) e as outras duas tiveram queda de vendas.
No Brasil, a Peugeot continua focando em carros de alta qualidade, mas perde de goleada para a Renault, que optou por fabricar carros da romena Dacia (Duster, Sandero e Logan) e por um projeto popular dividido com a Índia (Kwid). A Citroën também está à frente da Peugeot em 2020. Na Europa, a Peugeot é forte também pela sua parceria. A Opel, que recentemente foi adquirida pela PSA (Peugeot Citroën), vendeu 748.992 unidades em 2019 e tem 5,4% de participação. Se não fosse o crescimento da Mercedes, que a ultrapassou, a Opel estaria no top 5 europeu junto com a Peugeot. O ranking top 10 é completa por BMW (5,1%), Skoda (4,8%), Toyota (4,7%) e Audi (4,7%).
P. | Marca | Venda | Part. |
---|---|---|---|
1 | Volkswagen | 1.634.492 | 11,1% |
2 | Renault | 967.799 | 6,6% |
3 | Ford | 923.342 | 6,3% |
4 | Peugeot | 905.390 | 6,2% |
5 | Mercedes-Benz | 884.766 | 6,0% |
O carro mais vendido da Peugeot na Europa é o hatch 208, que ocupa a oitava posição. Depois vem o SUV 3008, em 12º lugar. No Brasil, a principal aposta da Peugeot para o futuro será o novo 2008. Totalmente redesenhado, ele será um mini-3008. Antes dele, porém, chega o novo 208, no segundo semestre. O SUV compacto 2008 foi apresentado na Europa no ano passado. O modelo é maior que o atual e tem visual mais ousado, claramente inspirado no médio 3008. Seu alvo no mercado deve ser o novo Chevrolet Tracker.
O Peugeot 2008 deixará de ser feito em Porto Real (RJ) e passará a vir importado da Argentina, onde será produzido ao lado do 208 na fábrica de El Palomar. Com 4,30 m de comprimento e entre-eixos de 2,60 m, o novo SUV é 14 cm mais longo e tem 6 cm a mais no espaço entre os eixos do que o carro atual. Medidas que colocam o novo 2008 acima do recém-lançado Chevrolet Tracker, que tem 4,27 m de comprimento e entre-eixos de 2,570 m. Na prática, o ganho principal será em espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro e também no porta-malas, cuja capacidade passou de 355 para 434 litros.
Outra grande novidade, que anima os fãs da marca, é que a Peugeot voltará ao mercado de picapes. Mas, dessa vez, com um modelo médio, de 5,33 m de comprimento e 1,92 m de largura, para brigar no segmento liderado pelas tradicionais Toyota Hilux e Chevrolet S10. A nova picape Peugeot se chamará Landtrek e estreará ainda este ano no México. Porém, a ideia é cobrir toda a América Latina, por isso sua estreia no Brasil está prevista para 2021.
A nova picape Peugeot reforçará a presença da marca no segmento de picapes médias com capacidade para transportar 1 tonelada de carga. Trata-se de um mercado com mais de 2,4 milhões de veículos comercializados a cada ano no mundo. Desse total, 400 mil são vendidos na América Latina. Com esses três lançamentos, mais a boa imagem do 3008, a Peugeot espera deixar de ser ignorada pelos consumidores brasileiros, que, em outros tempos, já a colocaram em quinto lugar no mercado.