Jaguar E-Type, 60 anos, e a oficina da eterna juventude
Jaguar E-Type chega aos 60 anos cultuado como um dos carros mais bonitos de todos os tempos por colecionadores
Considerado por muitos como o carro mais bonito já produzido, o E-Type completará 60 anos em 2021. Mostrado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Genebra de 1961, o E-Type também era o carro mais rápido produzido em série na época, e foi fabricado até 1974. Após ter se tornado um ícone automotivo mundial, o carro é até hoje muito valorizado pelos fãs de carros antigos.
Quase 60 anos depois do lançamento, o E-Type ainda exerce um certo fascínio entre os fãs da marca e colecionadores. Tanta empolgação atraiu o interesse de algumas empresas, que se dedicam somente ao modelo da Jaguar, oferecendo serviços de restauração ou atualização de componentes. Dentre as mais famosas, está a E-Type UK.
Fundada em 2008, a empresa é uma das maiores especialistas em E-Type da Inglaterra, e já conquistou prêmios em eventos tradicionais, como o Salon Privé e o Concorso d'Eleganza Villa d'Este. Em comemoração pelos 60 anos do lançamento do esportivo da Jaguar, a E-Type UK decidiu mostrar alguns de seus trabalhos mais recentes e que estão disponíveis em seu showroom.
1965 Series I - 4.2 RHD FHC
Enquanto os modelos produzidos entre 1961 e 1964 traziam um motor de 3.8 litros de deslocamento, em 1965 o Jaguar E-Type passou a contar com um motor 4.2 litros de 265 cv. Além disso, o modelo também recebeu um interior mais luxuoso. Essas modificações foram feitas para tornar o modelo mais adequado ao mercado americano, e essa versão se tornou uma das mais cobiçadas atualmente.
O modelo mostrado pela E-Type UK conta com carroceria cupê, pintada na tradicional cor Dark Blue e traz também um acabamento interno em Oxblood Red. Feita em 1965, a unidade teve até hoje somente três proprietários e passou por um projeto de reconstrução que durou três anos.
No entanto, por não se tratar de uma restauração tradicional, o E-Type recebeu algumas modificações em relação ao estado original. O atual dono solicitou à oficina que o carro recebesse alguns equipamentos para torná-lo viável para o uso diário.
Mecanicamente, o clássico foi equipado com um novo sistema de injeção de combustível, um câmbio de cinco marchas atualizado, freios a disco ventilados na dianteira, assim como amortecedores ajustáveis e um sistema de escapamento feito de aço inox. Por dentro, o cupê recebeu um sistema de ar-condicionado, direção hidráulica e um rádio MP3 com estilo retrô. Por outro lado, o visual externo não foi alterado, se mantendo o mesmo dos anos 60.
1961 Series I - 3.8 LHD Roadster
Ao contrário do E-Type acima, a restauração dessa unidade de 1961 seguiu mais à risca do modelo original. Ele conta com carroceria roadster (conversível), pintada na cor cinza e também com o interior em vermelho. O modelo é equipado com o motor 3.8 de seis cilindros em linha, que traz um acabamento do cabeçote na cor Pumpkin Orange. Além disso, a unidade traz ainda um console central feito em alumínio e as grelhas de capô soldadas.
As únicas modificações que o E-Type 1961 recebeu foram as chamadas “atualizações de confiabilidade”, que são feitas para tornar possível o uso cotidiano do modelo. Com isso, ele foi equipado com um novo radiador feito em alumínio e direção hidráulica, garantindo um desempenho ainda melhor do que há 60 anos, quando atingia cerca de 240 km/h.
1965 Series I - 4.2 RHD FHC
A terceira unidade mostrada pela E-Type UK é mais um modelo cupê. Produzido em 1965, ele traz uma carroceria vermelha e conta com acabamento interno na cor preta. No entanto, a empresa chamou a atenção para um detalhe importante sobre essa unidade. Antes de ser restaurado pela oficina em 2016, o E-Type apresentava diversas marcas de uso e de desgaste natural após mais de 50 anos.
Para restaurar o modelo às condições originais, a empresa precisou reconstruir alguns dos componentes mecânicos da unidade, incluindo o motor de 4.2 litros e seis cilindros em linha, o câmbio manual de quatro marchas e os carburadores originais. Outro detalhe que recebeu a atenção da oficina foi a carroceria, que foi completamente desmontada. Ela recebeu tratamento contra ferrugem e ganhou também novas soleiras, seções de piso e para-lamas traseiros. As únicas modificações em relação ao modelo original foram novos freios, ignição eletrônica e um sistema de resfriamento aprimorado.
Além dessas três unidades, a E-Type UK também oferece outros modelos em seu showroom. Os possíveis interessados em adquirir um dos E-Type restaurados podem entrar no site da empresa, onde é possível conferir mais detalhes e especificações dos carros: https://etypeuk.com/showroom/.