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Jeep comemora 70 anos do modelo CJ-3B, o primeiro feito no Brasil

Primeira evolução da versão militar, Jeep CJ-3B "cara de cavalo" foi o primeiro produzido pela Willys Overland no Brasil, em 1954

6 fev 2023 - 15h42
(atualizado às 19h14)
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Réplica do CJ-3B usado na viagem até o Alasca, em 1955.
Réplica do CJ-3B usado na viagem até o Alasca, em 1955.
Foto: Stellantis / Divulgação

Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B está completando 70 anos. O modelo foi também o primeiro a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954 – embora algumas unidades de versões anteriores já tivessem sido trazidas ao País como CKD antes.

O CJ-3B – CJ de Jeep civil, em inglês – foi uma evolução dos modelos produzidos até então para clientes civis e não militares. Nascida em 1945 com o CJ-2A, a família CJ foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980.

O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”. Algumas publicidades da época destacavam a força e capacidade off-road dos modelos, que seguem sendo grandes atributos da Jeep até hoje.

Dentre as muitas aventuras proporcionadas pelo CJ-3B ao longos de seus 70 anos, destaca-se uma realizada por três escoteiros em 1955, a Operação Abacaxi. Eles saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboreee, encontro mundial de Escotismo.

Unidades do Jeep CJ-3B na fábrica da Willys-Overland, em São Bernardo do Campo (SP), nos anos 1950.
Unidades do Jeep CJ-3B na fábrica da Willys-Overland, em São Bernardo do Campo (SP), nos anos 1950.
Foto: Stellantis / Divulgação

Foi uma jornada incrível, que acabou sendo ampliada até o Alasca a bordo do CJ-3B. Entre a ida e a volta, os três aventureiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo histórias incríveis. Os nomes desses aventureiros: Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly.

Tudo isso foi retratado no livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”. O CJ-3B utilizado na expedição já continha um grande conteúdo de peças e acessórios nacionais.

Algumas fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a empreitada, que recebeu esse nome pois a empreitada era considerada um grande abacaxi a ser descascado. No final, o Jeep foi aprovado não só em testes na fábrica original da Willys, em Toledo (EUA), como na aventura, pois não teve nenhum problema mecânico.

O CJ-3B, que também teve uma versão militar, o M606, foi produzido nos Estados Unidos até 1968, com cerca de 155 mil unidades fabricadas. Além disso, o CJ-3B foi um pioneiro "carro mundial", fabricado sob licença em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

O Jeep CJ-3B foi o primeiro modelo produzido na fábrica da Willys-Overland no Brasil.
O Jeep CJ-3B foi o primeiro modelo produzido na fábrica da Willys-Overland no Brasil.
Foto: Stellantis / Divulgação
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