Lamborghini terá carro inédito 100% elétrico nesta década
CEO da Lamborghini anuncia plano histórico de eletrificação com investimento de 1,5 bilhão de euros em quatro anos
A Lamborghini, uma das marcas de carros mais potentes do mundo, vai aderir à eletrificação. Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, anunciou nesta terça (18) que a marca vai investir 1,5 bilhão de euros em quatro anos para seu programa "Direzione Cor Tauri". O valor equyivale a R$ 9,6 bilhões.Na segunda metade da década a Lamborghini terá um quarto modelo em sua linha e ele será 100% elétrico.
O nome do programa faz referência ao logotipo escolhido pelo fundador da empresa Ferruccio Lamborghini em 1963. Cor Tauri é a estrela mais brilhante da constelação de Taurus e representa o movimento da Lamborghini em direção a um futuro eletrificado, mas sempre fiel ao coração e à alma da marca “touro”. Ou seja: motores muito potentes e intenso prazer ao dirigir.
Em 2021 e 2022, haverá uma comemoração ao motor a combustão. Ou seja: os três modelos atuais, como o super SUV Urus, o Huracán e o Aventador, ganharão séries especiais. Dois novos carros com motores V12 serão anunciados ainda em 2021. Administrada pelo grupo Volkswagen, a Lamborghini aumentou sete vezes seu faturamento nos últimos sete anos. O modelo Sián, o mais recente Lambo revelado, é o primeiro carro da marca com tecnologia híbrida.
A transição híbrida do projeto “Direzione Cor Tauri” ocorrerá em 2024 e 2025. Em 2023 chegará o primeiro carro de série híbrido. Por enquanto, o Sián está disponível apenas como série especial. No final de 2024, toda a gama estará eletrificada. A meta da Lamborghini é reduzir a emissão de carbono em 50% até o início de 2025.
Na segunda metade da década, a partir de 2025, a Lamborghini vai acelerar em direção a veículos totalmente elétricos. Um quarto modelo será lançado. O desafio de Sant'Agata Bolognese é manter a paixão da condução de um carro esportivo sem o ronco característico dos motores V12.