Lexus apresenta 1º modelo híbrido plug-in de sua história
Nova geração do Lexus NX estreia nos EUA com visual ousado e inédita versão híbrida plug-in de 306 cv; SUV deve chegar ao Brasil só em 2022
Este é o novo Lexus NX 2022. Quase sete anos depois do lançamento da primeira geração do SUV, a Lexus apresentou a segunda geração do modelo NX, que estreia com um visual totalmente renovado e bastante tecnologia. Construído sobre a plataforma GA-K do Toyota RAV4, o novo NX 2022 é o primeiro modelo Lexus a contar com uma versão híbrida plug-in. A segunda geração do SUV só deve chegar ao Brasil em 2022.
Por fora, o visual do novo Lexus NX aposta em um visual ousado, com linhas inspiradas no irmão menor UX. Na dianteira, o SUV conta com faróis de led com formato angular, e uma grade frontal de grandes dimensões em forma de ampulheta. A peça traz acabamento na cor preta. Há ainda duas entradas de ar laterais no para-choque, que contam com luzes de neblina na parte inferior.
Na lateral, o novo Lexus NX conta com linhas de perfil musculoso, com linha de cintura ascendente. Há também um vinco marcante na lateral, que surge ao final da linha dos vidros e segue até o para-lama dianteiro. O novo Lexus NX ficou um pouco maior do que o modelo anterior, e agora mede 4,66 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos é de 2,69 m, 3 cm a mais do que no NX antigo. As rodas são de 20’’ nas versões topo de linha.
Na parte de trás, o destaque do novo Lexus NX fica para as novas lanternas de led. Elas são interligadas por uma barra de led, que percorre a tampa do porta-malas do modelo. Logo abaixo, o SUV traz o nome ‘Lexus’ em posição centralizada, junto com o espaço para a placa. O para-choque conta com um aplique de plástico preto na parte inferior, que contribui para criar a sensação de que o modelo é mais alto do que realmente é.
Por dentro, o novo Lexus NX conta com comandos voltados para o motorista. O painel de instrumentos é digital, e a central multimídia de aspecto flutuante pode ter até 14’’ -- de série, o Lexus NX vem com uma tela de 9,8’’. Há ainda a tecnologia head-up display e um novo sistema de infotenimento com suporte a comandos de voz e às funções Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Outro destaque do novo Lexus NX é o conjunto de tecnologias de segurança e assistência ao condutor. De série, o modelo conta com o pacote Lexus Safety System + de terceira geração, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistentes de permanência em faixa e de frenagem de emergência, sensores de identificação de pessoas e objetos, além de um sistema de alerta de tráfego frontal.
Sob o capô, o Lexus NX traz uma importante novidade. A inédita versão híbrida plug-in conta com o mesmo conjunto mecânico do Toyota RAV4 híbrido. Ele é composto por um motor 2.5 quatro cilindros a gasolina de 242 cv, e dois motores elétricos posicionados no eixo traseiro. A potência combinada é de 306 cv. Nessa versão, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Sempre com um câmbio automático do tipo CVT, o novo Lexus NX 450h+ também pode ser utilizado em modo totalmente elétrico, que oferece 63 km de autonomia e velocidade máxima limitada a 135 km/h. O SUV oferece de série um carregador integrado, que permite recarregar o sistema de baterias de íon-lítio com capacidade de 18 kWh em até quatro horas, com uma carga de até 6,6 kWh.
A nova geração do Lexus NX tem previsão de chegada nos EUA para o terceiro ou quarto trimestre deste ano. No Brasil, o modelo deve chegar apenas em 2022, embora ainda não tenha uma data certa para o lançamento. No país, a Lexus oferece o NX híbrido por preços a partir de R$ 320.990, atuando como uma opção mais luxuosa do que os SUVs Toyota RAV4 e SW4.