M de Mercedes ou de McLaren? Veja o ABC dos carros da F1
Na segunda parte de nosso abecedário da Fórmula 1, mostramos os carros, motores e pneus vencedores em cada letra. Entenda os critérios
Que carro da Fórmula 1 vem à sua cabeça quando surge a letra M? Atualmente, a Mercedes tem tido mais vitórias, porém o M já foi mais fortemente associado à McLaren, à Maserati e até à Matra. Para matar a curiosidade sobre cada letra que teve carro, motor ou pneu vencedor na história da Fórmula 1, fizemos um ABC da categoria.
No caso dos carros, os títulos e as vitórias referem-se às conquistas de construtores. Quanto forem relativos a motores ou pneus, estarão assinalados. Quando o currículo inclui apenas vitórias como construtor, aparece na forma abreviada como “vit”. Em caso de empate
A letra M é a que possui mais títulos de construtor (23) e vitórias (335). Porém, considerando, construtor, motor e pneu, a letra F é a mais vitoriosa: 42 títulos e 701 vitórias (somando todas as conquistas da Ferrari, da Ford-Cosworth e da Firestone). Em caso de empate, a citação segue a seguinte ordem: a) número de títulos; b) número de vitórias; c) porcentagem de títulos por corrida; d) porcentagem de vitórias por corrida.
As letras I, N, U, X, Y e Z não possuem registro de vitória de construtor, motor ou pneu. Vale lembrar que o campeonato mundial de construtores começou somente em 1958 (o de pilotos foi em 1950). No caso da letra E, consideramos que as 12 vitórias do pneu Englebert são mais relevantes do que as duas vitórias do construtor Epperly. No caso da letra R, consideramos a somatória de títulos e vitórias da Renault mais relevante do que a da Red Bull. Confira o ABC dos carros.
A de Alfa Romeo (10 vitórias, 12 vitórias de motor).
B de Brabham (2 títulos de construtor, 35 vitórias), BRM (1 título, 17 vitórias, 1 título de motor, 18 vitórias de motor), Benetton (1 título, 27 vitórias), Brawn (1 título, 8 vitórias), Bridgestone (175 vitórias de pneu), BMW-Sauber (1 vit), BMW (20 vitórias de motor), BWT-Mercedes (1 vitória de motor).
C de Cooper (2 títulos, 16 vitórias), Climax (4 títulos de motor, 40 vitórias de motor), Continental (10 vitórias de pneu).
D de Dunlop (83 vitórias de pneu).
E de Englebert (12 vitórias de pneu), Epperly (2 vit), Eagle (1 vit).
F de Ferrari (16 títulos, 238 vitórias, 16 títulos de motor, 238 vitórias de motor), Ford-Cosworth (10 títulos de motor, 176 vitórias de motor), Firestone (49 vitórias de pneu).
G de Goodyear (368 vitórias de pneu).
H de Honda (3 vitórias, 6 títulos de motor, 75 vitórias de motor), Hesketh (1 vit).
I não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
J de Jordan (4 vit).
K de Kurtis-Kraft (5 vit), Kuzma (1 vit).
L de Lotus (7 títulos, 81 vitórias), Ligier (9 vit).
M de Mercedes (6 títulos, 132 vitórias, 8 títulos de motor, 188 vitórias de motor), McLaren (8 títulos, 182 vitórias), Matra (9 vitórias, 1 título de motor, 3 vitórias de motor), Maserati (9 vitórias, 11 vitórias de motor), Michelin (102 vitórias de pneu), March (3 vit), Mugen-Honda (4 vitórias de motor).
N não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
O de Offenhauser (11 vitórias de motor).
P de Pirelli (219 vitórias de pneu), Porsche (1 vitória, 1 vitória de motor), Penske (1 vit).
Q não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
R de Renault (2 títulos, 35 vitórias, 12 títulos de motor, 168 vitórias de motor), Red Bull (4 títulos, 62 vitórias), Repco (2 títulos de motor, 8 vitórias de motor).
S de Shadow (1 vit), Stewart (1 vit).
T de Tyrrell (1 título, 23 vitórias), TAG-Porsche (2 títulos de motor, 25 vitórias de motor), Toro Rosso (1 vit), TAG-Heuer (9 vitórias de motor).
U não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
V de Vanwall (1 título, 9 vitórias, 1 título de motor, 9 vitórias de motor).
W de Williams (9 títulos, 114 vitórias), Watson (3 vit), Wolf (3 vit), Weslake (1 vitória de motor)
X não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
Y não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
Z não tem construtor, motor ou pneu vencedor.
-
*Lista publicada originalmente na coluna Alta Rotação, de Sergio Quintanilha, no blog Jornalismo Esportivo da ECA-USP. Leia aqui o ABC dos pilotos, que publicamos no fim-de- semana anterior.