Mercedes EQE estreia com visual ousado e alcance de 660 km
Principal novidade da Mercedes para o IAA 2021, sedã elétrico EQE conta com dois motores elétricos de 292 cv e pode vir ao Brasil em 2023
Este é o novo Mercedes EQE. Com planos de se tornar 100% elétrica a partir da próxima década, a montadora alemã revelou por completo no último domingo (5) o novo sedã elétrico, que será oficialmente apresentado durante o IAA Mobility, que acontecerá entre os dias 7 a 12 de setembro em Munique, na Alemanha. O novo Mercedes EQE chega com visual semelhante ao do irmão maior EQS e alcance de 660 km.
Por fora, o visual do Mercedes EQE chama a atenção. Assim como o EQS, o novo sedã traz linhas suaves, com foco na aerodinâmica. A carroceria tem perfil cupê. A frente do Mercedes EQE traz um para-brisas inclinado como em um esportivo, e a grade conta com design fechado e pintura na cor preta. Os faróis de formato angular contam com assinatura visual de led e são maiores do que os do EQS. O para-choque tem entradas de ar e um aplique em black piano.
Na lateral, a linha de cintura é alta e as maçanetas são embutidas, justamente para não prejudicarem a aerodinâmica. As rodas de liga-leve podem ser de 19’’ a 21’’, dependendo da versão. Na parte de trás, o Mercedes EQE traz um perfil semelhante ao cupê CLS. No entanto, o sedã elétrico conta com lanternas de led interligadas, como nos demais modelos da linha EQ. A tampa do porta-malas conta com um discreto spoiler integrado.
Por dentro, mais uma semelhança com o Mercedes EQS. O destaque fica para a enorme central Hyperscreen MBUX, que conta com três telas -- painel de instrumentos digital, central e outra tela para o passageiro -- e ocupa grande parte do painel do sedã. Ela oferece suporte a comandos de voz e conta com inteligência artificial.
O novo Mercedes EQE mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,51 m de altura. O entre-eixos é de excelentes 3,12 m. Inicialmente, o modelo será equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 292 cv e 530 Nm de torque. Apesar dos dois motores, a tração é somente dianteira. Posteriormente, também são esperadas versões com tração integral e uma eventual configuração esportiva AMG.
Equipado com uma bateria de 90 kWh, o Mercedes EQE oferece um alcance de 660 km. De acordo com a Mercedes, o sedã suporta carregamento rápido. Em uma corrente contínua de até 170 kW, é possível recuperar 250 km de autonomia em apenas 15 minutos. Nessas condições, uma carga completa leva 32 minutos. Já para recarregar o modelo em uma corrente de 11 kWh, o tempo necessário para abastecer o EQE é de 8h e 20 minutos.
Previsto para estrear no mercado europeu no ano que vem, o novo Mercedes EQE será produzido na Alemanha e na China. Os preços do modelo, bem como as informações de desempenho e equipamentos das versões, ainda não foram divulgados pela montadora alemã. Assim como o EQS, o novo EQE ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Caso realmente venha, o sedã elétrico deve chegar apenas em 2023.