Nissan prepara inédita picape elétrica abaixo da Frontier
Rumores indicam que a Nissan pretende lançar uma nova picape elétrica do porte da Fiat Toro para concorrer com Ford Maverick nos EUA
O aquecido segmento de picapes pode ganhar novidades em breve. De acordo com o site Automotive News, a Nissan pretende lançar uma picape elétrica inédita abaixo da Frontier nos Estados Unidos. O novo modelo seria a aposta da montadora japonesa para concorrer com as recém-lançadas Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz no crescente segmento de picapes monobloco.
De acordo com os rumores, a nova picape da Nissan teria dimensões menores do que a Frontier americana, que é um pouco maior do que o modelo vendido no Brasil. Ainda não há muitas informações sobre o visual da picape, mas ela deve seguir a atual identidade visual da marca japonesa e deve contar com carroceria monobloco, como a brasileira Fiat Toro.
A intenção da Nissan é explorar o aquecido setor de picapes abaixo das médias, que tem chamado cada vez mais a atenção das montadoras como Ford e Hyundai, que lançaram recentemente os modelos Maverick e Santa Cruz. Segundo a empresa de consultoria IHS Markit, o segmento tem potencial de atingir 99.000 unidades vendidas em 2023 só nos Estados Unidos.
Sob o capô, a nova picape não deve contar com motores a combustão, contanto apenas com opções elétricas. Com planos de eletrificar todos os modelos vendidos em mercados como Europa, EUA, Japão e China até 2030, a Nissan não deve apostar em novos lançamentos com motores a gasolina ou a diesel no mercado americano. A nova picape da Nissan pode utilizar a mesma tecnologia do elétrico Leaf, que é vendido no Brasil.
Com isso, a nova picape da Nissan seria a pioneira no segmento de picapes eletrificadas abaixo das médias. Isso porque as já anunciadas Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e Tesla Cybertruck atuarão em segmentos superiores, enquanto as concorrentes diretas contam apenas com versões híbridas, como a Ford Maverick, ou nem isso, como a Hyundai Santa Cruz, que terá apenas opções a combustão inicialmente.
A nova picape da Nissan ainda não tem previsão de chegada ao mercado. Já para o Brasil, a vinda do modelo ainda é bem incerta. Apesar da Nissan recentemente ter ampliado de 7 para 44 a rede de concessionárias habilitadas a vender carros elétricos, a nova picape elétrica certamente chegaria ao país por preços superiores aos da Fiat Toro e da futura Chevrolet Montana, e próximos ao do Nissan Leaf, que é vendido no Brasil em versão única, por R$ 277.990.