Nivus e Tiggo 8 foram os melhores lançamentos de 2020
Classificamos todos os lançamentos com preços médios abaixo de R$ 200 mil em motor, design, usabilidade, tecnologia e inovação
Qual foi o melhor lançamento de 2020? Para responder a essa pergunta -- e ajudar na escolha de seu próximo carro zero km --, listamos todas as novidades do ano e atribuímos notas de 1 a 5 em cinco itens fundamentais: motor, design, usabilidade, tecnologia e inovação. Dois novíssimos SUVs -- o Volkswagen Nivus e o Caoa Chery Tiggo 8 -- empataram em 1º lugar com o maior número de pontos.
Para efeito de desempate, consideramos o carro que tem o menor preço médio, ou seja, a soma dos preços de todas as versões dividida pelo número de versões. Esse critério é importante porque, em muitos casos, determinadas tecnologias só estão presentes na versão topo de linha. Assim, o Nivus pode ser considerado o melhor lançamento de 2020.
Apenas nove carros ficaram entre os finalistas. Isso porque estabelecemos certas regras para eleger o melhor lançamento do ano, sempre levando em conta o custo-benefício para o consumidor. Por isso, só entraram no comparativo final os carros com preço médio abaixo de R$ 200 mil (que já é um preço bem elevado para a média de renda dos brasileiros). Além disso, só consideramos carros inéditos ou que tiveram mudança de geração.
Dos nove modelos listados, cinco são SUVs, dois são sedãs, um é hatch e um é picape. Há lançamentos interessantes acima da faixa de preço estabelecida, mas eles devem ser analisados separadamente. Confira abaixo a classificação, os preços médios, as notas e a pontuação dos nove lançamentos mais impactantes de 2020, em termos de volume de vendas. O máximo de pontos possível é 25.
CARRO |
MO | DE | US | TE | IN | TOT |
Volkswagen Nivus | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 23 |
Caoa Chery Tiggo 8 | 5 | 4 | 5 | 5 | 4 | 23 |
Chevrolet Tracker | 4 | 5 | 5 | 4 | 3 | 21 |
Ford Territory | 4 | 5 | 5 | 4 | 3 | 21 |
Peugeot 208 | 3 | 5 | 3 | 5 | 4 | 20 |
Fiat Strada | 3 | 4 | 4 | 3 | 5 | 19 |
Caoa Chery Arrizo 6 | 4 | 4 | 3 | 4 | 2 | 17 |
Nissan Versa | 3 | 4 | 3 | 4 | 2 | 16 |
Renault Duster | 3 | 2 | 5 | 3 | 1 | 14 |
O Volkswagen Nivus teve nota máxima em motor, design e usabilidade. Seu motor 1.0 turbo tem 128 cv de potência e 200 Nm de torque, valores muito bons para o porte do carro. Trata-se de um motor com ótima potência específica (128 cv/l) e que oferece boa relação peso/potência (9,4 kg/cv). Seu design é surpreendente e caprichado. Sua usabilidade é excelente, por ser um SUV cupê com porta-malas generoso (415 litros). Ele também teve notas altas (4) em tecnologia e inovação, por trazer itens de conectividade acima da média e introduzir a carroceria cupê no segmento de SUVs.
O Tiggo 8, da Caoa Chery, teve nota máxima em motor, usabilidade e tecnologia. Seu motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina tem 187 cv, com ótima potência específica (117 cv/l). O SUV fabricado em Anápolis (GO) tem baixa relação peso/potência (8,6 kg/cv), apesar de pesar 1.600 kg. O design do Tiggo 8 revela bom gosto e mereceu nota 4, assim como a inovação, por trazer a configuração de sete lugares para um patamar de preço mais acessível. O Tiggo 8 também se destaca na usabilidade, por ser um SUV com grande espaço interno, suspensão traseira independente e uma lista enorme de ítens eletrônicos de conforto, segurança e conveniência.
Chevrolet Tracker e Ford Territory também tiveram ótimas notas, mas não apresentaram inovação em seus segmentos como o Nivus e o Tiggo 8, por isso perderam alguns pontos. Em seguida veio o Peugeot 208, com nota máxima em tecnologia, trazendo itens inéditos para sua categoria. Já o Fiat Strada conseguiu nota máxima em inovação por ter oferecido uma proposta que une a praticidade de um carro compacto com a versatilidade de uma picape, ganhando consumidores até de outros segmentos.
Os sedãs Caoa Chery Arrizo 6 e Nissan Versa também foram lançamentos bem interessantes, são ótimas compras para quem busca um carro de três volumes com bom espaço interno, acabamento de qualidade e conforto, porém não trouxeram tanta inovação quanto os outros carros já citados. Por fim, o Renault Duster se reinventou e melhorou muito. Houve em seu lançamento uma polêmica -- se deve ser considerado uma nova geração ou apenas um facelift. Na dúvida, incluímos, mas ele perdeu muitos pontos por não modificar o design e, portanto, não inovar no segmento de SUVs.
Veja a seguir os preços mínimo, médio e máximo dos nove lançamentos mais impactantes de 2020, em termos de volume de vendas.
CARRO |
PREÇO MÍNIMO R$ |
PREÇO MÉDIO R$ |
PREÇO |
Volkswagen Nivus | 89.150 | 95.600 | 102.050 |
Caoa Chery Tiggo 8 | 168.600 | 168.600 | 168.600 |
Chevrolet Tracker | 89.690 | 106.550 | 122.490 |
Ford Territory | 179.900 | 188.900 | 197.900 |
Peugeot 208 | 73.990 | 81.857 | 95.990 |
Fiat Strada | 65.990 | 76.250 | 83.990 |
Caoa Chery Arrizo 6 | 108.750 | 108.750 | 108.750 |
Nissan Versa | 72.990 | 84.823 | 94.790 |
Renault Duster | 80.990 | 93.257 | 101.390 |
E para você, qual foi o melhor lançamento de 2020, considerando os itens citados e a relação custo-benefício do carro? Deixe seu comentário.