Nova Fiat Strada Cabine Simples 1.3: utilidade ou lazer?
Avaliamos a nova picape na versão Freedom, intermediária, com motor aspirado de 109 cv e caçamba de 1.354 litros. Veja pontos altos e baixos
Duas coisas precisam ficar claras logo de início para quem pensa em comprar a nova picape Fiat Strada na configuração Cabine Plus. Primeira: a nova Strada não é um Argo com caçamba. Segunda: ela não é uma Cabine Estendida e sim uma Cabine Simples. A nova Strada Cabine Simples ganhou o nome Plus porque oferece mais espaço interno do que o modelo anterior, mas esse nome é um pouco exagerado. Se o veículo é maior, é natural que tenha mais espaço interno.
Feitas essas duas ressalvas, podemos analisar a nova Strada Cabine Plus pelo que ela realmente é, sem os impulsos que o marketing dos fabricantes sugere na mente dos consumidores. Na configuração Cabine Plus, a Strada tem duas versões: Endurance 1.4 por R$ 63.590 e Freedom 1.3 por R$ 69.490 (que avaliamos). Atenção porque os motores são diferentes e, neste caso, menos é mais. O motor 1.3 Firefly tem 109 cavalos, enquanto o 1.4 entrega apenas 88. A versão Freedom é a intermediária, indicada para quem utiliza a picape como veículo de passeio, mas que tem necessidade de transportar cargas de grande volume.
A caçamba é enorme, com capacidade para 1.354 litros. Ele é bem maior do que a da antiga Cabine Simples (+134 litros) e nem se compara com a nova Cabine Dupla (+510 litros). Ela também carrega mais peso: 720 kg. Pouca diferença para a antiga Cabine Simples (+15 kg), porém mais útil do que a nova Cabine Dupla (+70 kg). A maior “sacada” da Fiat foi acomodar o estepe por baixo da caçamba, ampliando a área útil de carga. A antiga Cabine Estendida abrigava 910 litros, pois favorecia o habitáculo, mas prejudicava a caçamba (que ainda abrigava o estepe).
É possível acomodar um sofá de dois lugares, um moto pequena ou o que um casal imaginar para uma viagem longa. Ela já vem com capota marítima, luz de iluminação da caçamba e tampa da caçamba com nova tecnologia, que suporta até 400 kg de carga e é mais leve para abrir e fechar, devido a um novo sistema de molas. São apenas dois opcionais: protetor de cárter (R$ 200) e Pack Tech (R$ 2.990), que inclui Multimedia 7”, auto-falantes (dois tweeters), duas entradas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento. Vale a pena comprar, pois todos os itens são úteis. Completa, portanto, a Strada Freedom Cabine Plus custa R$ 72.680.
A cabine é confortável, mas não cabe muita coisa atrás dos bancos. A posição de dirigir é muito boa, mesmo com o volante ajustável somente em altura. O ajuste dos bancos (bem confortáveis) também é amigável. A pegada do volante é um pouco fina -- e aqui já começam as diferenças para quem esperava um Fiat Argo com caçamba. O acabamento da Strada Freedom é espartano e até meio decepcionante, para quem viu tanta propaganda positiva do carro. Mas estamos falando de um veículo utilitário, portanto não chega a ser um pênalti.
O quadro de instrumentos é mais parecido com o do Uno. Tem um mostrador grande para o velocímetro no meio e dois minúsculos mostradores ao lado -- à esquerda, o contagiros; à direita, o marcador de combustível. No centro do mostrador principal há um display acoplado com as informações do computador de bordo, inclusive com velocidade digital. É útil, mas está longe de ser bonito. A alavanca de câmbio tem o curso da 5ª marcha muito próximo do porta-objetos, de forma que a marcha simplesmente não entra se você esquecer ali, por exemplo, um telefone celular em pé. Menos mal que acima do porta-luvas existe um bom espaço para guardar objetos, inclusive o smartphone.
A vedação do carro é impecável. Mesmo sob enorme poeira, não entra nada na cabine. O ar-condicionado não tem marcadores da temperatura, o que dificulta um pouco para achar o ponto ideal. Já a tela multimídia de 7” (opcional) está muito bem posicionada, tem um bom tamanho e é bastante amigável. O grafismo é moderno, com ótima leitura, e diferente do que vemos em todos os outros carros da Fiat (que também são bons). A direção conta com assistência elétrica e é bem leve. Quanto ao diâmetro de giro (10,7 m), é muito melhor do que o da Fiat Toro (terríveis 12,9 m na 4x4 e ruins 12,2 m na 4x2).
O motor 1.3. aspirado flex tem 101/109 cv de potência (gasolina/etanol) e 134/139 Nm de torque. A potência máxima está disponível apenas a 6.250 rpm (a faixa vermelha do contagiros começa em 6.000 rpm). Portanto, é quase impossível obter a potência máxima desse motor em utilização normal. Já o torque máximo surge a 3.500 rpm. É o mesmo motor do Argo 1.3, porém com uma relação de marchas mais curta. Sem carga, a Strada Freedom Cabine Plus é 48 kg mais leve do que o Argo 1.3. Porém, imagine esta picape com a carga máxima: estamos falando de mais de 1.800 kg. Por isso, o foco da Fiat foi na força, ou seja, no torque.
Rodando lentamente, em 5ª marcha, a apenas 60 km/h, é possível reacelerar a Strada Cabine Plus 1.3 sem que o motor “engasgue”. O torque surge até com surpreendente rapidez. Em velocidades maiores, nem é preciso trocar de marcha, pois a 5ª não é overdrive. Em velocidade, porém, o custo disso é o ronco de um motor barulhento invadindo a cabine. Sempre em 5ª marcha, a 80 km/h constantes, o motor gira a 2.500 rpm; a 100 já está em 3.000 rpm; a 120 o ponteiro do contagiros marca 3.700 rpm. Em resumo: se tivesse um motor turbo, a nova Strada seria mais silenciosa e mais econômica (no futuro terá). Ainda assim, a Strada 1.3 Cabine Plus tem melhor relação peso/potência do que a Strada 1.3 Cabine Dupla: 10 kg/cv contra 10,8.
Dá para conseguir médias de 12,8 km/l na cidade e de 14,2 na estrada, sem carga e abastecida com gasolina. Já com etanol, as médias caem para 9 km/l na cidade e 9,8 na estrada, mas em nossa avaliação ela foi melhor, conseguindo 10,5 km/l de etanol na média combinada cidade/estrada. Com tanque de 55 litros, o alcance rodoviário pode chegar a 781 km (com gasolina). Mesmo carregada e rodando a uns 100/120 km/h, dá para fazer viagens longas sem precisar reabastecer no caminho. Todos os carros são sensíveis à forma como o motorista o utiliza, em termos de consumo, mas a Strada é mais sensível do que a média.
Quanto às suspensões, que eram o forte da antiga picape Strada, a nova também é muito boa. Na frente é MacPherson com molas helicoidais. Na traseira, a Strada manteve a robustez e utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única (que faz o papel do feixe de molas em algumas picapes). A altura mínima do solo passou de 170 mm para 207. Em nosso teste, a nova Strada adaptou-se dignamente aos trechos de terra e de pedra, o que demonstra sua robustez e versatilidade. Os pneus largos (195/65 R15) também mostram que a Fiat pensou nesta versão para grande utilização na estrada. No barro, o sistema de tração E-Locker funciona bem, mas os pneus de série não são os mais indicados para uso em estradas de terra.
Por “sorte”, o pneu traseiro esquerdo da nova Strada furou durante nossa avaliação. Assim, pudemos experimentar o complexo sistema para troca do pneu furado pelo estepe. As ferramentas ficam atrás do banco do passageiro, num local de difícil acesso, e é preciso desprender o kit com uma rosca (não é difícil, mas o acesso sim, bem como o do triângulo, embaixo do banco). Para baixar o estepe, é preciso abrir a caçamba, soltar um parafuso, destravar o sistema e usar duas ferramentas para que a roda sobressalente toque o chão. Ela fica presa por um cabo de aço, que precisa ser removido. O resto é o padrão. Fazer isso à noite não é nada fácil. Por isso, é recomendável um treino de troca de pneus antes de usar a picape. Como a utilização da caçamba é mais corriqueira do que uma troca de pneus, vale a pena o trabalhão para tirar o estepe. Recolocar é ainda mais complicado, porém isso pode ser feito numa parada no borracheiro (desde que a caçamba não esteja abarrotada de carga).
Maior, mais bonita, mais confortável e mais conectada, a nova picape Strada seguramente vai manter a Fiat na liderança do mercado de picapes pequenas no Brasil. É bem possível que sua vantagem até aumente, pois a nova Strada fica no meio termo entre as picapinhas tradicionais e a Toro. Um fato interessante é a oferta de versões. A Strada Freedom Cabine Plus, com seu motor 1.3, não pode ser comparada com a Freedom Cabine Dupla 1.3 e muito menos com a Strada Endurance Cabine Plus 1.4. Cada caso é um caso. Isso explica o porquê de a Fiat sempre andar na frente quando falamos em picapes pequenas ou compactas.
Equipamentos de série
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Capota marítima
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controle eletrônico de estabilidade
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- E-Locker / Controle de Tração Avançado (TC+)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis de neblina
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (assistente de partida em em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Predisposição para Rádio
- Retrovisores elétricos
- Revestimento do vão de carga
- Rodas em liga leve 15” + pneus 195/65 R15
- Rádio com entrada USB
- Sensor de pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
- Tampa da caçamba com nova tecnologia
- Terceira luz de freio
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Vidros elétricos dianteiros
- Visor de 3,5” TFT
- Volante com regulagem de altura
Os números
- Preço: R$ 69.490
- Motor: 1.3 aspirado flex
- Potência: 109 cv a 6.250 rpm (e)
- Torque: 139 Nm a 3.500 rpm
- Câmbio: 5 marchas MT
- Tração: 4x2
- Comprimento: 4,474 m
- Largura: 1,732 m
- Altura: 1,607m
- Entre-eixos: 2,737 m
- Vão livre: 207mm
- Peso: 1.092 kg
- Pneus: 155/65 R15
- Caçamba: 1.354 litros
- Carga útil: 720 kg
- Tanque: 55 litros
- Aceleração 0-100 km/h: 11s0
- Velocidade máxima: 168 km/h
- Consumo cidade: 12,8 km/l (g)
- Consumo estrada: 14,2 km/l (g)
- Emissão de CO2: n/d