Nova Fiat Toro Endurance: 1.8, 1.3 turbo ou 2.0 diesel?
Versão Endurance é a única da linha Fiat Toro 2022 com opções de motor 1.8, 1.3 turbo e 2.0 diesel. Qual é a melhor para você?
A Fiat Toro acaba de chegar à linha 2022 com várias novidades. Mas apesar do novo visual e da oferta de novos equipamentos, a principal mudança da nova Fiat Toro não fica à mostra. Trata-se do novo motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm de torque. A versão de entrada Endurance é a única de toda a linha da picape que oferece as três opções de motor disponíveis. Além do 1.8 aspirado, há também o novo 1.3 turbo e o 2.0 turbodiesel que equipa as versões topo de linha do modelo.
A opção de manter o motor 1.8 em linha na Fiat Toro se explica pelo menor custo de produção. Isso porque o novo 1.3 turbo conta com uma série de tecnologias que o tornam mais caro de produzir, o que se reflete no preço final do carro. A versão 1.8 ajuda a manter os preços iniciais da Fiat Toro mais baixos. Entretanto, a diferença para o consumidor é pequena: apenas R$ 5.000.
Abrindo a linha, a configuração Endurance equipada com o motor 1.8 de 139 cv e 189 Nm custa R$ 114.590. Dentre os itens de série da versão, estão o novo painel de instrumentos digital e central multimídia de 7’’, seis airbags, ar-condicionado, trio elétrico, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas e rodas de liga-leve aro 16’’. A versão conta com tração 4x2 (apenas dianteira), e oferece o sistema E-Locker, que transfere mais torque para a roda com maior aderência em situações off-road.
Logo acima, por R$ 119.590, há a versão Endurance equipada com o novo motor 1.3 turbo. Em relação aos equipamentos, nada muda. Ambas as versões são equipadas com o mesmo câmbio automático de 6 marchas. Fechando a linha Endurance, há também a opção com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 350 Nm de torque. Nesse caso, a picape também passa a contar com tração 4x4 -- com botão seletor e opção de reduzida -- câmbio automático de 9 marchas, protetor de cárter e controle de descida. Essa versão é vendida por R$ 152.990.
Dentre as três opções, a que oferece melhor custo-benefício é a Fiat Toro Endurance equipada com o motor 1.3 turbo. Por R$ 5.000 a mais, ela oferece muito mais potência e torque -- que se traduzem em um desempenho melhor -- do que a versão que traz o motor 1.8. Ela é ideal para quem vai utilizar a Fiat Toro no dia a dia e também em viagens. Além disso, a nova Toro 1.3 conta com capacidade de carga de 750 kg (100 kg a mais do que a versão 1.8).
As únicas vantagens da versão 1.8 são o preço menor e um consumo ligeiramente menor na estrada com gasolina, de acordo com dados divulgados pela Fiat. Em outros cenários, a versão equipada com o 1.3 turbo se sai melhor ou ao menos igual ao modelo mais em conta. Se a diferença de preço for um fator decisivo para a compra, a versão 1.8 pode valer a pena para quem utiliza a picape como ferramenta de trabalho e não precisa de tanto desempenho.
Por fim, a versão a diesel é indicada para quem realmente precisa levar mais carga -- suporta 1.000 kg -- e para quem encara trechos fora-de-estrada. Afinal, ela é a única que oferece tração 4x4. No entanto, é necessário levar em consideração a diferença de preço em relação às versões a gasolina.
Item | Endurance 1.8 aspirado | Endurance 1.3 TURBO | Endurance 2.0 DIESEL |
Potência | 139 cv | 185 cv | 170 cv |
Torque | 189 Nm | 270 Nm | 350 Nm |
Peso/potência | 11,8 kg/cv | 8,8 kg/cv | 10,7 kg/cv |
0 a 100 km/h | 12s9 | 10s6 | 11s6 |
Velocidade máxima | 179 km/h | 202 km/h | 195 km/h |
Consumo cidade | 9,0 km/l (g) 6,3 km/l (e) | 9,4 km/l (g) 6,5 km/l (e) | 10,4 km/l |
Consumo estrada | 11,1 km/l (g) 8,0 km/l (e) | 10,8 km/l (g) 8,0 km/l (e) | 13,3 km/l |
Capacidade de carga | 650 kg | 750 kg | 1.000 kg |
Tração | Dianteira | Dianteira | Integral |
Preço | R$ 114.590 | R$ 119.590 | R$ 152.990 |