Nova geração do Honda City chega em janeiro por R$ 108.300
Quinta geração do Honda City abre reservas para o sedã em novembro e para o City Hatchback em janeiro; veja versões e preços
A Honda apresentou nesta quinta-feira (18) a quinta geração do City, que começa a ser fabricada no Brasil nas carrocerias sedã e hatchback. O New City - nome adotado pela Honda para sua campanha de vendas - tem a carroceria totalmente nova e estreia também um novo motor 1.5 i-VTEC aspirado flex com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas no cabeçote.
A nova geração do Honda City tem dois propósitos. O New City sedã substituiu o modelo atual e se aproxima em tecnologia e espaço do atual Civic. Já o inédito City Hatchback aposenta o tradicional Honda Fit, mas traz soluções que fizeram sucesso no modelo que sai de linha, como o sistema Magic Seat, que oferece a maior versatilidade de rebatimento dos bancos do mercado.
O novo Honda City sedã será apresentado oficialmente ao público no dia 23 de novembro, quando abre para reservas. As vendas nas concessionárias começarão em janeiro. Já o City Hatchback abrirá as pré-vendas em janeiro e chegará ao mercado em março de 2022. O Honda City sedã já tem os preços das versões (veja a seguir).
New City EX - R$ 108.300
New City EXL - R$ 114.700
New City Touring - R$ 123.100
New City Hatchback EXL - não divulgado
New City Hatchback Touring - não divulgado
O motor é totalmente novo. Trata-se de um 4 cilindros todo de alumínio, 1,5 litro, aspirado flex com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas. Ele tem 126 cv de potência (6.200 rpm) com gasolina ou etanol. O torque é de 152 Nm com gasolina e 155 Nm com etanol, ambos a 4.600 rpm. O câmbio CVT de 7 marchas com shift paddle recebeu duas novas tecnologias para responder mais rápido nas acelerações (kick down) e conter a velocidade quando o motorista está numa descida pisando no freio.
O novo City sedã faz 13,1 km/l de gasolina na cidade e 15,2 km/l na estrada. Com etanol, a autonomia é de 9,2 km/l na cidade e 10,5 na estrada. Já o City Hatchback faz 10,5/14,8 km/l com gasolina (cidade/estrada) e 9,1/10,5 km/l com etanol (cidade/estrada).
A nova geração do City é o primeiro carro da Honda fabricado no Brasil a receber o sistema de segurança Honda Sensing. Todas as versões vêm com seis airbags de série. Os faróis e lanternas são full led na versão Touring (topo de linha) das duas categorias. As rodas são sempre de liga leve de 16” com acabamento preto ou diamantado. Os espelhos retrovisores, que antes ficavam na base da coluna A, foram recuados e agora estão nas portas. Segundo a Honda, isso melhorou a visibilidade em curvas e manobras.
Na comparação com o atual City, o New City sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido. Para valorizar ainda mais o conceito baixo e largo, ele tem altura total 8 mm menor. Com seus 4,549 m, o New City sedã é o maior do segmento em comprimento.O New City Hatchback apresenta a maior relação entre comprimento e largura dentre todos os hatchbacks compactos premium.
O novo Honda City sedã tem porta-malas de 519 litros. Já o City Hatchback tem apenas 268 litros de porta-malas, mas com o rebatimento dos bancos a capacidade de carga pode chegar a 1.168 litros, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição. Segundo a Honda, os clientes do Fit estarão bem servidos com o City Hatchback.
No New City sedã, todas as versões (EX, EXL e Touring) trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia tátil de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão. A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7” multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
No New City Hatchback, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7”. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.