Nova geração do Hyundai HB20 tem motor turbo de 120 cv
O aventureiro HB20X é o único equipado somente com o motor 1.6. Os novos HB20 e HB20S ganham um novo motor 1.0 turbo de três cilindros
A nova geração do Hyundai HB20 está disponível com três opções de motor e transmissão: 1.0 aspirado de 80 cv com câmbio manual de cinco marchas, 1.6 aspirado de 130 cv com câmbio manual ou automático de seis velocidades e 1.0 turbo de 120 cv com trasmissão automática de seis velocidades e aletas atrás do volante para trocas sequenciais.
As novidades mecânicas incluem adoção de direção elétrica para todas as versões (antes só estava disponível na aventureira HB20X) e nova opção de motor para as configurações hatch e sedã: o 1.0 TGDI turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver até 120 cv de potência e 172 Nm de torque.
O Hyundai HB20X é o único a vir equipado somente com a opção de motor 1.6, associado às transmissões manual ou automática de seis marchas. Assim, ele não terá aletas atrás do volante para trocas sequenciais (item exclusivo das versões turbo).
O visual é completamente novo, traz novos elementos de design e novas medidas no projeto da carroceria, de modo que cada uma das configurações têm características próprias de estilo. O projeto do interior também é totalmente novo, demarcado pela nova linguagem de design e pelo novo padrão de acabamento, que mescla diferentes texturas e utiliza novos apliques de revestimento.
A chave mantém o mesmo modelo, porém com acabamento mais refinado. Um dos principais destaques é a nova central multimídia, que agora tem tela de 8’’ e visual com aspecto flutuante. O display blueMedia está mais alinhado ao campo de visão do motorista e possui novo layout de distribuição das informações, que incluem conectividade Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré, que pode ser ligada com o veículo em movimento. Para melhorar a conectividade, estão disponíveis duas entradas USB, sendo uma delas para carregamento rápido de smartphones.
As versões de entrada do hatch são equipadas com rádio mais simples, o blueAudio, com funções básicas de streamening de áudio e conectividade Bluetooth. Nas versões mais caras, o painel de instrumentos é parcialmente digital com tela de iluminação monocromática à direita e conta-giros à esquerda. As versões de entrada têm painel de instrumntos mais simples (ponteiros analógicos). O volante ganhou visual de três raios e utiliza comandos similares ao do SUV Hyundai Creta.
A plataforma ainda é a mesma, porém passou por várias modificações para atender às novas exigências do mercado. Além de receber reforços estruturais na cabine, a nova geração do HB20 ganhou três centímetros na distância entre-eixos, que agora tem 2,53 metros (antes eram 2,50 metros). No geral, devido ao novo dimensionamento do interior da cabine, o espaço para as pernas no banco de trás cresceu 47 militímetros, enquanto que para cabeça aumentou 5 milímetros na frente e 12 milímetros atrás. Já para os ombros a medida ficou 10 milímetros mais larga. A capacidade do porta-malas aumentou de 450 para 475 litros na versão sedã (HB20S). Em contrapartida, no hatch (HB20) e no aventureiro (HB20X) o volume permanece em 300 litros.
A Hyundai ficou atenta a todos os detalhes da linha HB20 que mais recebiam críticas dos consumidores. Como prova disso, a ergonomia foi melhorada dentro da cabine. Agora, o ajuste de altura do banco do motorista, que antes era controlado por uma roldana pouco eficiente, passou a contar com a tradicional alavanca, que permite regulagens mais precisas do assento. Além disso, o novo padrão de acabamento dos bancos adotam abas laterais mais envolventes e revestimento mais sofisticado. Para deixar o visual mais limpo e moderno, os comandos dos vidros elétricos foram reposicionados e os antigos pinos de trava das portas foram eliminados. O espaço para porta-objetos continua bom na gama Hyundai HB20, que agora conta com novo console central, dotado de apoia-braço com acomodação para utensílios.
Para não ficar desatualizado em termos de segurança, ao HB20 ganhou reforço na estrutura da cabine e aprimorouos itens de tecnologia e segurança. Agora, a linha Hyundai HB20 possui quatro airbags, cinto de três pontos e apoio de cabeça no banco central traseiro, sistema de partida por botão com chave presencial, piloto automático com controles no volante, sistema start-stop, além de assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Entretanto, as principais novidades são os exclusivos assistente de colisão frontal com frenagem autônoma e sistema de alerta de mudança de faixa. A nova geração do Chevrolet Onix, lançada recentemente, é a principal concorrente e não oferece esses equipamentos. Em compensação, inclui itens como seis airbags (dois a mais que a linha HB20), carregamento de celular por indução, conexão Wi-Fi a bordo e Park Assist nas versões mais caras.
Hyundai HB20
O visual de todas as variantes da linha Hyundai HB20 2020 é bem próximo ao do conceito Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O projeto da dianteira adota a nova identidade visual da marca, denominada “Esportividade Sensual”, com vincos marcantes sob o capô, grade frontal com arestas pronunciadas e moldura dos faróis de neblina com visual triangular interligado à base do para-choque. Os faróis principais são grandes, com recortes que se conectam aos novos vincos laterais, que agora são mais robustos e salientes. Nas versões topo de linha, o conjunto óptico dianteiro conta com projetores e assinatura luminosa de LED.
Na lateral, além das linhas ousadas, o a versão hatch do novo Hyundai HB20 chama a atenção pelo aplique preto que conecta a coluna C ao vidro traseiro. O elemento de estilo remete à ideia de teto flutuante, que é descontinuada pela ausência de revestimento escurecido na coluna A. A traseira do novo Hyundai HB20 adota para-choque remodelado, com visual mais robusto e linhas bem marcantes na moldura dos refletores. Os vincos da tampa do porta-malas acompanham as linhas salientes da lateral e o recorte do desenho das novas lanternas que agora têm forma de bumerangue e nova disposição interna de luzes. A luz de ré, por sua vez, passou a ser posicionada no para-choque, em conjunto com refletor do lado esquerdo.
Por dentro, a versão hatch se caracteriza pelo acabamento predominante na cor marrom, com detalhes azuis no contorno de alguns elementos da faixa central do painel e na costura do volante, dos bancos, da capa do câmbio e do apoia-braço das portas. O cuidado no projeto do interior também é demarcado por apliques cromados e em Black Piano, utilizado em componentes como maçanetas internas, molduras das saídas de ar e acabamento do volante. Confira os preços e as versões da versão hatch:
1.0 Sense MT5 – R$ 46.490
1.0 Vision MT5 – R$ 48.990 (blueAudio)
1.0 Vision MT5 – R$ 50.490 (blueMedia)
1.0 Evolution MT5 – R$ 53.790
1.6 Vision MT6 – R$ 57.990
1.6 Vision AT6 – R$ 62.790
1.6 Launch Edition AT6 – R$ 69.990
1.0 Turbo Evolution AT6 – R$ 67.190
1.0 Turbo Diamond AT6 – R$ 73.590
1.0 Turbo Diamond Plus AT6 – R$ 77.990
Hyundai HB20X
Com apelo aventureiro, o Hyundai HB20X é o que mais se aproxima do conceito Saga EV. Além da maior altura em relação ao solo, os principais diferenciais em relação à versão hatch são os para-choques exclusivos, as barras de teto e os apliques de plástico no contorno da cabine, que têm recortes bem acentuados e diferentes do tradicional Para demarcar a identidade aventureira, as rodas aro 16 são exclusivas e o interior utiliza apliques em vermelho, nas saídas de ar laterais e no contorno do botão de partida do motor. As maçanetas internas são escurecidas (Black Piano) e o painel tem acabamento predominante na cor preta e não marrom como no hatch. Confira os preços e as versões do HB20X:
1.6 Vision MT6 – R$ 62.990
1.6 Vision AT6 – R$ 67.890
1.6 Evolution AT6 – R$ 69.890
1.6 Diamond AT6 – R$ 75.190
1.6 Diamond Plus AT6 – R$ 79.590
Hyundai HB20S
O novo Hyundai HB20S também tem elementos próprios no visual, apesar de a dianteira ser praticamente a mesma do hatch. O caimento de teto é bem acentuado, com estilo fastback e linha de cintura alta, demarcada pelos vincos laterais pronunciados e pelo novo desenho da tampa do porta-malas, que ficou mais curta e deixou de abrigar a placa (agora fica no para-choque). Ao contrário das versões hatch e aventureira, o novo Hyundai HB20S não terá revestimento preto fosco interligando o vidro traseiro à área envidraçada lateral. Como solução de estilo, a coluna C possui um aplique preto de plástico para simular uma terceira janela e contribuir para as linhas elevadas do design lateral. Nas versões mais caras, as maçanetas e o contorno inferior dos vidros das portas têm apliques cromados para elevar a sensação de requinte do sedã.
As lanternas são bem grandes, com visual dividido pelo recorte da tampa do porta-malas. A disposição interna é moderna, com assinatura luminosa em três divisões. Agora, a luz de assistência para marcha ré deixou de ser acoplada às lanternas e passou a ser posicionada no para-choque, apenas do lado esquerdo. O interior se diferencia pelo acabamento mais claro em toda a estrutura do painel e lateral de portas e também no revestimento dos bancos. As maçanetas internas do sedã são cromadas e não em black piano como no hatch e no aventureiro.
Confira os preços e as versões do HB20S:
1.0 Vision MT5 – R$ 55.390
1.0 Evolution MT5 – R$ 58.390
1.6 Vision MT6 – R$ 62.590
1.6 Vision AT6 – R$ 67.390
1.0 Turbo Evolution AT6 – R$ 71.790
1.0 Turbo Diamond AT6 – R$ 76.890
1.0 Turbo Diamond Plus AT6 – R$ 81.290