Nova geração do Sandero, Logan e Stepway muda radicalmente
Revelada na Europa, terceira geração da família Sandero, Logan e Stepway, que é fabricada pela Dacia, complica design da Renault do Brasil
Quando um carro muda na Europa, passa um tempinho e muda também no Brasil. Por isso, foi surpreendente a revelação feita nesta segunda-feira (7) pelo Grupo Renault, da terceira geração da família Sandero, Logan e Stepway. Os novos modelos serão apresentados oficialmente pela Dacia (marca romena que os fabrica) no dia 29 de setembro. O visual é completamente diferente, o que demonstra um reposicionamento de marca. Isso pode ser um problema para a Renault do Brasil.
Os modelos de terceira geração chegarão com designs completamente novos e reinventados. Segundo a Dacia, os três novos modelos oferecem maior estilo, equipamento e versatilidade, mantendo os fundamentos de simplicidade e confiabilidade. A família partiu de um único modelo a uma gama abrangente e diversificada com 6,5 milhões de clientes. A influência chegou ao Brasil, quando os carros da Dacia passaram a ser fabricados pela Renault com o logotipo da marca francesa.
O novo Sandero ganhou um design geral mais aerodinâmico, graças a um para-brisa mais inclinado, uma linha de teto mais baixa, uma linha de teto fluida e uma antena de rádio colocada na extremidade do teto. Apesar da distância ao solo inalterada, o novo Sandero parece mais baixo e mais assentado.
Com a sua altura do solo elevada, o novo Stepway é o crossover versátil da gama Dacia. Na Europa, ele continua usando o nome Sandero Stepway. O capô tem um design específico, com nervuras e mais proeminente. O logotipo cromado Stepway aparece na parte inferior da grade e os pára-lamas formam uma bifurcação que envolve acima os faróis auxiliares.
Completamente redesenhado, a silhueta do Logan é mais dinâmica e ligeiramente alongada. A linha fluida do teto, a antena de rádio colocada na extremidade e uma ligeira redução nas superfícies de vidro laterais ajudam a marcar a linha geral. A assinatura leve em forma de Y, as rodas niveladas e o design mais sofisticado de certos elementos, como as maçanetas das portas, são atributos idênticos aos do novo Sandero.
Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro inauguram a nova assinatura de luz em forma de Y da Dacia. Graças a esta iluminação, a terceira geração tem uma identidade forte. Uma linha horizontal une os dois faróis dianteiros e traseiros e se estende em suas respectivas linhas de iluminação, ajudando a ampliar visualmente os modelos. Resta saber agora se no Brasil a Renault vai seguir o novo visual dos carros da Dacia ou se fará malabarismo visual para mantê-los com a identidade da Renault.