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Nova Mitsubishi L200 vem aí; conheça a história da picape

Picape japonesa nasceu em 1978, tem 42 anos de estrada e é referência entre os modelos 4x4. Linha 2021 da L200 Triton Sport chega este ano

21 ago 2020 - 15h00
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Mitsubishi L200 original, da primeira geração, produzida a partir de 1978.
Mitsubishi L200 original, da primeira geração, produzida a partir de 1978.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Em 1978 a Mitsubishi Motors apresentou ao mundo sua picape com capacidade de carga de mais de uma tonelada. As primeiras unidades do modelo receberam o nome de Forte, apesar de alguns países já adotarem desde aquela época a sigla L200. Ela tinha opções de motores de 1,6 a 2,6 litros.

Cinco gerações e mais de quatro décadas depois, a picape L200 é o vendido Mitsubishi em todo o mundo, com 5 milhões de unidades comercializadas em 180 países. A capacidade de carregar mais de uma tonelada sempre esteve presente. As primeiras opções com tração 4x4 foram introduzidas em 1980 e se tornaram a base para os veículos 4WD até hoje. Por essa mesma base surgiram as linhas Pajero, por exemplo.

Mesmo na primeira geração, picape tinha capacidade de uma tonelada.
Mesmo na primeira geração, picape tinha capacidade de uma tonelada.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Em março de 1986 a Mitsubishi Motors apresentava a segunda geração da L200, que trazia design renovado, três opções de cabines (simples, dupla e estendida) e novas opções de motores, incluindo o 2.5 Diesel. Ao longo da década o modelo, rebatizado de Triton em alguns mercados, foi se tornando fundamental para os negócios globais da Mitsubishi Motors.

L200 começa a crescer, em busca de mais espaço interno.
L200 começa a crescer, em busca de mais espaço interno.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Também batizada em alguns países de Strada, a picape tinha opções de tração traseira ou 4x4 e conquistou especialmente os mercados norte americano e australiano, onde eram vendidas com o nome de Mighty Max e Triton, respectivamente. Ao todo, cerca de 1,146 milhão de unidades da segunda geração da L200 saíram das linhas de montagem das fábricas de Ohe (Japão), Laem Chabang (Tailândia) e Catalão (Brasil).

Aqui ela já aparece na configuração de cabine dupla.
Aqui ela já aparece na configuração de cabine dupla.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A terceira geração chegava em novembro de 1995 com mudanças profundas no design. Nessa época, a ideia da Mitsubishi era produzir uma picape que unia o conforto e tecnologia de um veículo de passeio com a capacidade e robustez da linha L200. O motor passou a ser um 2.5 turbodiesel e para o sistema de tração foi adotado o Easy Select 4WD, que permitiu ao motorista escolher o modo de tração mais adequado para o piso, com o veículo em movimento. No Brasil, esta geração batizada de L200 Sport foi a primeira picape a diesel brasileira equipada com câmbio automático.

Ainda com as linhas quadradas e com grande altura do solo.
Ainda com as linhas quadradas e com grande altura do solo.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A quarta geração foi apresentada em agosto de 2005 e era produzida principalmente na fábrica da Tailândia, de onde os modelos eram exportados para mais de 150 países. Poucos meses depois, o modelo passaria a ser produzido no Brasil com o nome de L200 Triton. O veículo foi produzido sob o conceito de SUT (Sport Utility Truck), uma mistura de SUV com veículo de carga. Esta geração introduziu o conceito “J’line” na carroceria, que propiciou maior inclinação do encosto do banco traseiro, aumentando o conforto dos passageiros, sem prejudicar o tamanho da caçamba.

Picape L200 na configuração que começou a fazer sucesso no Brasil.
Picape L200 na configuração que começou a fazer sucesso no Brasil.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A picape trazia o maior espaço interno da categoria e um conjunto de suspensão totalmente novo, mais confortável. Um motor 3.2 a diesel desenvolvido com tecnologia de injeção direta common rail entregava alta potência enquanto alcançava baixo consumo de combustível além de baixos níveis de emissões, vibração e de ruído. A participação no Rali Dakar e em outras categorias do gênero comprovou a aptidão para qualquer tipo de terreno. Ao todo, mais de 1,43 milhão de unidades da quarta geração foram produzidas entre 2005 e 2017.

Aqui a geração que deu á Mitsubishi L200 seu status de picape com estilo de SUV.
Aqui a geração que deu á Mitsubishi L200 seu status de picape com estilo de SUV.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A quinta geração da linha L200 começou a ser produzida em 2014 e ampliou ainda mais o conceito de conseguir atender aos mais variados perfis de clientes. Usabilidade e durabilidade aprimoradas para uso comercial, uma sensação esportiva de que o modelo é fácil e divertido de dirigir, sua qualidade e conforto para todos os passageiros são características que foram bastante reforçadas.

O modelo ganhou o primeiro motor a diesel em alumínio para um veículo do segmento, além da tecnologia Mivec, o que diminuiu os níveis de emissões e ruídos e melhorou o consumo do motor 2.4 turbodiesel. Este motor introduziu o conceito de “downsizing” nas picapes a diesel. A transmissão manual de seis velocidades também era oferecida pela primeira vez, substituindo a anterior de cinco marchas. Na tração a picape ganhou o sistema Easy Select 4WD. Ele tem três posições (2H, 4H e 4L) para fornecer tração ideal para se adequar às condições da estrada. Algumas versões receberam o sistema Super Select 4WD-II, com um atuador eletrônico. O sistema é o mais completo da categoria, com quatro posições, incluindo opção para uso no asfalto seco.

L200 no Rali dos Sertões, a mais difícil prova off-road na América do Sul.
L200 no Rali dos Sertões, a mais difícil prova off-road na América do Sul.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

No Brasil, as primeiras unidades da L200 começaram a chegar ao longo de 1991, por meio de importações independentes e na sequência através da HPE. Algumas unidades chegaram a ser produzidas em Manaus (AM). A partir de 1998, a HPE Automotores inaugurou sua fábrica em Catalão (GO) para a produção da L200. A fábrica começou com 12.000 m² de área construída e hoje conta com quase 250.000 m², incluindo uma fábrica de motores que produz os motores a diesel de alumínio da L200 e uma instalação de pintura.

Aqui a L200 Triton Sport R, para quem busca alto desempenho no off-road.
Aqui a L200 Triton Sport R, para quem busca alto desempenho no off-road.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Nos 22 anos de história, mais de 300 mil unidades da picape L200 foram produzidas em Catalão. Desde segunda geração, que foi a primeira a ser produzida no Brasil, as picapes L200 brasileiras sempre se mantiveram atualizadas com os modelos produzidos na Tailândia. Ao longo dos anos, a Tailândia tornou-se centro mundial de desenvolvimento e produção de picapes de quase todas as marcas. As L200 produzidas no Brasil recebem modificações estéticas e mecânicas para melhor adaptação ao gosto dos brasileiros e às condições das estradas. Modelos exclusivos, como a L200 Savana, foram totalmente desenvolvidas localmente.

Os ralis e eventos promovidos pela Mitsubishi Motors no Brasil ajudaram a fazer da linha L200 muito mais do que uma picape de trabalho. O modelo passou a ser procurado praticantes de esportes, amantes de um estilo de vida ao ar livre, off-road e famílias. A linha L200 também é utilizada como veículo de apoio durante o Rali dos Sertões, a mais desafiadora competição fora de estrada da América Latina. O modelo se consolidou com o mais comercializado pela marca japonesa no país, com 40% das vendas.

L200 atual encara com facilidade terrenos difíceis sem prejudicar o conforto e a estabilidade.
L200 atual encara com facilidade terrenos difíceis sem prejudicar o conforto e a estabilidade.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Ainda este ano, a marca japonesa apresentará ao mercado brasileiro a linha L200 Triton Sport 2021, que chega com visual completamente renovado, mais tecnologia, novo sistema de transmissão e mais capacidade 4x4.

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