Nova picape da Toyota antecipa futura Hilux elétrica
Prevista para estrear em 2024, nova geração da picape Toyota Hilux pode ganhar inédita versão elétrica baseada no modelo Toyota Pickup EV
O segmento de picapes terá novidades importantes nos próximos anos. Pioneira na produção de carros híbridos-flex, a Toyota revelou nesta semana 15 novos carros conceito elétricos que antecipam o futuro da montadora japonesa e de sua divisão de luxo Lexus, que venderá apenas carros elétricos a partir de 2030. Dentre os veículos apresentados, o protótipo Toyota Pickup EV pode dar pistas de uma possível versão elétrica da picape Hilux.
Com carroceria de porte médio, o conceito Pickup EV é baseado na Toyota Tacoma, o que confirma os rumores de que a montadora japonesa estaria desenvolvendo uma versão elétrica para a picape média. Lançada em 1995, o modelo substituiu a Hilux no mercado norte-americano. A partir da segunda geração, a Tacoma cresceu em dimensões e se distanciou da Hilux, que também ganhou uma nova linhagem e se manteve como um produto global.
Prevista para estrear até 2024, a nova geração da Toyota Hilux vai utilizar a plataforma modular TNGA-F do novo Land Cruiser e da próxima geração da picape Tacoma. O mesmo acontecerá com a dupla de SUVs Toyota SW4 e 4Runner. De acordo com os rumores da imprensa americana, é esperado que os modelos compartilhem uma série de componentes mecânicos, como a suspensão, motores e opções de câmbio, além da própria plataforma, que é compatível com tecnologias de eletrificação.
Assim como a futura Tacoma, a nova geração da Toyota Hilux também contará com opções de motorização híbridas (plug-in ou não). Como a marca japonesa já confirmou que pretende oferecer apenas carros híbridos e elétricos no Brasil a partir de 2027, existe a possibilidade de que a picape produzida na Argentina também tenha ao menos uma versão elétrica, uma vez que a Toyota Tacoma terá essa opção nos EUA.
Por fora, o design da picape conceito da Toyota segue a identidade visual adotada pela nova geração da picape grande Tundra, que é vendida apenas na América do Norte. Na dianteira, o conceito traz faróis de led de formato irregular e uma grade dianteira de grandes dimensões com design fechado. Na lateral, a Toyota Pickup EV traz suspensão elevada e molduras em black piano nas caixas de roda. Na parte inferior das portas, um vinco marcante entrega o parentesco entre a picape elétrica e a atual geração da Tacoma.
Não foram divulgadas imagens oficiais da traseira e do interior do conceito, que deve antecipar o visual das futuras gerações de ambas as picapes. Com lançamento global previsto para 2023 ou 2024, a nova Hilux deve demorar um pouco mais para chegar ao Brasil. Lançada no fim de 2015 e reestilizada no fim do ano passado, a oitava geração é a atual líder do segmento de picapes médias-grandes. Em novembro, a Toyota Hilux registrou 4.103 emplacamentos, e já acumula 40.485 unidades vendidas em 2021.