Novo Aygo X coloca a Toyota no terreno do Renault Kwid
Mini SUV japonês Toyota Aygo X antecipa a visão da montadora japonesa para carros urbanos e vai na trilha do Renault Kwid
A Toyota não pretende abrir mão do segmento de carros urbanos. Por isso, apresentou um novo conceito, o Aygo X Prologue. Isso mostra que a Toyota vai na contramão da maioria das montadoras, que está abandonando o segmento, e segue na trilha do Renault Kwid. No mercado brasileiro, além do Kwid já tivemos o Fiat Mobi (versão Trekking).
O Aygo X mostra que a visão da Toyota para a próxima geração de carros urbanos é mais próxima do Renault Kwid (que tem atributos técnicos de SUV) e distante do Volkswagen Up (que não vingou no Brasil). Trata-se de um veículo convencional, movido a gasolina, para custar menos do que os elétricos pequenos (nesse caso, o Dacia Spring, que é o Kwid elétrico).
O Toyota Aygo X Prologue é um pouco mais longo e mais alto do que o Aygo atual, com 3,700 m e 1,500 m, respectivamente. A distância entre eixos também cresceu 9 cm e tem 2,340 m, o que deve proporcionar melhor espaço na cabine. O design do Aygo X também é marcante e contrasta bastante com o entediante visual do Up, por exemplo.
Nesse aspecto, ele se aproxima do Fiat Mobi Trekking, pois tem os arcos de rodas largas de 19”, bem maiores do que as do Aygo atual, de 15”. Claro que ainda se trata de um conceito. Normalmente, as versões de produção são mais comedidas no design. Entretanto, a Toyota acredita que os clientes dos carros urbanos estão querendo ir além da cidade, daí a aposta em um veículo maior e mais “aventureiro”.
Curiosamente, é um fenômeno que já existe no Brasil há anos, pois o carro urbano é utilizado também para viagens. Foi pensando nisso que a Volkswagen acreditou que o Up poderia ser um sucesso se tivesse um bom porta-malas (igual ao do Gol). O trabalho da Toyota no Aygo X Prologue começou há um ano e ele já nasceu com a ideia de ser um crossover, ou um mini SUV.
Segundo a Toyota, muitas marcas tentam transformar carros do segmento A em all-road, mas dificilmente vão além dos revestimentos de plástico nos para-choques e nas caixas de rodas. O fabricante japonês preferiu imaginar o carro com este conceito desde o início. Outra diferença que marca o Aygo X como um mini SUV é o ponto H elevado, ou seja, a altura dos quadris dos passageiros nos bancos. A Toyota não disse quando pretende lançar o Aygo X.