Novo BMW Série 3 elétrico aparece em fotos vazadas na China
Fotos de homologação vazadas na China adiantam visual do novo BMW i3, que será revelado oficialmente em 2022 e pode ser produzido no Brasil
Este é o novo BMW i3. O sedã elétrico teve as primeiras fotos vazadas pelo Ministério da Indústria e Informação Tecnológica (MIIT) da China. Vale lembrar que, no país oriental, todo carro novo precisa ser homologado no MIIT, que tem acesso público. Com isso, assim como aconteceu com as reestilizações dos SUVs BMW X3 e iX3, o público pôde finalmente conhecer as primeiras fotos da versão 100% elétrica do Série 3, que foram divulgadas pelo site chinês AutoHome.
Curiosamente, o novo Série 3 elétrico aparece nos registros chineses com o nome de BMW i3. Apesar do nome em comum, o novo sedã não tem relação com o hatch elétrico i3, e segue a nomenclatura utilizada pela montadora alemã no cupê BMW i4, que é a versão elétrica do Série 4. No entanto, o lançamento do novo Série 3 elétrico pode indicar o fim da linha para o antigo i3, que não recebeu grandes modificações em oito anos de mercado.
Na dianteira, o visual do novo BMW i3 traz muito em comum com o sedã Série 3 convencional. Dentre as mudanças, os faróis de led ganharam contornos mais suaves na base, enquanto a grade duplo-rim manteve o formato tradicional, mas ganhou contornos de linhas retas e design fechado. Outra novidade é o novo para-choque frontal, que terá apliques em black piano e entradas de ar laterais na vertical.
Grande parte dessas mudanças também pode estar na reestilização do BMW Série 3, que deve ser lançada em 2022. Na lateral, a unidade homologada conta com entre-eixos alongado, opção que é oferecida apenas no mercado chinês. Como o novo BMW i3 será um veículo global, é bem provável que também haja uma versão com entre-eixos original de 2,85 m. Além disso, a única novidade são as novas rodas de liga-leve com design fechado e acabamento diamantado.
Na parte de trás, as lanternas de LED parecem ser as mesmas do atual Série 3. A única novidade visível é o novo para-choque traseiro, que traz um aplique esportivo em black piano na parte inferior, que simula um extrator de ar. Dependendo da versão, a peça também traz detalhes em azul, como é característico nos carros da linha BMW i. Por se tratar de um veículo elétrico, não há saídas de escapamento.
Não foram divulgadas fotos do interior do novo BMW i3. No entanto, é provável que o novo sedã traga o mesmo interior do cupê i4. Com isso, o novo sedã elétrico terá como destaque o novo sistema inteligente iDrive 8, que é formado por um grande display retangular que une o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e a central multimídia de 14,9’’ na mesma moldura. A nova geração do sistema iDrive conta com funções de assistente inteligente de voz e pode ser atualizado de forma remota.
Sob o capô, os vazamentos indicam que a unidade homologada teria o mesmo conjunto que equipa o BMW i4 de entrada, que traz um motor elétrico de 340 cv e 430 Nm de torque, sempre com tração traseira. Os números de desempenho devem ser semelhantes, com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 6 segundos e velocidade máxima de 190 km/h limitados eletronicamente. O alcance elétrico deve ficar na casa de 590 km. A BMW, no entanto, ainda não revelou detalhes sobre a motorização do novo i3.
As imagens de homologação adiantam que o lançamento do modelo está próximo. Segundo os rumores, o novo BMW i3 deve ser apresentado na Europa junto com a reestilização do Série 3, em meados do ano que vem. Assim como os demais modelos elétricos da montadora alemã, o novo BMW i3 também deve chegar ao Brasil. E como o Série 3 já é produzido em Araquari (SC), a versão elétrica do sedã pode ser o tal modelo inédito prometido pela BMW para ser produzido localmente.