Novo Creta estreia em 4 versões a partir de R$ 107.490
Nova geração do Hyundai Creta aposta em design ousado com versões 1.0 turbo de 120 cv e 2.0 aspirado de 167 cv. Veja os preços
O novo Creta finalmente foi lançado no Brasil. A Hyundai revelou na manhã desta quarta-feira (25) as versões e os preços da nova geração de seu SUV compacto. O novo Hyundai Creta estreia em quatro versões com dois motores: 1.0 turbo flex de 120 cv e 2.0 aspirado flex de 167 cv. O câmbio é sempre automático de 6 marchas.
O carro mudou completamente. O design é extremamente ousado, com linhas incomuns. O objetivo da Hyundai é ter um carro completamente distinto da concorrência no segmento B-SUV (compacto). Conseguiu. A enorme grade frontal lembra muito a dos novos Lexus, mas de cabeça para baixo e sem a parte de cima, que diferencia os modelos da marca japonesa. O que torna o novo Creta incomum, entretanto, são os faróis e as lanternas traseiras.
O novo Creta tem três versões com o motor 1.0 TGDI que equipa o hatch HB20: Comfort, Limited e Platinum. A potência máxima de 120 cv é atingida a 6.000 rpm. O torque máximo de 172 Nm é entregue a partir de 1.500 rpm. A potência e o torque são os mesmos com etanol e com gasolina. Nesta motorização, o novo Hyundai Creta tem rodas de 16” e de 17”.
A versão topo de linha é a Ultimate. É a única equipada com o motor 2.0 aspirado 16V. Trata-se do mesmo motor que já equipava o Creta, mas que foi retrabalhado e rebatizado de Smartstream. O motor ganhou 8% de eficiência. Ele também ganhou 1 cavalo na potência máxima, que agora é de 167 cv com etanol e 157 cv com gasolina (ambos a 6.200 rpm). O torque é de 202 Nm com etanol e de 188 Nm com gasolina (ambos a 4.700 rpm).
O design tem o capô alongado e as caixas de rodas bem marcadas com numa proteção de plástico. O novo Creta é maior em comprimento, largura e entre-eixos. Tivemos nossa primeira experiência com o novo Hyundai Creta na pista de testes do Haras Tuiuti (SP) e comprovamos que o espaço interno ficou mais generoso. O porta-malas, entretanto, perdeu 9 litros na capacidade total (agora é de 422 litros).
O nível de conforto do Hyundai Creta aumentou bastante. O volante de direção é completamente novo, com um design esportivo e ótima pegada. Ele tem a base achatada. O console central foi elevado e traz freio de mão eletrônico, melhorando o espaço interno. No console fica o comando giratório dos modos de condução: Eco, Normal e Sport (versões 1.0). A versão 2.0 tem também o modo de condução Smart.
O painel de instrumentos digital tem 7”. A multimídia tem a tela tátil embutida no painel. O display central é ligeiramente voltado para o motorista, para dar uma “sensação de cockpit”. O resultado foi bom. As versões Comfort e Limited tem multimídia de 8”; nas duas topo de linha o display é de 10,25”.
O carro está muito bem equipado com sistemas de segurança e conveniência. O novo Creta também estreia com o conceito de carro inteligente por meio do sistema Blue Link da Hyundai. Todas as versões vêm equipadas com seis airbag, freios a disco nas quatro rodas, luzes diurnas de led, controle de estabilidade e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
O carro já está disponível para reserva no site da Hyundai. Os preços da nova geração do Hyundai Creta são os seguintes:
Creta Comfort 1.0 TGDI - R$ 107.490;
Creta Limited 1.0 TGDI - R$ 120.490;
Creta Platinum 1.0 TGDI - R$ 135.490;
Creta Ultimate 2.0 - R$ 146.490.
O antigo Creta, com seu visual mais comportado, com linhas, continuará sendo vendido no Brasil, exclusivamente com motor 1.6 aspirado flex. Segundo a Hyundai, o SUV está no seu melhor momento de vendas na história e serve como entrada para o segmento. Foi também uma forma de a marca coreana poder cobrar mais pelo Creta de nova geração.
Conteúdo do novo Hyundai Creta
O pacote de segurança Hyundai SmartSense chega ao Brasil com o Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, a Nova Geração sai de fábrica com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.
A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo, que age em situações quando há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.
Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. A tecnologia fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo.
Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)