Novo Ferrari 296 GTB estreia com motor V6 híbrido de 830 cv
Ferrari 296 GTB pode rodar até 25 km no modo elétrico e é o primeiro carro de rua da marca equipado com um motor V6 desde o Ferrari Dino
A Ferrari apresentou nesta quinta (24), o novo modelo 296 GTB. O novo superesportivo híbrido plug-in de 830 cv é o primeiro modelo da marca italiana a trazer motor V6 desde o antigo Ferrari Dino. Com linhas inspiradas no histórico modelo 250 LM de 1963, o novo Ferrari 296 GTB será concorrente do também híbrido McLaren Artura, e deve chegar ao mercado europeu ainda este ano.
O grande destaque do novo Ferrari 296 GTB é o inédito motor V6 2.9 biturbo de 663 cv, que associado a um motor elétrico de 167 cv, oferece uma potência combinada de 830 cv e 740 Nm de torque. Sempre com um câmbio automatizado de oito marchas, o Ferrari 296 GTB acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos (7,3 segundos para os 200 km/h), e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h. O próprio nome do novo 296 GTB faz alusão ao motor, sendo o 29 referente à cilindrada (2,9 litros) e 6 o número de cilindros, enquanto GTB significa Gran Turismo Berlinetta.
O novo Ferrari 296 GTB também estabeleceu um novo recorde de potência específica para carros de rua produzidos em série, com 221 cv/l. De acordo com a Ferrari, o novo motor conta com seis cilindros em V dispostos em 120º, o que contribuiu para a redução do centro de gravidade do 296 GTB e do peso do motor, que é cerca de 30 kg mais leve do que o motor V8 utilizado em outros modelos da montadora. Com isso, mesmo com o peso extra do conjunto híbrido, o Ferrari 296 GTB pesa 1.470 kg -- com o pacote opcional Assetto Fiorano -- com uma excelente relação peso-potência de apenas 1,7 kg/cv.
Equipado com uma bateria de 7,45 KWh instalada sob o assoalho, o novo Ferrari 296 GTB oferece quatro modos de condução -- eDrive, Hybrid, Performance e Qualify -- cada um deles com um modo de funcionamento diferente. O primeiro utiliza apenas o motor elétrico para movimentar o carro, com uma autonomia de 25 km. Já o segundo utiliza os dois motores ao mesmo tempo, entregando potência de acordo com a necessidade do condutor no momento. Por fim, os dois últimos exploram ao máximo o conjunto para oferecer o melhor desempenho possível para o 296 GTB.
Segundo a Ferrari, o inédito motor V6 traz uma série de novidades. Dentre elas, estão a nova câmara de combustão, que veio do modelo SF90 Stradale, novos sistema de escape, virabrequim, duto de admissão e bomba de óleo. Além disso, o novo motor também conta com novas turbinas redesenhadas, que utilizam ligas de alto desempenho e são 24% mais eficientes do que as utilizadas anteriormente nos motores V8 da marca italiana, com rotações de até 180.000 rpm.
Por fora, o novo Ferrari 296 GTB traz linhas inspiradas no modelo 250 LM, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1963. Há também elementos parecidos com o superesportivo híbrido SF90 Stradale, como o formato das lanternas traseiras e o formato dos vidros. O 296 GTB aposta em linhas sóbrias e visual musculoso. Na dianteira, os faróis de formato angular são de led e contam com um prolongamento em duas entradas de ar no capô.
Na lateral, há um vinco marcante que surge na altura dos retrovisores e segue até a entrada de ar logo após as portas. As rodas são de 20’’, e podem ser de fibra de carbono, 8 kg mais leves do que as convencionais de liga-leve. Na traseira, o novo Ferrari 296 GTB conta com lanternas de led e um spoiler integrado ativo inspirado no modelo LaFerrari, e extratores de ar na parte inferior do para-choque. O modelo conta com saídas duplas de escapamento em posição central.
Por dentro, o novo Ferrari 296 GTB novamente conta com inspiração no irmão maior SF90 Stradale. O interior conta com visual minimalista e traz painel de instrumentos digital, além de comandos sensíveis ao toque voltados para o motorista. Há ainda uma pequena tela que exibe informações no lado do passageiro. O modelo conta com capacidade para dois ocupantes. Há ainda como opcional o pacote Assetto Fiorano, que traz equipamentos para reduzir o peso e pintura especial inspirada no modelo 250 LM.
A Ferrari ainda não divulgou os preços do novo 296 GTB, nem quando o modelo chegará ao mercado. No entanto, é provável que o Ferrari 296 GTB tenha preços próximos do seu principal concorrente, o também híbrido McLaren Artura, que custa a partir de US$ 225 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) nos EUA. Assim como o concorrente britânico, o novo Ferrari 296 GTB deve chegar ao Brasil um pouco depois do lançamento na Europa.