Novo Honda HR-V é registrado e vai brigar com Corolla Cross
Nova geração do Honda HR-V será produzido em Itirapina (SP) em 2022 e deve contar com versão híbrida para desafiar com o SUV da Toyota
O novo Honda HR-V pode estar de malas prontas para o Brasil. Apresentada mundialmente em fevereiro, a nova geração do SUV teve as primeiras imagens registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com o mesmo visual da versão asiática, o novo Honda HR-V deve chegar ao Brasil em 2022 com direito a uma versão híbrida para bater de frente com o Toyota Corolla Cross.
Por fora, o novo Honda HR-V traz um design que aposta em linhas retas. Na dianteira, os faróis são bem largos e finos, com uma barra de LED conectada à parte superior da grade, que traz formato hexagonal. Nas fotos vazadas, é possível ver que a Honda registrou duas versões diferentes da grade dianteira, uma delas em com filetes horizontais e a outra com acabamento do tipo colmeia. Em ambas, o logotipo Honda aparece no meio. Na parte inferior, há uma grade horizontal que une as duas luzes diurnas de led.
Na lateral, o teto adota um caimento acentuado pouco antes da coluna C. Há também um vinco reto, que surge nos faróis dianteiros e segue até as lanternas traseiras. Assim como no modelo atual, as maçanetas traseiras são embutidas nas colunas, e a linha de cintura é mais reta. Na parte de trás, as lanternas de aspecto horizontal invadem a tampa do porta-malas e são unidas por uma barra de led. A placa fica na tampa do porta-malas, e na parte inferior do para-choque há um acabamento prateado que simula um extrator.
Por dentro, a imagem de homologação do painel adianta que o novo HR-V também terá o mesmo visual do modelo vendido na Ásia. O interior adota linhas horizontais, e a central multimídia traz tela com aspecto flutuante e se localiza um pouco acima do nível do painel de instrumentos, que será digital. Logo abaixo da central, há os comandos do ar-condicionado, que também são novos. Por fim, as saídas de ar também trazem formato horizontal e atravessam quase todo o console.
É provável que a Honda também equipe o novo HR-V com o pacote Honda Sensing de assistências ao condutor e segurança. Dentre as tecnologias que integram o pacote, estão o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade (ACC), sistemas de frenagem automática de emergência e pós-colisão, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e sensor de ponto cego. Além disso, o modelo também deve manter os seis airbags, freios ABS e controles de estabilidade e tração já oferecidos no HR-V atual.
Quanto à motorização, o novo Honda HR-V deve manter o atual 1.5 turbo de 173 cv e 218 Nm de torque que já equipa a versão topo de linha Touring. Além dele, é provável que o novo HR-V também ganhe uma nova versão híbrida. Chamada de e:HEV, ela deve contar com o motor 1.5 em versão aspirada em conjunto com dois motores elétricos, assim como o modelo vendido na Europa e Ásia. O câmbio automático do tipo CVT que equipa o HR-V atual deve ser mantido.
Maior do que o modelo atual, o novo Honda HR-V deve chegar ao mercado somente no segundo semestre do ano que vem. Ele será produzido em Itirapina (SP), e terá o conterrâneo Toyota Corolla Cross como principal concorrente, deixando o segmento de SUVs compactos livre para o futuro sucessor do WR-V, que ainda não tem previsão de chegada ao país, conforme adiantado em maio pelo Guia do Carro.