Novo Hyundai Creta 2022 é flagrado sem disfarces em SP
Com lançamento previsto para agosto, novo Hyundai Creta nacional terá grade com design exclusivo e opção de motor 1.0 turbo de 120 cv
Falta pouco para o lançamento do novo Hyundai Creta no Brasil. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, a segunda geração do SUV compacto foi flagrada sem disfarces durante as gravações das peças publicitárias em São Paulo. As fotos foram divulgadas por Stefano Saraceni, dos perfis @carsbysfs e @exoticsdiplomatics no Instagram, e revelam que o novo Hyundai Creta nacional terá quase o mesmo visual da versão russa.
Na dianteira, o SUV traz os ousados faróis bipartidos com assinatura visual de led. A grade frontal, no entanto, terá design exclusivo para o Brasil. O formato da peça é semelhante ao Creta russo, mas conta com acabamento prateado e três entradas de ar na parte inferior da grade. Diferente da versão chinesa do Creta, o modelo nacional terá o para-choque da versão russa, com entrada de ar maior e novos faróis de neblina.
Na lateral, a versão flagrada conta com rodas de liga-leve com acabamento diamantado e pintura em dois tons. Já na traseira, é possível ver que as lanternas são idênticas às utilizadas no Hyundai Creta russo. O nome do modelo é posicionado de forma centralizada, logo abaixo do logotipo da montadora sul-coreana. Na parte inferior, o para-choque traz um aplique que simula um extrator. As imagens não revelam como será o interior do Creta nacional, que também deve seguir o mesmo acabamento da versão russa.
Sob o capô, a principal novidade do Hyundai Creta deve ser a opção de motor 1.0 turbo TGDI que estreou na linha HB20 em 2019. Ele oferece 120 cv de potência e 172 Nm de torque, e deve ser utilizado nas versões de entrada do SUV compacto, sempre com um câmbio automático de seis marchas. Já as versões topo de linha do novo Creta devem ser equipadas com o atual motor 2.0 de 166 cv e 201 Nm, enquanto o motor 1.6 de 130 cv não deve ser oferecido na nova geração do modelo.
A nova geração do Creta será feita na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), e deve conviver com o modelo atual. De acordo com o site Mobiauto, o SUV deve ser mantido em produção apenas na versão de entrada Active, equipada juntamente com o motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas, e seria a única configuração do SUV com preço abaixo dos R$ 100 mil.
Ao mesmo tempo, a Hyundai prepara o lançamento do novo Creta já para o próximo mês. No entanto, a crise da falta de semicondutores pode adiar a chegada do modelo para setembro ou outubro, visto que a montadora sul-coreana suspendeu recentemente por alguns dias a produção na fábrica paulista por esse motivo.