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Novo P1800 Cyan, o Volvo mais bonito de todos os tempos

Descartando o novo paradigma do elétrico, Cyan Racing faz do Volvo P1800 um “restomod” de 419 cv com motor 2.0 aspirado de US$ 500 mil

7 set 2020 - 11h53
(atualizado às 12h25)
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Volvo P1800 Cyan: "restomod" fantástico de um clássico dos anos 60.
Volvo P1800 Cyan: "restomod" fantástico de um clássico dos anos 60.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

Um “restomod” é mais do que um carro restaurado ou transformado. Ele vai além e permite uma recriação do conceito. Foi o que fez a Cyan Racing, braço oficial de corrida da Volvo com o Volvo P1800 original. O carro entrará em produção limitada ainda este ano (deixa de ser uma obra única) e será vendido a partir de US$ 500 mil. O “novo” Volvo P1800 Cyan é uma interpretação moderna e de alto desempenho do clássico cupê sueco fabricado entre 1961 e 1973. Não há como negar: é o Volvo mais bonito de todos os tempos.

A Cyan Racing sabe o que está fazendo. Afinal de contas, foi responsável por três títulos da Volvo no Campeonato Mundial de Carros de Turismo. O resultado -- belíssimo -- é um P1800 de apenas 990 kg e com um motor 2.0 de quatro cilindros que desenvolve 419 cv de potência e 455 Nm de torque. O motor é naturalmente aspirado e está acoplado a uma caixa de câmbio manual de cinco marcas da Holinger. O motor foi herdado do Volvo S60 TC1 de competição. A curva de torque e potência foi modificada e a faixa vermelha surge a 7.700 rpm. O motor original do Volvo P1800 era 1.8 de apenas 101 cavalos. 

P1800 Cyan pesa apenas 900 kg para tirar tudo do motor de 419 cavalos.
P1800 Cyan pesa apenas 900 kg para tirar tudo do motor de 419 cavalos.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

O chefão da Cyan Racing, Christian Dahl, disse que poderia ter seguido o novo paradigma dos carros elétricos e construído um Volvo P1800 EV com toda a tecnologia, conforto e luxo dos tempos atuais, mas preferiu trilhar uma rota inversa. “Em meio a essa mudança de paradigma, decidimos desacelerar o tempo e congelar uma parte dele em nossa própria cápsula do tempo”, comentou Dahl. “Tirar o melhor dos dourados anos 60 e combiná-lo com as nossas capacidades de hoje, mantendo uma experiência de condução pura, mas refinada.”  

Volvo P1800 Cyan foi baseado no modelo cupê fabricado de 1961 a 1973.
Volvo P1800 Cyan foi baseado no modelo cupê fabricado de 1961 a 1973.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

A carroceria foi redesenhada para acomodar paralamas mais largos, rodas maiores e reposicionar alguma peças. Até fibra de carbono é usada. Também houve modificação no chassi, com maior utilização de aço de alta resistência e fibra de carbono. Isso porque os carros de competição precisam de estrutura sólida. “Os carros dos anos 60 estão longe de ser ideais devido aos pontos fracos e à qualidade do aço, que permite a flexibilidade ”, disse Mattias Evensson, gerente de projeto e chefe de engenharia da Cyan Racing.

Capricho da Cyan Racing neste "restomod" seguirá com edição limitada por US$ 500 mil.
Capricho da Cyan Racing neste "restomod" seguirá com edição limitada por US$ 500 mil.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

Também houve modificação na suspensão, que passou a ser ajustável. O eixo traseiro original foi eliminado e tanto na frente quanto atrás o Volvo P1800 Cyan utiliza braços duplos. Os engenheiros acrescentam ainda um diferencial de deslizamento limitado de polarização de torque. 

Paralamas ficaram mais largos para abrigar as novas rodas e pneus de alta performance.
Paralamas ficaram mais largos para abrigar as novas rodas e pneus de alta performance.
Foto: Cyan Racing / Divulgação

A Cyan Racing  não revelou quantos carros serão produzidos, mas o preço será de US$ 500 mil devido à qualidade do projeto. No total, 47.492 unidades do Volvo P1800 foram produzidas, incluindo uma versão perua, em três fábricas da Inglaterra e da Suécia. O design original foi assinado por Pelle Peterson, que dedicou sua vida à navegação e ganhou medalhas olímpicas em 1964 e 1972.

Cyan Racing mexeu em todos os detalhes do carro, não poupando sequer o chassi.
Cyan Racing mexeu em todos os detalhes do carro, não poupando sequer o chassi.
Foto: Cyan Racing / Divulgação
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