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Novo Pajero Sport 2021 é SUV raiz com mais luxo e tecnologia

Mitsubishi apresenta facelift no carro familiar, que chega em duas versões 2.4 turbodiesel 4x4 a partir de R$ 291.990. Veja as modificações

16 jun 2020 - 17h03
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Pajero Sport 2021 chega com facelift da terceira geração.
Pajero Sport 2021 chega com facelift da terceira geração.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Esqueça o SUV raiz que faz você passar vergonha quando o assunto é luxo e conforto. A Mitsubishi apresentou nesta terça (16), em São Paulo, o novo Pajero Sport 2021. Trata-se de um profundo facelift na terceira geração do carro, que é produzido na Tailândia, na maior fábrica da Mitsubishi fora do Japão. O Pajero Sport ganhou uma nova versão (HPE S), que passa a ser o carro-chefe da marca no Brasil, em termos de equipamentos.

São duas versões a diesel. O motor tem 2,4 litros (2442 cm3) com 190 cv e 430 Nm. A potência máxima é entregue a 3.500 rpm; o torque máximo está disponível 2.500 rpm. Com 2.095 kg, sua relação peso/potência é de 11 kg/cv. A relação peso/torque é bem melhor: 4,9 kg/Nm. Pelas características do carro, o Pajero Sport entrega muito mais força e capacidade off-road do que velocidade. Ele acelera de 0-100 km/h em 12,3 segundos e chega a 180 km/h. O moderno motor MIVEC é feito em alumínio, tem turbocompressor e injeção direta. A transmissão automática de oito velocidades permite trocas manuais  pela borboleta do volante.

Visual da traseira privilegiou as lanternas na posição vertical.
Visual da traseira privilegiou as lanternas na posição vertical.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

O Mitsubishi Pajero Sport é um SUV raiz porque a consagrada configuração de carroceria sobre chassi. Para a maioria do público, esse tipo de construção é ultrapassado, pois a carroceria monobloco oferece dirigibilidade mais amigável. Para quem não abre mão de um SUV com as características originais, porém, o Pajero Sport é um dos últimos remanescentes do mercado. Os outros são o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer. O Mitsubishi Pajero Sport tem no currículo 12 vitórias no dificílimo Rali Dakar.

Visualmente, o carro melhorou bastante. A frente é toda nova. O capô foi elevado, o que mexeu nos para-lamas e deixou o carro mais imponente. O desenho dos faróis principais (bem afilados) fazendo prolongamento com a grade é extremamente feliz. As luzes são de LED. Os faróis auxiliares passaram para a parte de baixo, nas pontas do para-choque, formando um conjunto de três: luzes de neblina, luzes de condução diurna e luzes direcionais em curvas.

Painel de instrumentos 100% digital na versão HPE S, com uma série de configurações.
Painel de instrumentos 100% digital na versão HPE S, com uma série de configurações.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Na traseira, as lanternas também são novas, bem verticais -- uma solução que foi ao oposto do que buscou a Toyota com a última atualização do SW4. As luzes de neblina e as plaquetas catadióptricas (olhos de gato) passaram para parte inferior do para-choque, que ganhou uma nova peça protetora, escondendo melhor o estepe, que fica embaixo do assoalho. O porta-malas agora pode ser aberto pelo sistema hands free. O carro tem também um novo aerofólio traseiro e antena de teto tipo tubarão.

Na lateral, mas rodas são novas, de 18”, com seis furos, seis raios e acabamento diamantado. Os pneus têm medida 265/60. A capacidade off road do Pajero Sport 2021 é garantido por um eficiente sistema de tração 4x4 (com reduzida ou 4x2, com seletor giratório no console central), além de bons ângulos de entrada (30°), de inclinação lateral (45°) de transposição de rampa (23,1°). O ângulo de saída é de 24,2º e o vão livre do solo é de  236 mm. O Pajero Sport é capaz de passar por áreas alagadas de 700 mm de altura. O Pajero Sport 2021 conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa o SUV mais preparado para encarar diversos tipos de piso: gravel (cascalho), mud/snow (lama/neve), sand (areia) e rock (pedra).

Interior luxuoso e espaçoso, com incríveis 32 configurações.
Interior luxuoso e espaçoso, com incríveis 32 configurações.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A Mitsubishi não economizou nos equipamentos. Para deixar o Pajero Sport mais silencioso e mais estável, o fabricante japonês mexeu na geometria da suspensão. O carro ganhou barras estabilizadoras maiores e traz uma série de equipamentos que melhoram sua dirigibilidade, como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de descida. Por dentro, o Pajero Sport 2021 recebeu um  novo sistema de entretenimento com tela tátil de 8” com Android Auto e Apple CarPlay.

A versão HPE-S possui painel de instrumentos 100% digital, com uma série de opções de configurações e fácil acesso às informações do veículo por parte do motorista. O ar-condicionado é dual zone. Saídas de ar foram posicionadas também na segunda e terceira fileiras de bancos. Os bancos permitem incríveis 32 configurações. O porta-malas tem 502 litros com cinco lugares e 120 litros com sete lugares. 

Pajero Sport chega em duas versões de luxo sem perder características de SUV raiz.
Pajero Sport chega em duas versões de luxo sem perder características de SUV raiz.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

O banco do motorista tem ajuste elétrico. O volante pode ser regulado em altura e profundidade. Ele é multifuncional. O carro traz vários sistemas de conectividade (como entradas USB) e de segurança (como assistente de frenagem e estabilidade do trailer, além de sete airbags). O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as novas Branco Diamond e Cinza Graphite.

A versão HPE custa R$ 291.990 e oferece um pacote opcional de R$ 8.000, incluindo teto solar e piloto automático adaptativo. A versão topo de linha, HPE-S, é completíssima e sai por R$ 318.990. A Mitsubishi Motors oferece o exclusivo sistema Remote Control, que permite o cliente conectar o seu smartphone ao veículo e, remotamente, executar diversas funções à distância. Ele pode, por exemplo, acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou mesmo acender os faróis de LED. A tecnologia também permite o envio de avisos importantes ao cliente diretamente para o seu smartphone ou smartwatch.

Área frontal totalmente modificada e belo conjunto da grade com os faróis.
Área frontal totalmente modificada e belo conjunto da grade com os faróis.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

O Mitsubishi Pajero Sport foi produzido no Brasil de 2005 a 2010. Nesse período, a marca produziu 22.500 unidades. O melhor ano foi 2007, com 6.120 carros fabricados. Antes disso, o Pajero Sport era importado do Japão. A primeira geração surgiu em 1996 e o melhor ano da história desse SUV raiz foi 1999, com 95.914 carros produzidos. A produção na Tailândia começou em 2007; na Indonésia, em 2016. A previsão de vendas para o Brasil é de 250 a 300 carros por mês.

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