Novo Pajero Sport 2021 é SUV raiz com mais luxo e tecnologia
Mitsubishi apresenta facelift no carro familiar, que chega em duas versões 2.4 turbodiesel 4x4 a partir de R$ 291.990. Veja as modificações
Esqueça o SUV raiz que faz você passar vergonha quando o assunto é luxo e conforto. A Mitsubishi apresentou nesta terça (16), em São Paulo, o novo Pajero Sport 2021. Trata-se de um profundo facelift na terceira geração do carro, que é produzido na Tailândia, na maior fábrica da Mitsubishi fora do Japão. O Pajero Sport ganhou uma nova versão (HPE S), que passa a ser o carro-chefe da marca no Brasil, em termos de equipamentos.
São duas versões a diesel. O motor tem 2,4 litros (2442 cm3) com 190 cv e 430 Nm. A potência máxima é entregue a 3.500 rpm; o torque máximo está disponível 2.500 rpm. Com 2.095 kg, sua relação peso/potência é de 11 kg/cv. A relação peso/torque é bem melhor: 4,9 kg/Nm. Pelas características do carro, o Pajero Sport entrega muito mais força e capacidade off-road do que velocidade. Ele acelera de 0-100 km/h em 12,3 segundos e chega a 180 km/h. O moderno motor MIVEC é feito em alumínio, tem turbocompressor e injeção direta. A transmissão automática de oito velocidades permite trocas manuais pela borboleta do volante.
O Mitsubishi Pajero Sport é um SUV raiz porque a consagrada configuração de carroceria sobre chassi. Para a maioria do público, esse tipo de construção é ultrapassado, pois a carroceria monobloco oferece dirigibilidade mais amigável. Para quem não abre mão de um SUV com as características originais, porém, o Pajero Sport é um dos últimos remanescentes do mercado. Os outros são o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer. O Mitsubishi Pajero Sport tem no currículo 12 vitórias no dificílimo Rali Dakar.
Visualmente, o carro melhorou bastante. A frente é toda nova. O capô foi elevado, o que mexeu nos para-lamas e deixou o carro mais imponente. O desenho dos faróis principais (bem afilados) fazendo prolongamento com a grade é extremamente feliz. As luzes são de LED. Os faróis auxiliares passaram para a parte de baixo, nas pontas do para-choque, formando um conjunto de três: luzes de neblina, luzes de condução diurna e luzes direcionais em curvas.
Na traseira, as lanternas também são novas, bem verticais -- uma solução que foi ao oposto do que buscou a Toyota com a última atualização do SW4. As luzes de neblina e as plaquetas catadióptricas (olhos de gato) passaram para parte inferior do para-choque, que ganhou uma nova peça protetora, escondendo melhor o estepe, que fica embaixo do assoalho. O porta-malas agora pode ser aberto pelo sistema hands free. O carro tem também um novo aerofólio traseiro e antena de teto tipo tubarão.
Na lateral, mas rodas são novas, de 18”, com seis furos, seis raios e acabamento diamantado. Os pneus têm medida 265/60. A capacidade off road do Pajero Sport 2021 é garantido por um eficiente sistema de tração 4x4 (com reduzida ou 4x2, com seletor giratório no console central), além de bons ângulos de entrada (30°), de inclinação lateral (45°) de transposição de rampa (23,1°). O ângulo de saída é de 24,2º e o vão livre do solo é de 236 mm. O Pajero Sport é capaz de passar por áreas alagadas de 700 mm de altura. O Pajero Sport 2021 conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa o SUV mais preparado para encarar diversos tipos de piso: gravel (cascalho), mud/snow (lama/neve), sand (areia) e rock (pedra).
A Mitsubishi não economizou nos equipamentos. Para deixar o Pajero Sport mais silencioso e mais estável, o fabricante japonês mexeu na geometria da suspensão. O carro ganhou barras estabilizadoras maiores e traz uma série de equipamentos que melhoram sua dirigibilidade, como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de descida. Por dentro, o Pajero Sport 2021 recebeu um novo sistema de entretenimento com tela tátil de 8” com Android Auto e Apple CarPlay.
A versão HPE-S possui painel de instrumentos 100% digital, com uma série de opções de configurações e fácil acesso às informações do veículo por parte do motorista. O ar-condicionado é dual zone. Saídas de ar foram posicionadas também na segunda e terceira fileiras de bancos. Os bancos permitem incríveis 32 configurações. O porta-malas tem 502 litros com cinco lugares e 120 litros com sete lugares.
O banco do motorista tem ajuste elétrico. O volante pode ser regulado em altura e profundidade. Ele é multifuncional. O carro traz vários sistemas de conectividade (como entradas USB) e de segurança (como assistente de frenagem e estabilidade do trailer, além de sete airbags). O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as novas Branco Diamond e Cinza Graphite.
A versão HPE custa R$ 291.990 e oferece um pacote opcional de R$ 8.000, incluindo teto solar e piloto automático adaptativo. A versão topo de linha, HPE-S, é completíssima e sai por R$ 318.990. A Mitsubishi Motors oferece o exclusivo sistema Remote Control, que permite o cliente conectar o seu smartphone ao veículo e, remotamente, executar diversas funções à distância. Ele pode, por exemplo, acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou mesmo acender os faróis de LED. A tecnologia também permite o envio de avisos importantes ao cliente diretamente para o seu smartphone ou smartwatch.
O Mitsubishi Pajero Sport foi produzido no Brasil de 2005 a 2010. Nesse período, a marca produziu 22.500 unidades. O melhor ano foi 2007, com 6.120 carros fabricados. Antes disso, o Pajero Sport era importado do Japão. A primeira geração surgiu em 1996 e o melhor ano da história desse SUV raiz foi 1999, com 95.914 carros produzidos. A produção na Tailândia começou em 2007; na Indonésia, em 2016. A previsão de vendas para o Brasil é de 250 a 300 carros por mês.