Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Peugeot 3008 estreia com design mágico e mais segurança

Agora com tecnologias inteligentes, nova grade frontal e painel de instrumentos renovado, SUV parte de R$ 229.990e tem versão "esportivada"

21 jun 2021 - 12h38
Compartilhar
Exibir comentários
Peugeot 3008 GT Pack: estreia no Brasil por R$ 249.990.
Peugeot 3008 GT Pack: estreia no Brasil por R$ 249.990.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O novo Peugeot 3008 foi apresentado oficialmente no Brasil nesta segunda (21). Este foi o primeiro lançamento da Peugeot com participação ativa da Stellantis (fusão das antigas PSA e FCA). O carro disputa o segmento C-SUV (médio) e se posiciona num patamar acima do Jeep Compass, líder da categoria.

O novo Peugeot 3008 é uma reestilização da segunda geração do modelo, que é fabricado na França. O carro melhorou ainda mais seu design mágico com uma grade frontal bastante agressiva, que tem o conceito de “infinito”, junto a faróis redesenhados com “dentes de sabre”. Tivemos um rápido contato de oito horas com o Peugeot 3008 em sua nova versão GT Pack. O SUV é muito caprichado e a dirigibilidade agrada. Em breve, faremos uma avaliação completa.

Peugeot 3008 GT Pack: lanternas de led escurecidas e barra preta.
Peugeot 3008 GT Pack: lanternas de led escurecidas e barra preta.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O i-Cockpit 2.0 é novo. O painel de instrumentos de 12,3” ficou mais agressivo, com boas leituras. No modo Sport, ele ganha tons em vermelho. Ele também tem modo Eco. A posição de dirigir traz o diferencial da Peugeot, com o volante de direção quase retangular e os instrumentos vistos por cima do volante e não por dentro. Além do novo painel de instrumentos em alta definição, ele traz novo display tátil de 10” (também HD) na versão GT Pack (na versão Griffe é de 8”). A versão GT tem bancos em couro alcantara.

Novo Peugeot 3008 GT Pack 2022: cor azul é uma das exclusividades.
Novo Peugeot 3008 GT Pack 2022: cor azul é uma das exclusividades.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na traseira, as lanternas são full led e trazem uma barra escura. As lanternas também são escurecidas e o design lembra as garras de um leão (símbolo da Peugeot). Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis full led, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.

As principais novidades estão nos sistemas de segurança. São seis airbags de série. O Driver Assist Plus tem piloto automático adaptativo com Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Ele também tem correção e alerta de permanência em faixa, frenagem automática de emergência (de 5 a 140 km/h), detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão. Outra novidade é a leitura ampliada de placas de sinalização (velocidade, pare, contramão, ultrapassagem proibida etc.).

Peugeot 3008: novo quadro de instrumentos digital e multimídia de 10" na versão GT Pack.
Peugeot 3008: novo quadro de instrumentos digital e multimídia de 10" na versão GT Pack.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Há duas possibilidades de câmeras: traseira em 180° ou dianteira e traseira em 360°. O carro tem assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais. Há ainda assistência de farol alto e vigilância de ponto cego (com correção de trajetória), este disponível entre 12 e 140 km/h. A tampa do porta-malas tem abertura automática com as mãos livres.

Peugeot 3008: nova grade com visual "infinito" deixou o carro mais agressivo.
Peugeot 3008: nova grade com visual "infinito" deixou o carro mais agressivo.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Bonito por fora, o novo Peugeot 3008 é também agradável por dentro. O teto solar panorâmico e os bancos massageadores (GT Pack) são dois itens. O freio de estacionamento é elétrico. O console central traz carregamento de celular por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga. A multimídia tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Outro destaque é o sistema de som premium de 515 Watts da Focal.

Mecanicamente, o Peugeot 3008 manteve o pacote que o consagrou em termos de qualidade. O carro é equipado com o motor 1.6 THP a gasolina de 165 cv de potência (6.000 rpm) e 240 Nm de torque (a partir de 1.400 rpm). A transmissão é automática de 6 marchas. A tração é dianteira. O Peugeot 3008 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima. O consumo é bom, apesar da potência. Ele faz 9,8 km/l de gasolina na cidade e 12,1 km/l na estrada. 

O SUV francês é oferecido nas seguintes cores: Azul Vertigo e Vermelho Ultimate para a versão GT Pack e Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium e Preto Perla Nera nas  versões Griffe. Os preços do carro foram mantidos. A versão Griffe custa R$ 229.990. A GT Pack custa R$ 249.990 (preço de lançamento, segundo a Peugeot).

Peugeot 3008 GT Pack: SUV diusputa segmento C num nível mais elevado.
Peugeot 3008 GT Pack: SUV diusputa segmento C num nível mais elevado.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade