Novo Polo GTI antecipa modelo que vem para o Brasil
Volkswagen divulga teaser do Polo GTI reestilizado, que terá motor 2.0 turbo; modelo europeu antecipa visual do futuro Polo GTS brasileiro
O Volkswagen Polo GTI está prestes a ganhar um novo visual. A montadora alemã divulgou esta semana um teaser da versão esportiva do hatch, que será lançada oficialmente em junho deste ano. Vale lembrar que, quando a Volkswagen divulgou as primeiras imagens do Polo reestilizado, ela não mostrou a versão GTI. Vendido na Europa, o modelo inspirou o design da versão brasileira GTS, que conta com o mesmo visual do europeu, só que é equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv.
O teaser divulgado pela Volkswagen mostra apenas a dianteira do esportivo. Ele terá os mesmos faróis de led Polo convencional, só que com um friso vermelho que liga os faróis pela grade dianteira, que manteve a faixa iluminada de led. O para-choque também é novo, e contou com forte inspiração no Golf GTI. O Polo GTI terá duas luzes diurnas de led nas entradas de ar laterais do para-choque (o Golf tem cinco).
Por dentro, assim como as versões convencionais, o novo Polo GTI deve manter o design no interior, só que com detalhes de acabamento na cor vermelha. As únicas mudanças serão o novo volante da marca -- que deve ser o mesmo do Golf GTI -- uma nova central multimídia e a nova alavanca do câmbio automático, que é a mesma utilizada no T-Cross. Em relação aos equipamentos, o Polo GTI contará com todos os itens disponíveis na versão topo de linha do hatch.
A Volkswagen ainda não revelou informações a respeito do motor do novo Polo GTI. No entanto, o hatch deverá manter o 2.0 turbo que já equipa a versão. No entanto, ele deve receber algumas modificações para oferecer mais do que os atuais 207 cv e 320 Nm. O câmbio será o automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas. O Polo GTI atual acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge 237 km/h de velocidade máxima.
Assim como o modelo atual, o novo Volkswagen Polo GTI deve ser vendido apenas na Europa. No Brasil, a marca alemã oferece a versão GTS, que oferece visual semelhante, mas um desempenho inferior. Como o motor 2.0 turbo não é produzido no Brasil, ficaria muito caro de produzir uma versão GTI no país, e mais ainda de importar diretamente da Alemanha.
O Polo nacional deve ser reestilizado junto com o sedã Virtus somente no ano que vem, uma vez que a Volkswagen já apresentou a linha 2022 para ambos os modelos sem novidades estéticas. Uma boa notícia para os fãs da versão GTS é que o modelo esportivo deverá contar com o mesmo visual do GTI europeu.