Novo Renault Sandero tem peças reveladas em fotos vazadas
Nova geração do Renault Sandero pode chegar ao país em 2022, e com novo nome
Após anunciar um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, a Renault parece ter dado uma pista sobre qual será uma das sete novidades lançadas pela marca até o ano que vem. Trata-se da nova geração do Renault Sandero, que teve imagens de homologação de algumas peças no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vazadas. Apresentado em setembro do ano passado na Europa, a atual geração já é vendida na Europa.
Ainda que a vinda do novo Sandero para o Brasil não tenha sido oficialmente confirmada pela Renault, as imagens vazadas mostram que o modelo parece estar com o passaporte carimbado para vir ao país. Nelas, constam peças como o capô, para-choques dianteiro e traseiro, rodas, tampa do porta-malas, e portas traseiras. Além disso, também foi registrado o rack de teto do modelo Stepway, que é derivado do Sandero.
As peças são idênticas às do Dacia Sandero. No entanto, a versão brasileira deve ter algumas mudanças estéticas, concentradas na dianteira e traseira, adotando a identidade visual da Renault. Como referencial, é bem provável que tanto o Sandero quanto o Logan sigam o design adotado no recém-lançado Taliant, versão Renault do novo Dacia Logan.
Construído sobre a plataforma CMF-B -- versão simplificada da utilizada no Renault Clio -- as novas gerações do Sandero e do Logan cresceram em dimensões e ganharam até mesmo uma versão híbrida-leve. Além disso, os modelos ficaram mais refinados, a ponto da marca cogitar vender os dois com novos nomes no Brasil. Uma das possibilidades seria justamente Taliant para a versão sedã, enquanto há rumores que dizem que o hatch passaria a se chamar Clio.
No entanto, assim como a vinda dos novos Sandero e Logan para o Brasil, os nomes também não foram confirmados. Por outro lado, é certo afirmar que, se vierem, ambos terão quase todo o design dos modelos vendidos na Europa, mudando justamente alguns detalhes para serem vendidos como Renault. Outra novidade pode ser o reposicionamento da dupla para brigar diretamente com concorrentes mais caros, como o Chevrolet Onix, Peugeot 208 e Volkswagen Polo.
Se isso acontecer, pode-se esperar a oferta de novos equipamentos e um acabamento mais caprichado do que o da geração atual. Se nada mudar os planos da Renault, o novo Sandero pode chegar ao Brasil até 2022, uma vez que a data vai de encontro com a promessa da marca francesa de lançar cinco novidades e dois carros elétricos até o primeiro semestre do ano que vem.