Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Rolls-Royce de R$ 4 milhões tem teto com 850 estrelas

Segunda geração do Ghost, sedã de altíssimo luxo, é revelada na Inglaterra com teto de LED “estrelado”, portas automáticas e motor V12

1 set 2020 - 19h32
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Rolls-Royce Ghost: nova geração do sedã de altíssimo luxo custa R$ 4 milhões no Brasil.
Rolls-Royce Ghost: nova geração do sedã de altíssimo luxo custa R$ 4 milhões no Brasil.
Foto: Rolls-Royce / Divulgação

O luxo não tem limites quando se fala em Rolls-Royce. E hoje a marca inglesa -- que pertence à alemã BMW -- deu nova demonstração disso ao apresentar o novo Rolls-Royce Ghost. O sedã de altíssimo luxo estreia na segunda geração como o modelo mais bem sucedido de todos os tempos na história da famosa marca britânica. A empresa tem 116 anos. Nesta nova geração (que pode ser encomendada no Brasil), o preço deve ser de R$ 4 milhões. O Ghost da antiga geração custa R$ 3,2 milhões.

Apesar do enorme sucesso, somente nesta segunda geração ele passa a ser um autêntico Rolls-Royce. A primeira geração do Ghost usou a plataforma do BMW Série 7 porque a ideia era oferecer um modelo menor e menos ostensivo aos novos clientes da marca. Deu certo. Porém, uma vez conquistados esses clientes, a Rolls-Royce foi beber em sua própria fonte para criar o novo Ghost (Fantasma, em inglês).

Teto do novo Rolls-Royce: painel com 850 estrelas de LED e sensação de rodar ao ar livre.
Teto do novo Rolls-Royce: painel com 850 estrelas de LED e sensação de rodar ao ar livre.
Foto: Rolls-Royce / Divulgação

Totalmente remodelado e usando a nova arquitetura espacial de alumínio da Rolls-Royce, o novo Ghost usa a plataforma do sedã Phantom e do SUV Cullinan. Ou seja: o carro ficou enorme, como é próprio da marca. E ganhou 8,9 cm no comprimento e passou a medir 5,635 metros. A largura também aumentou (+3 cm) e agora é de 1,978 m. Mas o que realmente impressiona é o interior. O carro tem um painel de LED de 850 estrelas no teto, para dar aos ocupantes a sensação de que rodam ao ar livre em viagens noturnas. As estrelas aparecem também no painel de instrumentos.

Portas totalmente automáticas: elas agora abrem e fecham com um simples toque do passageiro.
Portas totalmente automáticas: elas agora abrem e fecham com um simples toque do passageiro.
Foto: Rolls-Royce / Divulgação

Mais avançado do que os outros carros da marca, o novo Rolls-Royce Ghost oferece portas totalmente automáticas. Elas abrem e fecham sem esforço humano -- na verdade, há um mínimo esforço: para abrir, basta puxar a maçaneta e segurar; para fechar, basta pressionar um botão dentro do carro. Segundo o fabricante inglês, mais de 100 kg de isolamento acústico foram adicionados às portas, teto, janelas de vidros duplos e até mesmo dentro dos pneus! Tudo para manter o silêncio com o carro em movimento. Outro detalhe impressionante: o ar-condicionado foi polido para reduzir o ruído que criava. Dá para imaginar como o chofer precisa ser discreto ao volante de um Rolls…

Pela primeira vez, as rodas traseiras também esterçam: mais mobilidade para seus 5,6 metros.
Pela primeira vez, as rodas traseiras também esterçam: mais mobilidade para seus 5,6 metros.
Foto: Rolls-Royce / Divulgação

Embora os proprietários não estejam interessados em dirigir o carro, mas sim em desfrutar do conforto no banco de trás, o motorista também tem suas regalias. O novo Ghost é equipado com um motor V12 biturbo 6.7 de 571 cv de potência e 850 Nm de torque. O motor fica posicionado logo depois do eixo dianteiro -- assim, os engenheiros conseguiram uma distribuição de peso perfeita de 50/50. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral. Apesar de pesar duas toneladas e meia (2.490 kg), o novo Rolls-Royce Ghost acelera de 0-100 km/h em ótimos 4,8 segundos. Segundo o fabricante, ele faz 7,9 km/l de gasolina.

Motorista também tem suas regalias: dirige um carro de 571 cv, tração integral e muito veloz.
Motorista também tem suas regalias: dirige um carro de 571 cv, tração integral e muito veloz.
Foto: Rolls-Royce / Divulgação

Outra novidade do Ghost é que as quatro rodas são direcionais. O objetivo é reduzir o diâmetro de giro -- afinal, estamos falando de um veículo de 5,6 m. Os engenheiros também mexeram no ajuste de suspensão, criando um sistema de amortecimento que fica localizado acima da suspensão dianteira. Essa suspensão é acionada por meio de câmeras localizadas no parabrisa, que fazem a leitura do piso para posterior ajuste da suspensão. Nos EUA, o carro custa US$ 332.500 (R$ 1,795 milhão, sem os impostos de importação). Na Inglaterra, o preço é de 371.790 libras (R$ 2,687 milhões, também sem os impostos). O Rolls-Royce Ghost é considerado numa limusine no mercado europeu, onde registrou 23 vendas no primeiro semestre de 2020, contra 52 vendas na primeira metade do ano passado.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade