Novo Suzuki S-Cross chega híbrido e com jeitão de SUV
Com novidades por dentro e por fora, novo Suzuki S-Cross deve chegar ao Brasil em 2022 com visual mais robusto e sistema híbrido-leve
Após surgir em fotos vazadas na internet, o novo Suzuki S-Cross finalmente apareceu de forma oficial. Com mudanças por dentro e por fora, a nova geração do crossover aposta em um design de linhas retas e com mais jeitão de SUV. Produzido na Hungria, o novo Suzuki S-Cross será vendido com motorização híbrida-leve em todas as versões e deve chegar ao Brasil em 2022.
Por fora, o visual de SUV é o grande destaque da nova geração do Suzuki S-Cross. Na dianteira, o modelo traz um capô mais alto, e conta com uma grade frontal maior do que na geração anterior. Com formato hexagonal, a peça traz um friso cromado na parte superior que liga o logotipo da Suzuki aos faróis dianteiros. Estes, por sua vez, possuem formato irregular e assinatura visual em led. O para-choque dianteiro também é novo, e traz entradas de ar maiores e um aplique prateado na parte inferior.
Nas laterais, os para-lamas apostam em linhas retas e trazem apliques plásticos na cor preta. As rodas de liga-leve de 17’’ podem ter acabamento diamantado ou na cor preta. Na parte de trás, o destaque fica para as lanternas traseiras em formato de “L” invertido. Com acabamento prateado, elas são interligadas por uma barra de cor preta. Logo abaixo, a tampa do porta-malas abriga a placa, enquanto o para-choque traz um aplique na cor prata.
Apesar das extensas mudanças no visual, o novo Suzuki S-Cross manteve a plataforma Global C da geração anterior. Com isso, as medidas são quase as mesmas do modelo atual: 4,30 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,60 m de entre-eixos. No entanto, a altura foi reduzida de 1,60 m para 1,58 m na nova geração.
Por dentro, as mudanças foram mais sutis do que no exterior. O maior destaque do novo Suzuki S-Cross é a nova central multimídia 9’’ de aspecto flutuante, que conta com suporte aos recursos Android Auto e Apple CarPlay. As saídas de ar centrais também são novas. De resto, elementos como o volante e os comandos de ventilação são iguais ao S-Cross atual.
Sob o capô, o novo Suzuki S-Cross vendido na Europa será equipado em todas as versões com um motor 1.4 turbo a gasolina de 129 cv e 235 Nm de torque. Ele é associado a um sistema híbrido-leve de 48V, que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Com opções de câmbio manual ou automático - ambos de 6 marchas - o novo S-Cross também terá versões com tração dianteira ou integral AllGrip.
De acordo com a Suzuki, o novo S-Cross acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (10,2s na versão AllGrip) e chega aos 189 km/h de velocidade máxima. Dentre os equipamentos de segurança, o novo S-Cross vendido na Europa oferece de série 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas, sensor de pontos cegos, aviso de saída de faixa e câmera 360º com alerta de tráfego cruzado na traseira.
Com vendas previstas para iniciar na Europa ainda este mês, o novo Suzuki S-Cross deve ter as primeiras unidades entregues já no início do ano que vem. No Brasil, o modelo ainda não tem data certa para chegar. O mais provável é que o novo Suzuki S-Cross seja lançado no país em meados de 2022, pouco depois que acabarem os estoques da geração atual, que é vendida na versão única 4Style-S por R$ 179.990.