O que deve mudar na reestilização do Volkswagen Virtus
Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022, Volkswagen Virtus reestilizado poderá ter design diferente do Polo
Lançado em 2018, o Volkswagen Virtus está prestes a ganhar um novo design. A marca alemã prepara a reestilização dos modelos Polo e Virtus para o primeiro semestre do ano que vem. No entanto, ambos terão visual distinto. Enquanto o hatch seguirá as linhas do Polo europeu apresentado em abril, o Virtus terá uma dianteira exclusiva.
Na dianteira, o Virtus terá um design bem diferente do atual. A principal mudança será a grade dianteira. A peça ganhará dimensões maiores, e linhas inspiradas no sedã médio Jetta. Outra diferença são os faróis, que serão os mesmos do crossover Nivus. As projeções são do Overboost BR. As informações foram publicadas pelo Mobiauto e pelo canal De Carona com Leandro, no YouTube.
Na versão topo de linha Highline, os faróis serão interligados por um filete de LED na grade dianteira, como no SUV Taos. As luzes de neblina também serão iguais às do Nivus. No entanto, o para-choque terá design inédito. Na traseira, as lanternas do Virtus reestilizado devem manter o mesmo formato das atuais, ganhando apenas novos elementos internos e luzes de LED. O para-choque traseiro também terá alguns detalhes novos na parte inferior.
Por dentro, o Virtus deve ganhar o novo volante da Volkswagen, que estreou no Brasil no modelo Nivus. O painel de instrumentos será digital em todas as versões do sedã. As de entrada devem trazer a tela de 8’’ que estreou no Polo europeu reestilizado. Já as versões topo de linha terão um display maior, de 10,25’’. A central multimídia será a VW Play, que estreou este ano nos modelos Polo e Virtus.
Sob o capô, o Virtus não deve manter o motor 1.6 MSI nas versões de entrada. Rumores indicam que as configurações mais em conta do sedã serão equipadas com o 1.0 TSI. No entanto, o motor teria a mesma calibração utilizada no Up, oferecendo 105 cv e 170 Nm. Por outro lado, as versões intermediárias do Virtus devem manter o atual 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm.
Segundo o Mobiauto, a mudança se deve às novas regras de emissão de poluentes. Por fim, a versão topo de linha deve manter o 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm. No entanto, não se sabe se o Volkswagen Virtus reestilizado terá uma versão GTS ou se esse motor será utilizado na configuração Highline. O sedã terá versões com câmbio manual e automático, com cinco e seis marchas, respectivamente.
Em relação aos equipamentos, tanto o Polo quanto o Virtus devem ganhar seis airbags, além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma emergencial, itens que já são oferecidos no Nivus, que utiliza a mesma plataforma dos modelos. A intenção da Volkswagen é que o Virtus ocupe o lugar das versões de entrada do Jetta. O sedã médio, por sua vez, é importado do México e é oferecido agora apenas na versão esportiva GTS.
Com previsão de chegada para o primeiro semestre do ano que vem, o novo Virtus terá os primeiros protótipos montados em setembro. Com isso, pode ser que o sedã chegue ao mercado antes do Polo reestilizado, que deve ser lançado um pouco depois. Vale lembrar que o foco atual da Volkswagen é o lançamento do SUV Taos, que acontecerá no dia 27 de maio.