Onix Plus dispara nas vendas; Chevrolet “desiste” do Cruze
Chevrolet Onix Plus tem versão de entrada R$ 5 mil mais barata do que o Volkswagen Virtus e vai bater seu recorde de vendas em novembro
O Chevrolet Onix Plus é o carro do momento na General Motors. Em apenas três meses ele aumentou sua participação na linha Onix de 36% para 46%. O Onix Plus parte de R$ 70.290 e é R$ 5 mil mais barato do que o Volkswagen Virtus, seu principal competidor. Em relação ao Chevrolet Cruze, o Onix Plus custa R$ 40 mil a menos. Não por outro motivo, o Onix Plus tornou-se estratégico para a Chevrolet e disparou nas vendas.
Aparentemente, a Chevrolet “desistiu” do Cruze. O sedã médio, que parte de R$ 110.690, vendeu apenas 260 unidades nas primeiras três semanas de novembro. No ranking anual dos sedãs, o Cruze é apenas o 13º colocado. Já o Onix Plus surfa na crista da onda. Com 8.369 vendas, ele vai superar fácil as vendas de outubro (8.619). Mais do que isso, o Onix Plus se aproximou até o Onix hatch, que vendeu 9.868 unidades em novembro.
É a primeira vez que o Onix Plus responde por 46% das vendas da família Chevrolet Onix. O sedã vem crescendo aos poucos. Em fevereiro, antes da pandemia de coronavírus, o Onix Plus tinha apenas 34% das vendas da família. Compare a evolução.
Mês |
FAMÍLIA ONIX |
ONIX PLUS |
PART. |
Fevereiro | 26.773 | 8.402 | 34% |
Agosto | 16.577 | 5.973 | 36% |
Setembro | 18.801 | 7.092 | 38% |
Outubro | 20.822 | 8.619 | 41% |
Novembro* | 18.237 | 8.369 | 46% |
*22 dias |
O Chevrolet Onix Plus certamente vai bater seu recorde histórico de vendas este mês. Há exatamente um ano, em novembro de 2019, o Onix Plus registrou 9.989 vendas. Pelas projeções das primeiras três semanas de novembro, o Onix Plus deve terminar o mês com mais de 11,4 mil emplacamentos.
O encarecimento dos sedãs médios abriu um novo horizonte para o Onix Plus. Ele aproveita a chance. Toyota Corolla (a partir de R$ 111.290), Chevrolet Cruze (R$ 110.690) e Honda Civic (R$ 107.200) tornaram-se carros praticamente inacessíveis. O fato de a Volkswagen iniciar o Virtus com R$ 75.290 também beneficia o Onix Plus, que parte de R$ 70.290. As versões mais equipadas sobem de preço na mesma proporção das versões equipadas dos rivais.
A alta dos sedãs mais equipados redesenhou o mercado brasileiro de sedãs. A Chevrolet aproveitou para lançar o Onix Plus Midnight, bem equipado, para ser uma alternativa aos consumidores que precisam de um carro espaçoso, mas não conseguem pagar a fábula dos sedãs médios. O Arizzo 6, da Caoa Chery, também se aproveitou dessa situação, oferecendo um carro maior com preço promocional, abaixo de R$ 100 mil. Porém, no momento, já custa R$ 104.990, o que o aproxima bastante do Civic. Isso também favorece o Onix Plus.
Entre os sedãs mais acessíveis, o destaque é o velho Voyage. Ele ocupa a 3ª posição de vendas entre os sedãs em novembro com 2.606 emplacamentos. No acumulado do ano o Voyage está em 6º lugar com 19.038. Veja o ranking abaixo.
P. | Carro |
Vendas Ano |
Vendas Nov |
1 | Chevrolet Onix | 66.713 | 8.369 |
2 | Toyota Corolla | 34.578 | 3.570 |
3 | Volkswagen Virtus | 26.930 | 2.105 |
4 | Ford Ka | 22.561 | 1.474 |
5 | Hyundai HB20 | 19.821 | 1.728 |
6 | Volkswagen Voyage | 19.038 | 2.606 |
7 | Honda Civic | 16.755 | 1.526 |
8 | Fiat Cronos | 14.150 | 1.291 |
9 | Toyota Yaris | 13.304 | 1.312 |
10 | Renault Logan | 11.115 | 721 |
11 | Fiat Siena | 9.050 | 758 |
12 | Nissan Versa | 8.259 | 323 |
13 | Chevrolet Cruze | 8.204 | 260 |
Para conseguir esses números, o Volkswagen Voyage praticamente deixou de ser oferecido no varejo. O sedã tem incríveis 95% de suas vendas na modalidade de vendas diretas, ficando apenas 5% para as concessionárias. O Chevrolet Onix Plus, ao contrário, tem apenas 34% de vendas diretas, enquanto 66% de suas vendas ainda são realizadas nas concessionárias.
São cada vez mais fortes os indícios de que o Chevrolet Cruze deixará de ser produzido na Argentina em breve. Em outros países, sua produção já foi encerrada. Não será surpresa se em 2021 ou no máximo 2022 a GM anunciar a produção de um SUV médio na Argentina no lugar do Cruze. Esse carro poderia ser o novo Chevrolet Captiva.
Da mesma forma, a Honda não confirma que a nova geração do Civic será produzida no Brasil. Tudo isso favoreceria não apenas o Toyota Corolla e o Caoa Chery Arrizo 6, que são produzidos no país, mas também sedãs compactos superiores, como o Chevrolet Onix Plus.