Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Picape Mercedes Classe X, o vexame do século, sai de linha

Primeiro, o projeto foi abortado no Brasil e Argentina. Agora, a produção parou na única fábrica que a produzia, na Espanha

31 jan 2020 - 10h25
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes Classe X: carreira curta, apesar da qualidade técnica do projeto.
Mercedes Classe X: carreira curta, apesar da qualidade técnica do projeto.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Em 2015, a Mercedes-Benz anunciou o desenvolvimento que colocaria as picapes com carroceria sobre chassi em um novo patamar de luxo e qualidade. Estava nascendo a Classe X. Menos de cinco anos depois, o projeto parece estar chegando ao fim. Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, sindicalistas que trabalham na fábrica de Vitoria, em Barcelona, disseram que a produção da Classe X foi interrompida. A Daimler primeiro desconversou, depois confirmou. A fábrica espanhola é a única que produz a picape da Mercedes.

O projeto da Classe X foi desenvolvido em conjunto com duas picapes da Aliança Renault Nissan: a Frontier, pela marca japonesa, e a Alaskan, pela marca francesa. As três estavam prometidas para o mercado brasileiro, com produção na Argentina. A única que vingou foi a Frontier. O projeto da Mercedes Classe X foi cancelado na Argentina quando a empresa alemã estava prestes a exibir o modelo numa edição do Salão de São Paulo.

A picape Classe X trazia uma experiência de condução superior à da Nissan Frontier. Graças a um trabalho inovador na suspensão traseira, o comportamento dinâmico da Classe X era muito mais próximo ao de um automóvel monobloco (como a picape Fiat Toro, por exemplo). 

Viúva virgem: a picape Classe X nem chegou a estrear no mercado brasileiro.
Viúva virgem: a picape Classe X nem chegou a estrear no mercado brasileiro.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Os motores eram 4 cilindros turbo a gasolina de 166 cv com 238 Nm e V6 2.3 a diesel em de 163 cv/403 Nm ou 191 cv/450 Nm e V6 3.0 a diesel de 258 cv/550 Nm. O câmbio era manual de seis marchas ou automático de sete velocidades. A picape media 5,340 m de comprimento e tinha 3,150 m de distância entre-eixos. No Brasil, vários clientes mostraram-se interessados no luxo da picape, apesar do preço inicial superior a R$ 200 mil. A crise econômica no Brasil e na Argentina abortou o projeto.

Sem a presença na América do Sul, a vida da Mercedes Classe X na Europa se tornou difícil. Segundo La Vanguardia, apenas 8 mil unidades foram produzidas no ano passado. A fábrica de Vitoria, com capacidade para produzir 200 mil unidades das três marcas envolvidas no projeto, produziu apenas 55 mil. O que era para ser a picape do século se tornou o vexame do século.

Interior da picape Classe X: sofisticação como em qualquer Mercedes.
Interior da picape Classe X: sofisticação como em qualquer Mercedes.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade