Picape pequena: Fiat Strada Freedom 1.4 CS
A Strada é líder entre as picapinhas desde 2001. A versão Freedom é a mais completa com cabine simples. Vale a pena conhecê-la
Apesar de ser líder do segmento de picapes pequenas desde o início do século, durante 20 anos a Strada só passou por algumas reestilizações. Nunca trocou de geração nem de plataforma. Entre as versões com cabine simples, a Freedom é a mais completa.
Agora, a versão Freedom também é oferecida com cabine simples para a linha 2019 da Fiat Strada. Essa variante tinha sido lançada em agosto de 2018 apenas com cabine dupla. A lista de opcionais inclui central multimídia de 6,2’’ e câmera de ré.
O que nós gostamos
As suspensões da Fiat Strada são resistentes e aguentam bastante carga. Na traseira, tem eixo rígido e mola parabólica de lâmina única.
A Fiat Strada tem maior capacidade na caçamba (1220 litros) do que suas concorrentes Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro.
O interior da caçamba da Fiat Strada Freedom tem bom acabamento, conta com iluminação e ganchos para amarração de carga.
Os itens de série são os mesmos da versão com cabine dupla. Traz ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, sistema de som com entrada USB, capota marítima, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, volante revestido de couro com comandos de áudio, iluminação no porta-luvas e na caçamba, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 14’’.
O que pode melhorar
A Fiat Strada 1.4 sofre quando a caçamba está carregada porque seu motor tem apenas 88 cv de potência e torque máximo de 123 Nm. A picape poderia vir equipada com um motor mais moderno e potente. A versão topo de linha, Adventure com cabine dupla, traz motor 1.8 flex de 132 cv e tem desempenho melhor.
A falta de renovação prejudica a Fiat Strada na segurança. Ela só vem com os obrigatórios freios ABS e airbags frontais. Faltam reforços da carroceria e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
A picape Strada poderia oferecer freios a disco nas quatro rodas. A VW Saveiro tem.
A tampa de abertura da caçamba é pesada e não conta com sistema de amortecimento.
O interior da Fiat Strada não consegue disfarçar a idade de projeto. Ainda que ela seja voltada para o trabalho e não para o conforto, o visual e a ergonomia dentro da cabine poderiam ser melhores. Além de simples, algumas peças do acabamento interno são mal encaixadas.
Os números
- Preço: R$ 66.890
- Motor: 1.4 flex
- Potência máxima: 88 cv (e)
- Torque máximo: 123 Nm (e)
- Câmbio: 5 marchas MT
- Comprimento: 4,438 m
- Largura: 1,664 m
- Altura: 1,590 m
- Entre-eixos: 2,718 m
- Peso: 1.113 kg
- Pneus: 175/70 R14
- Porta-malas: 1.220 litros
- Tanque: 58 litros
- 0-100 km/h: 12s2
- Velocidade máxima: 173 km/h
- Consumo cidade: 10,8 km/l (g)
- Consumo estrada: 12,3 km/l (g)
- Emissão de CO2: 117 g/km