Picape Peugeot Landtrek vai dar banho de potência na Hilux
Com motor 2.4 turbo de pelo menos 213 cv, Landtrek será mais potente que Hilux e S10 flex e todas as diesel. Conheça as versões
A Peugeot apresentará na próxima terça-feira (24) sua novíssima picape Landtrek. Trata-se da entrada da marca francesa no segmento de picapes cabine dupla com carroceria sobre chassi. Seu grande diferencial será o motor 2.4 THP de pelo menos 213 cavalos de potência. Já podemos adiantar a maioria das informações sobre a Landtrek, pois a picape começou a ser oferecida no México.
A picape Landtrek terá três versões: Allure com câmbio manual, Allure com câmbio automático e 4Action com câmbio automático. A transmissão será de seis marchas em todas as versões. As duas Landtrek Allure terão tração 4x4; a Landtrek 4Action, como o nome já diz, terá tração 4x4 e bloqueio do diferencial.
O motor 2.4 THP (Turbo High Pressure) tem 2378 cm3 de cilindrada. Com gasolina, ele tem 213 cv de potência (5.600 rpm) e 320 Nm de torque (2.000 a 4.000 rpm). É muito provável que a Peugeot ofereça esse motor no Brasil com o sistema flexfuel, o que poderia aumentar sua potência em cerca de 5 cavalos, aproximando-se da casa dos 220 cv.
Mesmo sem opção flex, o motor 2.4 turbo de 213 cv da Peugeot Landtrek já é mais potente do que todos diesel oferecidos no mercado. Com relação às duas picapes flex, é um banho de potência. Estamos falando de 213 cv na Peugeot Landtrek contra 159 cv na Toyota Hilux 2.7 e 197 cv na Chevrolet S10 2.5. Com etanol, a Hilux sobe para 163 cv e a S10 vai para 206 cv.
Na comparação de torque, a Peugeot Landtrek dá outro banho. Ela terá 320 Nm de torque de 2.000 a 4.000 rpm, contra 244 Nm da Hilux (4.000 rpm) e 258 ou 268 Nm da S10 (4.400 rpm, com gasolina ou etanol). Fica claro que o torque da novíssima Landtrek surgirá muito antes, em baixas rotações do motor.
Pelo menos por enquanto, a Peugeot Landtrek não deverá entrar na briga dos motores a diesel, posicionando-se como uma opção interessante para a dupla Hilux/S10, além da picape monobloco Fiat Toro, como alternativa para suas versões a diesel, que são mais caras. Ainda não sabemos os preços da Peugeot Landtrek para o mercado brasileiro, pois os impostos no Brasil são maiores do que no México, que vai produzir a picape. Lá, os preços são os seguintes:
- Landtrek Allure 4x2 MT - 504.900 pesos (R$ 135.221)
- Landtrek Allure 4x2 AT - 534.900 pesos (R$ 143.256)
- Landtrek 4Action 4x4 AT - 634.900 pesos (R$ 170.370)
A picape Peugeot Landtrek terá 5,330 m de comprimento, 1,963 m de largura e 3,180 m de distância entre-eixos. Na altura, as versões 4x2 têm 1,858 m e a 4x4 tem 1,897 m. Com caçamba de 1,63 m, a Landtrek poderá carregar 1.050 kg de carga na 4x4, 1.120 kg na 4x2 automática e 1.150 kg na 4x2 manual. A capacidade de reboque é de 2.500 kg nas duas versões automáticas e de 3.000 kg na manual. Ela terá 23,5 cm de vão livre do solo e capacidade de imersão de 60 cm, além outros atributos excepcionais (veja abaixo).
A suspensão traseira será por feixe de molas com cinco lâminas. A direção terá assistência hidráulica em todas as versões. Os freios serão a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira. Com 213 cv, a Peugeot Landtrek a gasolina é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10s4 segundos na versão 4x2 AT, em 11,2 segundos na 4x4 AT e em 12,2 segundos na 4x2 MT. A velocidade máxima é de 177 km/h (4x4), 182 km/h (4x2 MT) ou 183 km/h (4x2 AT).
A Peugeot deve surpreender também pela oferta de equipamentos. No México, as versões 4x2 têm rodas de liga leve diamantadas de 17”, enquanto na 4x4 as rodas são de 18”. A Landtrek Allure, 4x2 manual ou automática, tem câmera 180 graus, ar-condicionado, quadro de instrumentos de 3,5”, assentos traseiros rebatíveis com capacidade de carga de 100 kg, seis airbags, entrada USB na traseira, multimídia 10” com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, luzes diurnas halógenas, piloto automático, controle de estabilidade, controle de tração, controle de estabilidade do reboque e sensor de estacionamento traseiro. O acabamento é misto de tecido e couro. Os pneus são 265/65 R17.
A Landtrek 4Action, topo de linha com tração 4x4, acrescenta câmera 360 graus, ar-condicionado automático digital com duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, navegador por GPS, quadro de instrumentos 4,2" colorido, volante de couro, barras de teto, estribos laterais planos, luzes diurnas de LED, sensor de luz e de chuva, seletor de tração (4x4, 4x4 High e 4x4 Low), monitoramento de pressão dos pneus e sensor de estacionamento dianteiro. O acabamento é de couro. Os pneus são 265/60 R18.
A picape Peugeot Landtrek deve estrear em três cores: Branco Cerâmica, Gris Alumínio (cinza) e Gris Rockstone (verde). De uma maneira geral, a picape parece ter atributos bastante competitivos. Vamos agora aguardar a confirmação desses dados na noite do dia 24 e, quem sabe, alguma surpresa por parte da Peugeot.
Atualização: segundo informações publicados em outros sites, é possível que a Peugeot adote para a picape Landtrek um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv de potência e 350 Nm de torque. Nesse caso, a estratégia seria totalmente diferente, pois competiria no mesmo segmento de todas as outras picapes médias, porém com menor potência. Entre as picapes a diesel, a potência atual fica entre 190 e 206 cv.