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Picapes 4x4 a diesel automáticas: o papel da Frontier Attack

Só 4 modelos custam menos de R$ 180 mil. Avaliamos a picape da Nissan, que tenta se impor pelo conforto e câmbio sequencial de 7 marchas

25 ago 2020 - 11h33
(atualizado em 26/8/2020 às 08h05)
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Nissan Frontier Attack: motor 2.3 a diesel, tração 4x4 e câmbio automático de sete marchas.
Nissan Frontier Attack: motor 2.3 a diesel, tração 4x4 e câmbio automático de sete marchas.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O mercado brasileiro tem atualmente 19 versões de picapes médias com motor a diesel, câmbio automático e tração 4x4. Há também inúmeras outras configurações, mas vamos nos concentrar nessas três características (diesel, automática, 4x4) para avaliar o que oferece a Nissan Frontier Attack. A picape japonesa com visual aventureiro custa R$ 176.990. Ela é uma das quatro opções abaixo de R$ 180 mil.

A Nissan anunciou recentemente que vai investir US$ 130 milhões na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, para incrementar a linha Frontier. Além da versão Attack, ela tem mais três versões (todas 4x4 a diesel): S manual, por R$ 158.390, XE automática por R$ 199.490 e LE automática por R$ 218.990. Com apenas quatro versões, a picape Frontier tem saltos de preço muito grandes entre uma e outra. A Frontier Attack é R$ 18.600 mais cara do que a S manual e R$ 22.500 mais barata do que a XE.

Picape cabine dupla da Nissan mistura conforto a bordo e bom desempenho.
Picape cabine dupla da Nissan mistura conforto a bordo e bom desempenho.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dentro da linha Frontier, a versão Attack é a que tem o melhor custo-benefício. Ela já vem com multimídia A-IVI 8” com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, faróis dianteiros com máscara negra, rack de teto na cor preta, estribo lateral preto e a identificação Attack. Trata-se, sem dúvida, de uma picape média cabine dupla muito bonita. Nessa linha visual, a Frontier Attack bate de frente somente com a Ford Ranger Storm. A lista de preços das quatro picapes a diesel 4x4 automáticas é a seguinte:

Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4: R$ 165.990 (190 cv)

Ford Ranger Storm 3.2: R$ 174.890 (200 cv)

Ford Ranger XLS 2.2: R$ 176.890  (160 cv)

Nissan Frontier Attack 2.3: R$ 176.990 (190 cv)

Claro que a Chevrolet, a Toyota e a Volkswagen oferecem picapes médias cabine dupla a diesel 4x4 automáticas, porém são mais caras. A Chevrolet S10 mais em conta é a LTZ 2.8 de R$ 206.190 (de 200 cv). A Toyota Hilux mais acessível com essas características é a SR 2.8 de R$ 194.590 (apenas 177 cv). A Volkswagen Amarok, por sua vez, oferece a Comfortline 2.0 de R$ R$ 185.430 (e com 180 cv). Para quem deseja uma cabine dupla automática 4x4 a diesel abaixo de R$ 180 mil, restam mesmo apenas quatro opções.

Já avaliamos a Ranger XLS 2.2 e a Ranger Storm 3.2. Agora chegou a vez da Frontier Attack 2.3. Antes de entrar nas questões comparativas, vamos primeiro analisar a Frontier Attack. Para além dos aspectos visuais, que merecem destaque porque dão a ela uma certa juventude combinada com vigor, a Frontier Attack automática entrega uma dirigibilidade bastante amigável. O motor 2.3 de 190 cv (3.750 rpm) responde bem porque seus 450 Nm de torque estão disponíveis já a 1.500 giros do motor. Apesar de grande e pesada, a Frontier Attack é ágil nas arrancadas e retomadas.

Nissan Frontier Attack tem 230 mm de altura livre do solo, contra 232 mm da Ford Ranger.
Nissan Frontier Attack tem 230 mm de altura livre do solo, contra 232 mm da Ford Ranger.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O câmbio automático sequencial de sete marchas ficou muito bem ajustado e tem a vantagem de reduzir o ruído do motor na cabine quando o veículo atinge velocidade de cruzeiro na estrada. Uma das coisas interessantes nesta geração da Frontier foi sua adaptabilidade ao uso diário, mesmo urbano. Vale lembrar que o projeto é o mesmo da Renault Alaskan (que nunca chega, apesar de sempre prometida) e da Mercedes Classe X (que morreu antes de ser lançada no Brasil). Apesar das dificuldades enfrentadas pela Renault e pela Mercedes, isso não é culpa da Frontier, pois ela vai muito bem nas mãos da Nissan, que tem mais experiência em picapes (80 anos) do que as citadas marcas europeias.

A Frontier Attack tem duas alças para facilitar o acesso pelo lado direito (uma no teto e outra na coluna A). O nível de conforto é bom, mas vale um destaque para a central multimídia. O sistema A-IVI 8” é bastante amigável e muito competente, pois une as funções táteis com dois botões de girar e alguns botões de apertar. A posição das entradas USB também é boa (a entrada de carregar fica dentro do compartimento do console central).

Na estrada, Frontier Attack tem um comportamento dócil e ficou mais estável nas curvas.
Na estrada, Frontier Attack tem um comportamento dócil e ficou mais estável nas curvas.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A posição de dirigir agrada, mas ficaria ainda melhor se o volante tivesse ajuste de profundidade, como a Mitsubishi L200 (a Frontier só tem ajuste de altura). O que poderia ser melhor é a assistência da direção, que é meio pesada em manobras. A assistência é hidráulica, enquanto nas Ranger XLS e Storm é elétrica, o que torna a direção bem mais leve. Os ajustes dos bancos (de tecido) são manuais. De maneira geral, a Frontier Attack não traz nenhum luxo, porém está longe de ser “pelada”. 

Quanto aos aspectos técnicos, que são os mais importantes numa picape, a Frontier Attack enfrenta rivais fortes, mas consegue se impor em alguns itens. O motor é o primeiro deles. Se na potência máxima a Frontier 2.3 supera a Ranger 2.2 (160 cv) e se iguala à L200 2.4 (ambas  têm 190 cavalos), perdendo para a Ranger 3.2 (200 cv), na potência específica a picape da Nissan brilha. Seu motor turbodiesel tem boa eficiência e entrega 82,7 cv/l, mais do que os 77,8 cv/l da L200, bem mais do que os 72,8 cv/l na Ranger XLS (2.2) e muito mais do que os 62,5 da Ranger Storm (3.2). 

Caçamba da Nissan Frontier tem capacidade para 1.055 litros de volume e 1.040 kg de carga.
Caçamba da Nissan Frontier tem capacidade para 1.055 litros de volume e 1.040 kg de carga.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Frontier Attack tem também o melhor torque específico entre as quatro picapes (196 Nm/l). Essa boa eficiência, aliada ao fato de ser mais leve do que duas rivais, permite à Frontier Attack ser competitiva no consumo. Ela faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 na estrada. Perde apenas para a Mitsubishi L200 GLS, que pesa apenas 1.895 kg e consegue fazer 9,8 km/l na cidade e 11,8 na estrada. Mérito das tecnologias do motor 2.4 da Mitsubishi, que promete novidades para sua picape muito em breve.

Nas dimensões, a Frontier é mais curta dos que as rivais e mais estreita do que a Ranger. É uma picape muito fácil de estacionar, pois tem a clássica largura de 1,850 m. Já a L200 mede 3 cm a menos na largura. O diâmetro de giro da L200 também é o melhor de todos (11,8 m), mas a Frontier (12 m) supera a Ranger (12,2). Ainda assim, a Frontier exige manobras em estacionamentos que exigem curvas fechadas de 180 graus. A picape da Nissan é a mais alta entre as rivais. Na distância entre-eixos, perde para a Ranger (-7 cm) e ganha da L200 (+15 cm). 

Adesivos Attack e 4x4, santantônio preto, estribo preto e rodas pretas: detalhes têm bom gosto.
Adesivos Attack e 4x4, santantônio preto, estribo preto e rodas pretas: detalhes têm bom gosto.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Nissan Frontier ganha da Mitsubishi L200 também na altura livre do solo (23 cm contra 22 cm), mas ambas são superadas pela Ranger (23,2 cm). O ângulo de saída da Frontier é o melhor. Ela vence a Ranger também no ângulo de entrada, mas perde para a L200 nesse quesito. Quanto à capacidade de transpor áreas inundadas, a Ranger é matadora: passa por inundações de 80 cm, contra 60 cm da L200. A Nissan Frontier passa por áreas com água de até 45 cm de profundidade. Menos mal que a Frontier dá o troco na capacidade de subir rampas: ela topa subida de até 39 graus, melhor número entre as rivais.

A suspensão traseira modificada nesta geração também deixou a Frontier mais dócil na utilização diária. Ela é a única multilink da categoria. Embora não seja independente e sim por eixo rígido na traseira e com duplo A na dianteira, essa solução melhorou o conforto na rodagem e a estabilidade em curvas. Quanto à caçamba, todas são muito grandes, mas a da Frontier oferece menos capacidade do que a Ranger (1.180 litros contra 1.054). E, embora carregue um tantinho a mais de volume do que a L200 (8 litros), a caçamba da Nissan é a que suporta menos carga: 1.040 kg contra 1.055 da L200 e 1.076 da Ranger XLS. Mas atenção, porque aqui a Ranger Storm empata com a Frontier e também carrega “apenas” 1.040 kg de carga.

Faixas pretas no capô e outros elementos pretos, como rack de teto, dão um belo visual.
Faixas pretas no capô e outros elementos pretos, como rack de teto, dão um belo visual.
Foto: Nissan / Divulgação

Pelas características das picapes comentadas, a briga da Frontier Attack é mesmo com a Ranger Storm. Estamos falando de um motor 2.3 contra um 3.2, mas com diferença de potência de apenas 10 cavalos. A Ranger Storm leva vantagem também no torque, pois tem 20 Nm a mais. Gostamos da experiência com a Frontier Attack e seu bom câmbio automático de sete marchas. Ela agora pode ser adquirida em cinco cores (as novas azul e cinza e as tradicionais vermelha, branca e preta). 

Apesar da pequena desvantagem na potência e no torque, a Frontier Attack é uma boa compra. Porém, há um detalhe inaceitável: ela tem apenas os dois airbags obrigatórios por lei, enquanto a Ranger tem também os airbags laterais e de cortina. Para além disso, a garantia da Nissan é de apenas três anos, contra cinco da Ford. Por conta de todos esses detalhes, a Nissan anunciou um forte investimento na linha Nissan, que, assim como a Ranger, é produzida na Argentina. Com apenas 4.571 vendas este ano (até 24/8), a Nissan Frontier ocupa o 6º lugar no ranking das picapes médias.

Attack 4x4 é a versão com visual mais aventureira na linha Nissan Frontier.
Attack 4x4 é a versão com visual mais aventureira na linha Nissan Frontier.
Foto: Nissan / Divulgação

Os números

  • Preço: R$ 176.990
  • Motor: 2.3 turbo diesel
  • Potência: 190 cv a 3.750 rpm 
  • Torque: 450 Nm a 1.500 rpm
  • Câmbio: 7 marchas AT
  • Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
  • Comprimento: 5,264 m
  • Largura: 1,850 m
  • Altura: 1,826 m
  • Entre-eixos: 3,150 m
  • Vão livre: 230 mm
  • Peso: 2.075 kg
  • Pneus: 255/70 R16
  • Caçamba: 1.054 litros
  • Carga útil: 1.040 kg
  • Tanque: 80 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 11s3
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 9,3 km/l
  • Consumo estrada: 11,3 km/l
  • Emissão de CO2: 198 g/km
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