Picapes 4x4: Hilux, Ranger, S10, Amarok, Frontier e L200
Versões topo de linha a diesel da Toyota, Ford, Chevrolet, Volks, Nissan e Mitsubishi mostram seus atributos para conquistar os fazendeiros
As picapes de porte médio-grande estão na crista da onda. Desde que começou a pandemia de coronavírus, elas passaram a disputar a liderança do segmento com a pequena Strada e a média Toro, ambas da Fiat. Atualmente, além de ter força para o trabalho, as picapes maiores estão se aproximando do conforto de carros de passeio. No mercado brasileiro, os modelos disponíveis são: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.
A Volkswagen Amarok é a picape com maior capacidade de carga (1.105 kg) e volume na caçamba (1.280 litros), seguida pela Ford Ranger (1.180 litros) e Chevrolet S10 (1.061 litros). A L200 Triton Sport se destaca pelos melhores ângulos de entrada (33°) e central (26°), enquanto que a Frontier possui o melhor ângulo de saída do comparativo com 27,7°. O vão livre do solo é melhor na Toyota Hilux, com 28,6 centímetros.
Em termos de equipamentos de série e tecnologia, a Ford Ranger Limited é o principal destaque. A picape é a única do comparativo a contar com controle adaptativo de carga, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de emergência e auxiliar de permanência em faixa. Na Chevrolet S10 Highcountry, os sistemas de alerta de colisão frontal e de mudança involuntária de faixa atuam apenas com aviso sonoro, sem intervenção na direção.
Vale ressaltar que a Ranger e a S10 são as únicas do grupo com direção elétrica, ao passo que a Nissan Frontier LE se impõe pelos exclusivos teto solar e câmera de monitoramento 360°. Na Ranger e na Volkswagen Amarok, a tampa traseira conta com assistente de abertura, que alivia o peso e auxilia no conforto e na praticidade. A Nitsubishi L200 Triton Sport se distingue pelas aletas atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, também disponíveis na Amarok.
ITEM |
CHEVROLET S10 |
FORD RANGER |
MITSUBISHI L200 |
NISSAN FRONTIER |
TOYOTA HILUX |
VW AMAROK |
Potência (cv) | 200 | 200 | 190 | 190 | 177 | 225 |
Torque (Nm) | 500 | 470 | 430 | 450 | 450 | 550 |
Caçamba (litros) | 1.061 | 1.180 | 1.046 | 1.054 | 1.000 | 1.280 |
Carga útil (kg) | 1.049 | 1.009 | 1.000 | 1.000 | 1.000 | 1.105 |
Vão livre (mm) | 228 | 223 | 220 | 241 | 286 | 240 |
Consumo cidade | 8,7 km/l | 8,5 km/l | 9,8 km/l | 8,9 km/l | 9,0 km/l | 8,0 km/l |
Consumo estrada | 10,6 km/l | 10,1 km/l | 11,8 km/l | 10,1 km/l | 10,5 km/l | 8,4 km/l |
0-100 km/h | 10s3 | 11s6 | 10s4 | 11s3 | 13s8 | 8s0 |
Todas as picapes possuem bons recursos de conectividade como Bluetooth, espelhamento de celular e volante multifuncional. A Toyota Hilux SRX é a única a contar com TV digital, mas peca pela ausência de entradas USB adicionais, que também estão indisponíveis na Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S e na Chevrolet S10 Highcountry.
Em segurança, a Ford Ranger Limited é a mais competente e moderna, seguida da Chevrolet S10 Highcountry. A Volkswagen Amarok Extreme V6 obteve a pior avaliação nesse quesito, já que não tem airbags de cortina nem de joelho.
Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.
Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.
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Conclusão - A Ford Ranger Limited nos parece ser a picape com o melhor custo-benefício. A Ranger é fruto de um projeto global e tem recursos de segurança e tecnologia exclusivos para o segmento de picapes médias no Brasil, além de ter bom desempenho off-road e elevada capacidade de carga. Veja na tabela abaixo como estão as picapes no ranking de vendas (até 28 de maio).
P. | PICAPE | MAIO | ANO |
1 | TOYOTA HILUX | 1.314 | 12.482 |
2 | CHEVROLET S10 | 1.115 | 7.986 |
3 | FORD RANGER | 1.223 | 6.805 |
4 | VOLKSWAGEN AMAROK | 651 | 5.299 |
5 | MITSUBISHI L200 | 542 | 2.959 |
6 | NISSAN FRONTIER | 296 | 2.814 |
Nota do Editor: reportagem publicada originalmente em 14/11/2019.