Picapes: as diferenças entre seis topo de linha 4x4 Diesel
Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok mostram seus atributos neste comparativo
Atualmente, além de ter força para o trabalho, as picapes médias estão ficando cada vez mais modernas e se aproximando do conforto de carros de passeio. No mercado brasileiro, os modelos disponíveis são: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. As versões topo de linha, equipadas com tração 4x4 e motor a diesel, são as mais eficientes para atender as necessidades de consumidores de veículos utilitários, seja para trabalho no campo ou para encarar trechos off-road. Mas, em muitas vezes, as picapes médias também são utilizadas para passeio, de modo que novos itens de tecnologia, conforto e segurança podem ser indispensáveis.
Cada modelo tem sua especificidade, que pode ser o fator determinante na hora da compra. Pensando nisso, separamos abaixo um levantamento entre as versões topo de linha (tração 4x4 e motor a diesel) de cada uma das seis picapes: Chevrolet S10 Highcountry (R$ 198.490), Ford Ranger Limited (R$ 192.790), Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S (R$ 189.990), Nissan Frontier LE (R$ 194.790), Toyota Hilux SRX (R$207.940) e Volkswagen Amarok Exterme V6 (R$ 205.990).
A Volkswagen Amarok é a picape com maior capacidade de carga (1.105 kg) e volume na caçamba (1.280 litros), seguida pela Ford Ranger (1.180 litros) e Chevrolet S10 (1.061 litros). A L200 Triton Sport se destaca pelos melhores ângulos de entrada (33°) e central (26°), enquanto que a Frontier possui o melhor ângulo de saída do comparativo com 27,7°. O vão livre do solo é melhor na Toyota Hilux, com 28,6 centímetros.
Usabilidade |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Caçamba (l) | 1.061 | 1.180 | 1.046 | 1.054 | 1.000 | 1.280 |
Carga útil (kg) | 1.049 | 1.009 | 1.000 | 1.000 | 1.000 | 1.105 |
Ângulo de entrada (°) | 25,7 | 28 | 33 | 30,6 | 31 | 30 |
Ângulo de saída (°) | 16,1 | 26 | 24 | 27,7 | 26 | 22 |
Ângulo central (°) | 25,7 | 25 | 26 | 23,5 | n/d | 23 |
Vão livre do solo (cm) | 22,8 | 23,2 | 22 | 24,1 | 28,6 | 24 |
Em termos de equipamentos de série e tecnologia, a Ford Ranger Limited é o principal destaque. A picape é a única do comparativo a contar com controle adaptativo de carga, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de emergência e auxiliar de permanência em faixa. Na Chevrolet S10 Highcountry, os sistemas de alerta de colisão frontal e de mudança involuntária de faixa atuam apenas com aviso sonoro, sem intervenção na direção. Vale ressaltar que a Ranger e a S10 são as únicas do grupo com direção elétrica, ao passo que a Nissan Frontier LE se impõe pelos exclusivos teto solar e câmera de monitoramento 360°. Na Ranger e na Volkswagen Amarok, a tampa traseira conta com assistente de abertura, que alivia o peso e auxilia no conforto e na praticidade. A Nitsubishi L200 Triton Sport se distingue pelas aletas atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, também disponíveis na Amarok.
Equipamentos de série |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Alerta de colisão frontal | sim | sim | ||||
Frenagem de emergência | sim | |||||
Alerta de mudança de faixa | sim | sim | ||||
Assistente de permanência em faixa | sim | |||||
Bloqueio do diferencial traseiro | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Câmera 360° | sim | |||||
Chave presencial | sim | sim | sim | sim | ||
Controle automático de descidas | sim | sim | sim | sim | sim | |
Controle adaptativo de carga | sim | |||||
Direção elétrica | sim | sim | ||||
Luzes de condução diurna em LED | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Monitoramento de pressão dos pneus | sim | sim | sim | |||
Paddle Shifts | sim | sim | ||||
Partida remota do motor | sim | |||||
Piloto automático adaptativo | sim | |||||
Retrovisor interno eletrocrômico | sim | sim | sim | sim | sim | |
Sensor de chuva | sim | sim | sim | sim | sim | |
Sensor crepuscular | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Reconhecimento de sinais de trânsito | sim | |||||
Tampa traseira com alívio de peso | sim | |||||
Teto Solar | sim | sim | ||||
Total de ítens de série | 11 | 17 | 7 | 7 | 7 | 9 |
Todas as picapes possuem bons recursos de conectividade como Bluetooth, espelhamento de celular e volante multifuncional. A Toyota Hilux SRX é a única a contar com TV digital, mas peca pela ausência de entradas USB adicionais, que também estão indisponíveis na Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S e na Chevrolet S10 Highcountry.
Conectividade |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Bluetooth | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Espelhamento de celular | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Duas ou + entradas USB | sim | sim | sim | |||
TV Digital | sim | |||||
Volante multifuncional | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Total de ítens de série | 3 | 4 | 3 | 4 | 4 | 4 |
Em segurança, a Ford Ranger Limited é a mais competente e moderna, seguida da Chevrolet S10 Highcountry. A Volkswagen Amarok Extreme V6 obteve a pior avaliação nesse quesito, já que não tem airbags de cortina nem de joelho.
Segurança |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Airbags frontais/laterais | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Airbags de cortina | sim | sim | sim | sim | sim | |
Airbag de joelho | sim | sim | sim | |||
Controle de tração e estabilidade | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Assistente de partida em rampa | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
Recursos semi-autônomos | sim | |||||
Total de ítens de série | 4 | 6 | 5 | 4 | 5 | 3 |
Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.
Desempenho |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Potência (cv) | 200 | 200 | 190 | 190 | 177 | 225 |
Torque (Nm) | 500 | 469 | 430 | 450 | 450 | 550 |
Relação peso/potência (kg/cv) | 10,5 | 11,3 | 10,3 | 11,1 | 11,8 | 9,7 |
Relação peso/torque (kg/kgfm |
41,2 | 47,2 | 44,4 | 46,1 | 45,5 | 38,9 |
0-100 km/h (segundos) | 10,3 | 11,6 | 10,4 | 11,3 | 13,8 | 8,0 |
Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.
Consumo |
Chevrolet S10 |
Ford Ranger |
Mitsubishi L200 |
Nissan Frontier |
Toyota Hilux |
VW Amarok |
Cidade (km/l) | 8,7 | 8,5 | 9,8 | 8,9 | 9,0 | 8,0 |
Estrada (km/l) | 10,6 | 10,1 | 11,8 | 10,1 | 10,5 | 8,4 |
Emissão de CO2 (g/km) | 212 | 219 | 189 | 213 | 208 | 246 |
Nota do Inmetro na categoria | C | D | B | D | C | E |
Conclusão -- Apesar de ter consumo elevado, a Ford Ranger Limited é a picape com o melhor custo-benefício. Com preço competitivo (só é mais cara que a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S), a Ranger é fruto de um projeto global e tem recursos de segurança e tecnologia exclusivos para o segmento de picapes médias no Brasil, além de ter bom desempenho off-road e elevada capacidade de carga. A Chevrolet S10 Highcountry possui um conjunto equilibrado entre consumo, conforto, conectividade e segurança, com performance inferior somente à Volkswagen Amarok V6, que é a campeã nesse quesito, mas a pior no consumo de combustível. A Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, a Nissan Frontier LE e a Toyota Hilux SRX mantém a racionalidade dos carros japoneses, com lista de equipamentos mais enxuta e ótima confiabilidade mecânica, além de excelente capacidade off-road e bom pacote de segurança.