Picapes médias: Frontier sobe e Amarok afunda em 2021
Com 16,4 mil unidades vendidas este ano, mercado de picapes vê ascensão da Nissan Frontier e queda da Volkswagen Amarok
O mercado brasileiro de picapes médias (todas com carroceria sobre chassi) tem se modificado nos últimos meses. Um dos destaques é o crescimento da participação da Nissan Frontier. Embora seu volume não seja muito alto, com uma média de 830 unidades/mês, a Frontier bateu recorde de participação em fevereiro, com 11,9%.
Além do mérito da Frontier, ocorrem dois fenômenos. Um deles foi a decisão da Ford de parar de fabricar carros no Brasil. Embora a picape Ranger seja produzida na Argentina, há relatos de que a confiança na marca diminuiu. Outro fator é a forte queda da Amarok, devido a uma mudança de estratégia da Volkswagen para o segmento. Não está claro se a Amarok terá uma nova geração, pois a Volks desistiu do desenvolvimento conjunto que fazia com a Ford Ranger.
POS. | PICAPE |
VENDAS FEV |
VENDAS ANO |
PART. ANO |
1º | Toyota Hilux | 2.663 | 5.964 | 36% |
2º | Chevrolet S10 | 1.602 | 4.122 | 25% |
3º | Ford Ranger | 1.307 | 3.233 | 20% |
4º | Nissan Frontier | 844 | 1.659 | 10% |
5º | Mitsubishi L200 | 648 | 1.244 | 8% |
6º | Volkswagen Amarok | 26 | 214 | 1% |
No acumulado do ano, a Toyota Hilux tem uma boa liderança com 36,3% do mercado. Em seguida aparece a Chevrolet S10 com 25,1% e a Ford Ranger com 19,7%. Segundo a Nissan, a participação acumulada de 10,1% é o mesmo índice que a Frontier teve em julho de 2020 (quando bateu seu recorde mensal, agora superado).
A Nissan Frontier vive um bom momento e foi a picape mais vendida em São Paulo, maior mercado do país, com participação de 24,5%. A Frontier também liderou as vendas do segmento em mais três cidades: Vitória (32,6%), Maringá (32,3%) e Jundiaí (23,3%).