Preços dos carros zero km pararam de subir em janeiro
Após forte alta no fim de 2020, maior tendência de aumento em janeiro foi entre modelos seminovos, com 1,17% de variação
Recentemente, a Fiat e a Nissan anunciaram novidades em seus carros sem aumentos de preço. Os Fiat Cronos 1.3 e Strada 1.3 ganharam equipamentos e mantiveram os preços. O Nissan Kicks, renovado como linha 2022, também manteve os preços anteriores. E nesta sexta-feira (26) o KBB Brasil divulgou a 10ª edição do Monitor de Variação de Preços comprovando a tendência: os preços pararam de subir.
Depois de detectar a maior variação de preços de carros usados em um ano em dezembro, o KBB Brasil observou uma estabilização na média de preços praticados em janeiro de 2021. De acordo com o estudo, apenas a categoria dos seminovos teve fôlego para mostrar tendência de alta superior a 1% em janeiro. Foram analisadas 28.231 versões para elaborar esta edição do MVP de janeiro de 2021.
Janeiro é historicamente um mês menos aquecido nas vendas de carros novos e usados. Isto pode ser corroborado pelos dados da Fenabrave (associação das concessionárias) que apontou queda de -32,81% nos licenciamentos no período (comparado com o mesmo mês do ano passado), e pela Fenauto (federação dos revendedores), cujo resultado de vendas de usados em janeiro foi -27,2% menor que do primeiro mês de 2020.
Ano modelo |
Variação dezembro 2020 |
Variação janeiro 2021 |
Média 2020 |
Média | 0,51% | 0,66% | 0,52% |
2021 | 0,60% | 1,08% | 0,51% |
2020 | 0,51% | 0,38% | 0,82% |
2019 | 0,70% | 0,52% | 0,44% |
Neste contexto, os preços dos veículos zero km mostraram estabilização ao praticamente “andarem de lado”, com variação de 0,66% no mês. Dentro deste grupo, o ano modelo 2021 foi o que mais despontou da média, com variação 1,08%, como mostra o gráfico acima.
Ano modelo |
Variação dezembro 2020 |
Variação janeiro 2021 |
Média 2020 |
Média | 2,55% | 1,17% | 0,42% |
2021 | 2,00% | 0,89% | 0,77% |
2020 | 3,28% | 0,87% | 0,77% |
2019 | 2,78% | 1,82% | 0,21% |
2018 | 2,38% | 1,11% | 0,21% |
Já entre os seminovos (com até três anos de idade), a variação média de 1,17% apontada no MVP teve como maior responsável pela alta o ano modelo 2019, cuja variação foi de 1,82%. Sobre os usados mais velhos (entre 4 e 10 anos de uso), o salto de 3,81% visto em dezembro perdeu força em janeiro, uma vez que, em média, os preços deste grupo variaram -0,26%, o que também caracteriza estabilização, tal qual no caso dos novos. Ao colocar uma lupa nestes números, vemos que o ano modelo 2013 foi o maior responsável por esta média negativa, uma vez que a variação foi de 1,34% em janeiro.