Primeiro SUV elétrico da Volks, ID.4 tem alcance de 520 km
Novíssimo Volkswagen ID.4 finalmente é revelado e arrasa com grande autonomia da bateria de 77 kWh. Motor elétrico tem 204 cv (150 kW)
Demorou, mas finalmente o novíssimo Volkswagen ID.4 SUV foi revelado! O primeiro SUV totalmente elétrico da marca chega na esteira do hatch ID.3 e estará á venda no primeiro semestre de 2021. A Volks não revelou se ele será comercializado no Brasil, mas existe a chance, pois o projeto prevê cinco carros e, por enquanto, só veio um (Golf GTE híbrido plug-in). Com 21 cm de distância do solo, o E-SUV da Volks promete um bom desempenho não apenas nas ruas e estradas, mas também em terrenos off-road suaves.
O novíssimo Volkswagen ID.4 SUV tem rodas de liga leve de 20”, multimídia 10” com GPS e câmera de ré, além de controle de temperatura multi-zona, assentos aquecidos e piloto automático adaptativo. A versão topo de linha não deixa nada a desejar, com faróis de LED de matriz, teto solar panorâmico, head-up display de realidade aumentada e porta traseira elétrica, entre outros equipamentos de ponta.
O ID.4 tem um pequeno quadro de instrumentos digital e um display multimídia montado no painel, como o ID.3. Existem controles do ar-condicionado e iluminação ambiente de 30 cores para o painel e os frisos das portas. Uma faixa de LED que atravessa a parte inferior do painel pode mudar de cor e piscar para alertar o motorista sobre notificações e trabalhar com o navegador por GPS por satélite para sugerir mudanças de direção.
O carro é todo ecológico e é bom já ir se acostumando com o nome exótico. Os acabamentos em preto piano e prata piano compõe o design extremamente limpo. Os assentos utilizam uma mistura ecológica de couro artificial e arte feita de garrafas de plástico 20% recicladas. Ah, e os bancos dianteiros vão oferecer massagem, como um bom SUV de luxo.
O Volkswagen ID.4 é um pouco mais longo do que o Tiguan, mas terá espaço de um SUV de categoria maior porque não tem motor a combustão. O carro seguiu a mesma lógica do ID.3, que tem porte do Golf e espaço interno do Passat. Segundo a VW, o ID.4 tem 543 litros de porta-malas (contra 615 do Tiguan), mas pode ir a 1.575 litros com o banco traseiro rebatido. O ID.4 pode rebocar até 1.000 kg.
Segundo a Volkswagen, o primeiro ID.4 a ser produzido terá tração traseira. Um modelo com tração nas quatro rodas, provavelmente com dois motores elétricos (como o Audi E-Tron), será lançado posteriormente. O mais interessante é que o carro com tração traseira terá um alcance de 520 km, por meio de uma bateria de 77 kWh. Equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW), o ID.4 é capaz de acelerar de 0-100 km/h em bons 8,5 segundos. Sua velocidade máxima é limitada em 159 km/h. Com o carregamento rápido, é possível obter 80% da bateria em cerca de 30 minutos.
Na Europa, o Volkswagen ID.4 deve custar cerca de 55 mil euros (mais de R$ 350 mil no Brasil). No futuro, a Volkswagen pretende estar competindo globalmente no crescente segmento dos SUVs com o novo modelo. O ID.4 será gradualmente transformado em um carro elétrico global, pois a Volks tem planos de produzir e vender o E-SUV não apenas na Europa, mas também na China e posteriormente nos EUA. No total, a marca Volkswagen vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024 como parte da estratégia Transform 2025+.