Produção de carros só vai normalizar no 2º semestre de 2022
Presidente da Anfavea conversou com comissão do Congresso sobre necessidade de incentivar fabricação de semicondutores
Os carros zero km não apenas ficaram caríssimos como também estão em falta. Portanto, não se trata de uma questão de mercado, mas sim industrial. A principal culpa é dos semicondutores, que continuarão em falta nos próximos meses. Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, somente no segundo semestre de 2022 a situação vai se normalizar.
Por isso, recentemente, Luiz Carlos Moraes se reuniu com os deputados Vitor Lippi (PSDB-SP) e Alceu Moreira (MDB-RS) para propor um incentivo à fabricação de semicondutores no Brasil. Os dois fazem parte da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. “Não podemos ficar tão dependentes da Ásia” , disse o presidente da Anfavea. “A exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e da Coreia, precisamos ter um plano para o Brasil, pois estamos falando de uma indústria de alta tecnologia, que devia ser apoiada e incentivada.”
A situação tem provocado uma série de dissabores nas montadoras. Veja a seguir.
- GM/Chevrolet (São Caetano do Sul/SP) - Greve desde 01/10 por tempo indeterminado. Carros produzidos: Onix Joy, Onix Joy Plus, Tracker e Spin.
- GM/Chevrolet (Gravataí/RS) - Produção em ritmo lento. Carros produzidos: Onix e Onix Plus.
- GM (Joinville/SC) - Operando apenas com uma parcela de funcionários e sem previsão de retorno. O que produz: motores e blocos.
- Renault (São José dos Pinhais/PR) - Suspensão do contrato de trabalho para 300 funcionários ao longo dos próximos meses, conforme necessidade (ainda sem data prevista). Carros produzidos: Captur, Kwid, Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch.
- Stellantis/Fiat (Betim/MG) - Suspensão do contrato de trabalho para 1,8 mil funcionários do turno noturno a partir de 04/10 por três meses. Carros produzidos: Mobi, Uno, Argo, Strada, Grand Siena.
- Toyota (Indaiatuba/SP) - Férias coletivas para 1 mil funcionários a partir de 13/10 até 22/10. Carro produzido: Corolla.
- Volkswagen (São Bernardo do Campo/SP) - Férias coletivas para 3 mil funcionários por 10 dias desde 27/09 - Shut-down na fábrica até 13/10. Carros produzidos: Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
- Volkswagen (Taubaté/SP) - Férias coletivas para 800 funcionários (um turno) por 10 dias a desde 27/09 - Shut-down na fábrica até 13/10. Carros produzidos: Gol e Voyage.