Ram 1500 estreia no Brasil só com a versão Rebel off-road
Nova picape Ram 1500 chega exclusivamente na versão off-road, completa e com motor o 5.7 V8 Hemi de 400 cavalos. Entenda o motivo
Demorou, mas a picape Ram 1500 finalmente estreou no Brasil. Ao contrário do que se esperava, a FCA decidiu trazer inicialmente apenas uma versão da Ram 1500 e não duas. Entre a Rebel (com pegada off-road) e a Laramie (mais confortável), a escolha foi pela primeira, devido ao resultado das pesquisas nas clínicas com potenciais clientes. A nova Ram 1500 Rebel chega com um poderoso motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv de potência e 556 Nm de torque.
É uma picape, mas parece um foguete. Com tanta potência, a Ram 1500 Rebel acelera de 0 a 100 km/h em incríveis 6,4 segundos. Além de ter alto desempenho, a picape americana entrega altas doses de tecnologia, luxo, segurança e versatilidade. Ao contrário da Ram 2500 Laramie -- que é fabricada no México e há anos é vendida no Brasil --, a 1500 Rebel é produzida em Sterling Heights, Michigan, nos EUA.
A picape é enorme. Tem quase 6 m de comprimento e passa de 2,5 toneladas de peso. A Ram 1500 é “full size”, quase do mesmo tamanho da Ram 2500, e é cerca de 60 cm maior do que as picapes médias (Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger etc.). O foco da Ram 1500 Rebel é atender o cliente das zonas metropolitanas, enquanto a Ram 2500 Laramie é indicada para fazendeiros que vivem no campo.
As primeiras 100 unidades da Ram 1500 Rebel entraram em pré-venda na noite desta quinta-feira (10), pelo site da marca (www.ram.com.br). Mas as primeiras entregas ocorrerão somente em abril. Todas as 100 unidades virão com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional).
A carroceria tem cinco opções de cor: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e do para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
Nenhuma outra picape no mercado (além da Ram 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 Nav. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12”, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas funções, tais como navegação por GPS, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dual zone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos é uma tela TFT de 7”.
Com suas câmaras de combustão hemisféricas (daí o nome Hemi), o motor V8 Hemi tem faixa de potência ampla e tecnologias para aumentar o desempenho e a economia de combustível. Uma delas é a desativação de quatro dos oito cilindros em acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada. O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.
A grade dianteira tem aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para melhorar o arrefecimento do motor. O Hemi ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 watts, o que reduz perdas e o ruído do ventilador.
O câmbio é automático de oito marchas TorqueFlite, totalmente eletrônico. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine. A transmissão processa mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível e desempenho.
A caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. A Ram 1500 Rebel pode rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg). Segundo a FCA, a versão Rebel utiliza a relação de transmissão final mais curta na Ram 1500. O diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo.
Além de seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, controle de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo, com Park Assist, piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa e controle de oscilação do reboque.
Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semi autônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).
A cabine da Ram 1500 Rebel é muito luxuosa e espaçosa. O teto solar panorâmico é enorme. Bancos, painel de instrumentos e painéis de portas têm revestimento de couro. Todos os assentos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
É possível guardar um laptop de 15” dentro do console central dianteiro. Somando todos os compartimentos, são 151 litros de porta-objetos dentro da cabine. Além disso, a picape tem nove (isso mesmo, 9) saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.
A picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada. Fazem parte dele o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto Falken de 32”, rodas de 18”, acerto off-road na suspensão traseira e amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein.
Por ter PBT abaixo de 3.500 kg, a Ram 1500 pode ser conduzida por motoristas que tenham carteira de habilitação B (a Ram 2500 é só para carteira C). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. As revisões devem ser feitas a cada 12 meses ou 12.000 km e têm preços fixos, surpreendentemente acessíveis: R$ 518 aos 12.000 km, R$ 908 aos 24.000 e R$ 847 aos 36.000.
A nova Ram 1500 Rebel custa R$ 399.990. Com os dois opcionais citados, passa a custar R$ 419.990. Por trazer novos equipamentos eletrônicos e ser importada dos EUA (portanto com alíquota de 35%), a Ram 1500 Rebel é mais cara do que a Ram 2500 Laramie, que custa R$ 361.990. Futuramente, a Ram 1500 poderá ser comprada sem os opcionais. Segundo a FCA, não há perspectivas de trazer outra versão da 1500 no curto prazo.
Os números
- Preço: R$ 399.990
- Motor: 5.7 V8 Hemi a gasolina
- Potência: 400 cv a 5.600 rpm
- Torque: 556 Nm a 3.950 rpm
- Câmbio: 8 marchas AT
- Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
- Comprimento: 5,929 m
- Largura: 2,084 m
- Altura: 2,012 m
- Entre-eixos: 3,672 m
- Vão livre: 249mm
- Ângulo de entrada: 25,1 graus
- Ângulo de saída: 22,6 graus
- Ângulo de rampa: 19,1 graus
- Peso: 2.610 kg
- Pneus: 275/65 R18
- Caçamba: 1.200 litros
- Medidas da caçamba: 1,711 m (c), 1,295 m (l) e 0,543 m (profundidade)
- Capacidade de carga: 610 kg
- Capacidade de reboque: 5.062 kg
- Tanque: 98 litros
- 0-100 km/h: 6s4
- Velocidade máxima: 174 km/h
- Consumo cidade: 5,3 km/l
- Consumo estrada: 6,6 km/l
- Emissão de CO2: n/d