Ram também terá sua Toro (maior) para ser a anti-Hilux
Inédita picape nacional da Ram já está em fase de testes, usará carroceria monobloco da Fiat e ganhou apelido de Torona na Stellantis
A marca de picapes mais desejada do Brasil, a Ram, também terá um modelo nacional. Na esteira do sucesso da Fiat Toro, a Stellantis vai aproveitar a carroceria monobloco da picape feita em Goiana (PE) para lançar a primeira caminhonete nacional da Ram. O projeto já existia na FCA, antes da fusão com a PSA. Conhecida como projeto 291, a “Toro da Ram” já ganhou até apelido dentro da Stellantis: “Torona”.
Faz sentido. Afinal, a “Toro da Ram” será maior e tem um alvo: a campeoníssima Toyota Hilux. Mas ela deve incomodar também os demais modelos da categoria D-Pickup: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok. A grande diferença -- e que pode revolucionar o mercado de picapes médias -- é que a Ram nacional terá carroceria monobloco, como a Fiat Toro, e não carroceria sobre chassi.
Os desafios técnicos são grandes. A Ram está trabalhando numa caçamba maior, que entregue uma capacidade de carga útil superior a 1.000 kg. A Fiat Toro vai de 650 a 1.000 kg, dependendo da versão. No caso da Ram, entretanto, o volume da caçamba também será importantíssimo. Segundo o site Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal, que publicou a notícia em primeira mão, a nova picape nacional pode se chamar Ram 1250. Isso porque as picapes Fiat Strada e Fiat Toro são vendidas em outros mercados como Ram 700 e Ram 1000.
Mas, na verdade, o nome também pode ser Ram 1100, Ram 1200, Ram 1300 ou até Ram 1400. Isso porque a nomenclatura das picapes americanas não são relacionadas a nenhum aspecto técnico. Segundo o jornalista Matthew Skwarczek, do site americano Motor Biscuit, a história das picapes Dodge/Ram é a seguinte:
Após a Segunda Guerra Mundial, veio a série B, seguida pela Série C e o predecessor imediato do Dodge Ram, a Série D. A convenção de nomenclatura do Dodge era bastante heterodoxa, em comparação com o F-Series da Ford (o F-1 era o mais leve, o F-8 o mais pesado). Em 1957, entretanto, a Dodge estava seguindo a Ford e a GM: o C100 e o D100 pesavam meia tonelada, 200 eram ¾ tonelada e 300 eram uma tonelada.
Então, em 1978, a Dodge apresentou o D150, junto com o D250 e o D350. Muito parecido com o F-150 da Ford 1975, o D150 era uma versão para serviços pesados do D100. Além disso, assim como o F-150, o equipamento reforçado permitiu que o D150 contornasse as exigências de emissões baseadas no peso da época.
Quando o Dodge Ram estreou oficialmente em 1981, Dodge decidiu manter as designações existentes. Por exemplo, o Ram 150 era a opção de meia tonelada, o 250 o ¾ ton, etc. Finalmente, para o Dodge Ram de segunda geração lançado em 1994, a Dodge adicionou o zero final. O 150 & cia. tornou-se o 1500 & cia.
Por enquanto, a “Toro da Ram” ou “Ram Torona” ou Ram 1250 roda em testes utilizando uma “mula” da própria Fiat Toro, ou seja, já contém aspectos técnicos da futura picape, especialmente uma nova geometria de suspensão, mas utiliza a carroceria já existente do modelo da marca. Esta é uma das vantagens de uma montadora que tem várias marcas. No caso da Stellantis, só no Brasil ela tem Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Por isso, a picape nacional da Ram utilizará a mesma plataforma usada pela Fiat Toro, pelos Jeep Renegade e Compass e pelo futuro SUV de 7 lugares da Jeep.
Quanto ao motor, inicialmente espera-se que a “Toro da Ram” utilize o 2.0 turbo diesel da própria Fiat Toro, que tem 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Vale lembrar que a Stellantis também tem em sua “prateleira” a novíssima picape Peugeot Landtrek, que já é produzida no México e será fabricada também no Uruguai para atender principalmente os mercados do Brasil e da Argentina. O motor 1.9 a diesel não interessa, pois tem apenas 150 cv, mas o 2.0 turbo a gasolina tem 213 cv e 320 Nm, o que pode dar à Ram 1250 um desempenho “matador” perante as picapes médias tradicionais.
Visualmente, a primeira picape Ram nacional vai seguir a linha da Ram 1500. A ideia da Stellantis é transformar a Ram numa marca aspiracional mais acessível no Brasil, assim como já ocorre no México. A estreia será em 2024. Com base nessas informações, o designer brasileiro Kleber Silver, que já fez a projeção de uma Ram Dakota 2024, trabalha em uma primeira proposta visual para a Ram 1250, ou, por enquanto, “Ram Torona”.