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Renault Duster GoPro é interessante mesmo sem a GoPro

Série especial limitada em 3 mil carros vem com o Pack Outsider e pode ter versão 4x2 com motor 1.6 ou 4x4 com motor 2.0

3 jan 2020 - 10h07
(atualizado em 6/1/2020 às 06h00)
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O Duster GoPro vem com o Pack Outsider, com proteção no para-choque dianteiro.
O Duster GoPro vem com o Pack Outsider, com proteção no para-choque dianteiro.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos durante uma semana com o Duster GoPro, uma interessante série especial lançada pela Renault em 2019. A grande atração do carro é que ele vem equipado com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente da linha. Porém, curiosamente, a Renault cedeu o carro para avaliação SEM a câmera GoPro. É mais ou menos como lançar uma nova central multimídia no carro e oferecê-lo para test drive sem o sistema. Por sorte, estamos acostumados a usar câmeras GoPro no automóvel, devido aos vídeos que fazemos aqui no portal Terra e também no YouTube. De cara, podemos dizer que GoPro permite boas experiências com o carro.

Mesmo sem a GoPro Hero 7 Black, o Renault Duster GoPro mostrou ser um carro interessante. Ele está disponível em duas versões: 2.0 manual 4x4 (R$ 86.990) e 1.6 CVT 4x2 (R$ 83.990), que avaliamos. São três diferenças importantes (motor, transmissão e tração), de forma que os R$ 3.000 a mais da versão 4x4 é bem pequena. Para quem não faz questão de câmbio manual, o Duster GoPro 4x4 de 148 cavalos nos parece uma opção mais interessante. Já o Duster GoPro 1.6 CVT entrega 120 cv de potência.

Evidentemente, não vamos comentar a capacidade de filmar ou fotografar aventuras da câmera GoPro, que é presa por um suporte no parabrisa. Sem “testar” a câmera, só podemos falar do carro mesmo. Essa série limitada vem com barras de teto na cor preta, kit alargador de paralamas, proteção do para-choque frontal, faróis de longo alcance e adesivos GoPro (esses vieram com o carro). Na versão 4x4, as rodas são pretas e diamantadas. Na versão 4x2, as rodas não são muito bonitas, mas não comprometem o visual do carro, cuja maior característica é a robustez.

A câmera GoPro Hero 7 Black é o charme do Duster, mas a Renault entregou o carro para avaliação sem ela.
A câmera GoPro Hero 7 Black é o charme do Duster, mas a Renault entregou o carro para avaliação sem ela.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Duster GoPro vem com o Media Evolution, que conecta Android Auto e Apple CarPlay com facilidade. O sistema também traz bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching, que auxiliam o motorista a buscar uma forma mais econômica de dirigir. É uma boa central multimídia, mas está mal localizada. É preciso desviar os olhos para baixo para visualizar as informações. O quadro de instrumentos com computador de bordo é bastante eficiente.

A posição de dirigir do Renault Duster GoPro é boa. Porém, falta ajuste de profundidade do volante. No dia-a-dia não chega a incomodar, mas em viagens longas a ausência de uma posição ideal pode provocar dores no pescoço do motorista. O ajuste das suspensões é muito bom -- o Duster é um SUV que não teme os terrenos difíceis, como a maioria dos novos carros deste segmento. O vão livre do solo é de bons 210 mm, o que também nos agradou. Os pneus de perfil alto (215/65 R16) contribuem para o conforto na rodagem.

Os alargadores de para-lamas também fazem parte do Duster GoPro.
Os alargadores de para-lamas também fazem parte do Duster GoPro.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na versão 4x2, o porta-malas tem 475 litros de capacidade (75 litros a mais do que na versão 4x4). De uma forma geral, o Duster agrada pelo espaço interno, tanto na frente quanto na traseira. Os vidros também são amplos. O carro não é exatamente uma referência em conforto, mas é um SUV honesto e com bom custo-benefício. Rodando, o câmbio CVT dá conta do motor flex de 118/120 cv (gasolina/etanol), mas essa potência só está disponível a 5.500 rpm, quando o motor já está bem ruidoso. O torque de 159 Nm surge a 4.000 rpm. Esses dois fatores, mais a relação peso/potência de 10,3 kg/cv, levam o Duster GoPro 1.6 a acelerar de 0-100 km/h em longos 13,2 segundos. Ok, a natureza do carro é a aventura, não a rapidez, mas o preço a pagar no consumo rodoviário é alto. O SUV faz apenas 10,8 km/l com gasolina e 7,9 com etanol.. 

No geral, o Renault Duster GoPro agradou por suas características off-road, bastante adequadas também para rodar na cidade. Quanto à câmera GoPro, parece ser uma boa ideia, mas não sabemos se a sua posição de fixação é boa, se o acesso é fácil, se o suporte não vibra demais, se a interface com o sistema multimídia é bom… enfim, são vários aspectos que poderiam tornar nossa experiência com o Duster GoPro muito mais interessante do que rodar apenas com os adesivos relativos à série especial.

Os números

  • Preço: R$ 83.990
  • Motor: 1.6 flex
  • Potência: 120 cv a 5.500 rpm (e)
  • Torque: 159 Nm a 4.000 rpm (e)
  • Câmbio: 6 marchas CVT
  • Comprimento: 4,329 m
  • Largura: 1,822 m
  • Altura: 1,683 m
  • Entre-eixos: 2,674 m
  • Vão livre: 210 mm
  • Pneus: 215/65 R16
  • Peso: 1.240 kg
  • Porta-malas: 475 litros
  • Tanque: 50 litros
  • 0-100 km/h: 13s2
  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Consumo cidade: 10,3 km/l (g)
  • Consumo estrada: 10,8 km/l (g)
  • Emissão de CO2:126 g/km
Guia do Carro
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