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Renault Duster tira nota zero no teste do Latin NCAP

Teste de impacto do novo Duster equipado com dois airbags apresenta estrutura instável e perdas de combustível; Renault contesta resultado

27 ago 2021 - 14h05
(atualizado às 14h09)
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Novo Duster: nota zero no teste de impacto.
Novo Duster: nota zero no teste de impacto.
Foto: Latin NCAP / Divulgação

O novo Renault Duster teve péssimo desempenho no teste de impacto realizado pelo Latin NCAP. Segundo o instituto, o SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) obteve nota zero estrela. “O New Duster para a América Latina e o Caribe não oferece airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça padrão como o modelo vendido na Europa sob a marca Dacia”, afirmou o Latin NCAP. O carro foi testado apenas com os dois airbags frontais obrigatórios por lei. 

O Latin NCAP pede “melhorias urgentes” na segurança do novo Duster. “O popular SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança”, destacou o instituto. “No impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível. No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta.”

O Latin NCAP acrescentou: “A perda de combustível registrada no impacto frontal exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado que poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto. Na mesma linha, a abertura da porta no impacto lateral exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral”.

Suzuki Swift também zerou

No mesmo boletim, o Latin NCAP divulgou o teste de impacto do Suzuki Swift, que também tirou nota zero. Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, fez um comentário crítico à Renault e à Suzuki: “O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault e a Suzuki a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível. Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa”. 

Suzuki Swift: zero estrela.
Suzuki Swift: zero estrela.
Foto: Latin NCAP, Suzuki Swift / Divulgação

Renault divulga nota

Em relação ao teste do novo Duster divulgado pelo Latin NCAP nesta sexta-feira (27), a Renault do Brasil divulgou a seguinte nota:

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 

É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Renault Duster: zero estrela.
Renault Duster: zero estrela.
Foto: Latin NCAP, Renault Duster / Divulgação
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