Renault fará inédito Kwid Sedan na Índia a partir de 2021
Com o pequeno hatch dominando 60% das vendas, marca francesa pretende apostar também num sedã com menos de 4 metros, segundo site indiano
O Renault Kwid vai ganhar uma carroceria sedã na Índia. A informação é do site Autos Blog, que fez até uma projeção de como seria o carro. Por enquanto, o Kwid Sedan tem o nome de LBA. O carro deve ser lançado em 2021 no mercado indiano e terá menos de 4 metros de comprimento.
A projeção mostra o próximo sedã com um design cheio de curvas e uma carroceria bastante compacta. A dianteira traz uma ampla grade de radiador em forma de V, que abriga o logotipo da Renault no meio. O sedã teria ainda faróis retangulares achatados, DRLs de LED em forma de L, entrada de ar mais proeminente e um para-choque não muito musculoso, com entradas de ar nas extremidades.
Visto de lateral, o Renault LBA é bastante simples. As rodas seriam de liga leve com 15” e cinco raios duplos. O Renault LBA seria baseado na mesma plataforma do Renault Triber e de um futuro Renault que tem o codinome HBC. O carro poderia ter duas opções de motor, ambas 1.0 de três cilindros: um seria aspirado a gasolina com 72 cv de potência; outro seria turbo a gasolina com 95 cv.
São previstas duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automatizado de cinco marchas com embreagem simples. Segundo o site Autos Blog, é possível que a Renault ofereça uma opção CVT. O Kwid Sedan (ou LBA) poderia estar à venda no terceiro trimestre de 2021.
Assim como no Brasil, o Kwid é o Renault mais vendido na Índia. Porém, no mercado indiano (que é bem maior), o Kwid representa 60,1% das vendas da marca, que não possui nenhum sedã no portfólio. No Brasil, o Kwid lidera, mas apenas com 35,6%, e a Renault já tem o Logan. Portanto, o projeto não vem para o nosso mercado. Confira abaixo o mix de cada carro da Renault na Índia e no Brasil. As informações são do site Statista e da Fenabrave.
P. | Índia |
Vendas 2019 |
Mix Renault |
P. | Brasil |
Vendas 2019 |
Mix Renault |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Kwid | 53.438 | 60,1% | 1 | Kwid | 85.117 | 35,6% |
2 | Triber | 24.142 | 27,2% | 2 | Sandero | 50.303 | 21,0% |
3 | Duster | 8.974 | 10,1% | 3 | Captur | 28.660 | 12,0% |
4 | Captur | 1.782 | 2,0% | 4 | Logan | 27.003 | 11,3% |
5 | Lodgy | 533 | 0,6% | 5 | Duster | 26.090 | 10,9% |
6 | Oroch | 13.363 | 5,6% | ||||
7 | Master | 8.466 | 3,5% | ||||
8 | Fluence | 21 | 0,01% | ||||
9 | Kangoo | 13 | 0,01% | ||||
Total | 88.869 | Total | 239.036 |
Percebe-se pelo quadro acima que a Renault do Brasil é uma empresa mais sólida no mercado do que a Renault da Índia. A relevância da marca no mercado brasileiro é muito maior do que no mercado indiano. Quanto ao Renault Triber, que emprestará a plataforma para o Kwid Sedan, mede 3,990 m de comprimento, 1,739 m de largura e 1,643 mm de altura. Ele tem uma distância entre-eixos de 2,636 mm e um vão livre do solo de 182 mm. Trata-se de um monovolume de sete lugares com apenas 84 litros no porta-malas, mas o espaço para bagagem pode ser aumentado para 625 litros rebatendo os assentos da segunda e da terceira fileiras.