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Renault Kwid será o carro elétrico mais barato do Brasil

Com a promessa de ser o carro elétrico mais barato do Brasil, novo Renault Kwid E-Tech Electric será importado da China em meados de 2022

16 nov 2021 - 09h24
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Renault Kwid K-ZE
Renault Kwid K-ZE
Foto: Renault/Divulgação

Prestes a ganhar uma reestilização, o Renault Kwid terá uma versão elétrica no Brasil em 2022. O lançamento do modelo foi confirmado na última semana pelo CEO da Renault, Luca de Meo. O novo Renault Kwid E-Tech Electric virá inicialmente importado da China, e quer ser o carro elétrico mais barato do Brasil. Atualmente, esse posto é ocupado pelo chinês JAC E-JS1, que parte de R$ 159.900. 

O futuro Renault Kwid E-Tech Electric faz parte do plano de investimento de R$ 1,1 bilhão anunciado pela montadora francesa em março no Brasil. Além dos elétricos Zoe e Kwid, o montante também será destinado aos substitutos de 5 produtos da sua gama atual, dentre eles a picape Duster Oroch, o comercial Master e a reestilização do Kwid a combustão e possíveis substitutos para Sandero e Logan.

“O Brasil é um mercado estratégico para a Renault. Iremos avançar com a eletrificação da nossa gama, utilizando todo o nosso ativo tecnológico de 10 anos de experiência em veículos elétricos, o que nos coloca na vanguarda neste segmento”, afirmou o executivo durante uma visita às instalações da Renault em São José dos Pinhais (PR). 

Renault Kwid K-ZE
Renault Kwid K-ZE
Foto: Renault/Divulgação

Por fora, o visual do Renault Kwid elétrico deve trazer algumas novidades. Na dianteira, o design da versão elétrica segue as linhas adotadas pelo Kwid reestilizado, que é vendido em mercados como China e Índia, mas que ainda não chegou ao Brasil. Ele conta com faróis bipartidos e luzes em led. A traseira também traz lanternas em led e para-choque distinto do modelo brasileiro. Medindo 3,73 metros de comprimento, o elétrico conta com um porta-malas com capacidade para 300 litros, e um porta-objetos de 23 litros. 

Já o interior tem mudanças pontuais em relação ao Kwid brasileiro. Dentre elas, estão o painel de instrumentos digital e acionamento das marchas através de um botão giratório, recursos indisponíveis no modelo nacional. Dependendo da versão, também há novos materiais de revestimento nos bancos e detalhes na cor azul no console central, no acabamento das portas e na costura dos bancos. A central multimídia é de 7’’.     

Renault Kwid K-ZE
Renault Kwid K-ZE
Foto: Renault/Divulgação

O novo Kwid elétrico terá foco majoritariamente urbano. Na China, o Kwid K-ZE é equipado com um motor elétrico de 44 cv e 124 Nm de torque. De acordo com a Renault, o modelo chega aos 100 km/h em 19,1 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 125 km/h. O alcance elétrico é de até 305 km em uso urbano e de até 230 km em circuito misto entre cidade e estrada. Apesar disso, rumores indicam que a versão brasileira terá uma motorização inédita.

No Brasil, a Renault comercializa desde 2013 os veículos elétricos Zoe, Twizy e Kangoo para empresas e projetos de mobilidade. A montadora francesa é parceira de vários projetos como na ilha de Fernando de Noronha, e vende a clientes como Porto Seguro, CPFL e Itaipu, entre outros. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 400 veículos elétricos Renault em circulação no país.

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