Renault terá 5 novidades e dois elétricos no Brasil até 2022
Renault anuncia investimentos de R$ 1,1 bilhão para renovação da gama atual de modelos no Brasil; novo Stepway é uma possibilidade
A Renault mudou sua estratégia e anunciou nesta segunda-feira (1º de março) um importante investimento no Brasil. Em encontro com o governador do Paraná, Ratinho Junior, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, anunciou investimentos de R$ 1,1 bilhão na fábrica de São José dos Pinhais. Recentemente, o CEO global da Renault, Luca de Meo, havia afirmado que os investimentos no Brasil estavam congelados.
Com a mudança de estratégia, a Renault terá cinco novidades e dois novos carros elétricos no Brasil até o final do primeiro semestre de 2022. “Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil”, disse Ricardo Gondo. Dessa forma, a família Sandero/Logan volta a ter chances de uma nova geração, já lançada na Europa com a marca Dacia.
Um dos carros mais atraentes da nova geração é o Sandero Stepway, um crossover que pode servir de alternativa para clientes que desejam um veículo mais alto, porém não um SUV. O presidente da Renault não disse quais serão as cinco novidades. Uma já é conhecida: o novo Captur com motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Por ser flex, ele terá 170 cv de potência no Captur. Apesar de usar o motor do Captur francês, o novo Captur brasileiro será baseado no modelo russo (porém mais potente).
A segunda novidade deve ser o Kwid reestilizado. A terceira deve ser uma atualização na picape Oroch, que é derivada do Duster, mas não recebeu as mudanças introduzidas no SUV em 2020. Mais bem equipada, ele pode ser uma alternativa mais barata à Fiat Toro. Restam dúvidas sobre quais seriam as duas últimas novidades da Renault. É provável que sejam os novos Sandero e Logan, nesse caso incluindo o Sandero Stepway, no qual a Renault faz grandes apostas. Com mais qualidade construtiva do que a atual geração, o novo Logan pode até mudar de nome para Taliant.
Quanto aos dois novos carros elétricos, eles virão mais para marcar a presença da marca num mundo mais tecnológico. Além do Zoe, é possível que a Renault traga também o Twingo elétrico (para fazer frente ao Fiat 500 elétrico) e até o Clio híbrido. Outra possibilidade é o investimento em carros elétricos para serviço, como o Kangoo (já vendido no Brasil).
A montadora é líder na venda de veículos 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo Z.E. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Beep Beep, administração da ilha de Fernando de Noronha, Porto Seguro, CPFL e Itaipu, entre outros. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 300 veículos elétricos Renault em circulação no país.