Renegade e T-Cross travam a nova “guerra do fim do mundo”
Os SUVs compactos da Jeep e da Volkswagen travam uma batalha carro a carro no mercado. Confira as armas de cada um e tire vantagem disso
De vez em quando dois veículos se destacam no noticiário por disputarem carro a carro a liderança do segmento. É o caso do Jeep Renegade e do Volkswagen T-Cross, que travam a nova “guerra do fim do mundo” na categoria de SUVs compactos. Dessa forma, eles ameaçam repetir as épicas batalhas entre Volkswagen Gol e Fiat Palio ou entre Toyota Corolla e Honda Civic, para citar somente dois exemplos. Ao final da primeira quinzena de março, o Renegade manteve a frente por apenas 133 carros. Foram 3.200 vendas para o Renegade e 3.067 para o T-Cross. No mês passado, porém, o T-Cross havia vencido, pela apertadíssima margem de 19 carros. Foram 5.373 vendas para o T-Cross e 5.354 para o Renegade.
No acumulado de dois meses e meio, o Jeep Renegade tem uma vantagem de exatamente 1.100 carros (12.878 emplacamentos contra 11.778). Mas, afinal, qual é a vantagem do consumidor nesse cenário? Muita. Nessa guerra pela liderança, as marcas costumam fazer promoções em várias regiões do país. Não temos condições de apontar aqui as promoções, pois elas não são mais nacionais -- mudam de Estado para Estado ou mesmo de cidade para cidade. O tempo também pode ser maior ou menor, dependendo da estratégia de cada marca. O varejo é uma guerra que pode (e deve) ser modificada no dia-a-dia.
O Renegade tem três versões, com dois motores, duas transmissões diferentes e também dois tipos de tração. Já o T-Cross tem dois motores diferentes e dois tipos de transmissão. Confira abaixo as versões, os preços e os atributos de cada um.
Modelo e versão | Câmbio | Tração |
Preço (R$) |
Potência Gas/Eta (cv) |
Torque (Nm) |
---|---|---|---|---|---|
Renegade STD (PcD) 1.8 Flex |
AT6 | 4x2 | 79.290 | 135/139 | 189 |
T-Cross 200 TSI 1.0 Turbo |
MT5 | 4x2 | 84.990 | 116/128 | 200 |
Renegade Sport 1.8 Flex |
AT6 | 4x2 | 89.990 | 135/139 | 189 |
T-Cross 200 TSI 1.0 Turbo |
AT6 | 4x2 | 94.490 | 116/128 | 200 |
T-Cross Comfortline |
AT6 | 4x2 | 99.990 | 116/128 | 200 |
Renegade Longitude 1.8 Flex |
AT6 | 4x2 | 104.990 | 135/139 | 189 |
Renegade Limited 1.8 Flex |
AT6 | 4x2 | 109.990 | 135/139 | 189 |
T-Cross Highline |
AT6 | 4x2 | 109.990 | 150 | 250 |
Renegade Longitude |
AT9 | 4x4 | 134.990 | 170 | 350 |
Renegade Trailhawk |
AT9 | 4x4 | 145.990 | 170 | 350 |
Como se vê, a Volkswagen posicionou o T-Cross entre duas versões do Jeep, aproveitando o vão de R$ 15.000 existente entre as versões Sport 1.8 e Longitude 1.8 do Renegade. Por outro lado, só o Renegade oferece versão para o público PcD. Da mesma forma, apesar de o volume de vendas ser pequeno, o Renegade também tem duas versões 4x4 a diesel, com preços bem mais altos, que lhe dão boa rentabilidade nas vendas.
O Volkswagen perde na disputa de potência com suas três versões mais acessíveis, porém leva vantagem no torque, o que pode compensar na utilização urbana. Por outro lado, o T-Cross Highline, com motor de 150 cv e 250 Nm, bate com folga o Renegade Limited de 135/139 cv e 189 Nm. Os dois rivais custam os mesmos R$ 109.990. Nas vendas diretas, o Renegade é o campeão dos negócios, concentrando 66% de suas vendas para locadoras, frotistas etc. Mas a Volkswagen está usando a mesma estratégia, tanto que o T-Cross já obteve 57% de seus emplacamentos nas vendas diretas.