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Renegade e T-Cross travam a nova “guerra do fim do mundo”

Os SUVs compactos da Jeep e da Volkswagen travam uma batalha carro a carro no mercado. Confira as armas de cada um e tire vantagem disso

16 mar 2020 - 08h00
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Volkswagen T-Cross 200 TSI: motor 1.0 turbinado e opções de câmbio manual por R$ 84.990 ou automático por R$ 94.490.
Volkswagen T-Cross 200 TSI: motor 1.0 turbinado e opções de câmbio manual por R$ 84.990 ou automático por R$ 94.490.
Foto: FCA / Divulgação

De vez em quando dois veículos se destacam no noticiário por disputarem carro a carro a liderança do segmento. É o caso do Jeep Renegade e do Volkswagen T-Cross, que travam a nova “guerra do fim do mundo” na categoria de SUVs compactos. Dessa forma, eles ameaçam repetir as épicas batalhas entre Volkswagen Gol e Fiat Palio ou entre Toyota Corolla e Honda Civic, para citar somente dois exemplos. Ao final da primeira quinzena de março, o Renegade manteve a frente por apenas 133 carros. Foram 3.200 vendas para o Renegade e 3.067 para o T-Cross. No mês passado, porém, o T-Cross havia vencido, pela apertadíssima margem de 19 carros. Foram 5.373 vendas para o T-Cross e 5.354 para o Renegade.

No acumulado de dois meses e meio, o Jeep Renegade tem uma vantagem de exatamente 1.100 carros (12.878 emplacamentos contra 11.778). Mas, afinal, qual é a vantagem do consumidor nesse cenário? Muita. Nessa guerra pela liderança, as marcas costumam fazer promoções em várias regiões do país. Não temos condições de apontar aqui as promoções, pois elas não são mais nacionais -- mudam de Estado para Estado ou mesmo de cidade para cidade. O tempo também pode ser maior ou menor, dependendo da estratégia de cada marca. O varejo é uma guerra que pode (e deve) ser modificada no dia-a-dia.

Jeep Renegade Sport: motor 1.8 aspirado e câmbio automático por R$ 89.990.
Jeep Renegade Sport: motor 1.8 aspirado e câmbio automático por R$ 89.990.
Foto: FCA / Divulgação

O Renegade tem três versões, com dois motores, duas transmissões diferentes e também dois tipos de tração. Já o T-Cross tem dois motores diferentes e dois tipos de transmissão. Confira abaixo as versões, os preços e os atributos de cada um.

Modelo e versão Câmbio Tração

Preço

(R$)

Potência

Gas/Eta

(cv)

Torque

(Nm)

Renegade STD (PcD)
1.8 Flex
AT6 4x2 79.290 135/139 189
T-Cross 200 TSI
1.0 Turbo
MT5 4x2 84.990 116/128  200
Renegade Sport
1.8 Flex
AT6 4x2 89.990 135/139 189
T-Cross 200 TSI
1.0 Turbo
AT6 4x2 94.490 116/128 200

T-Cross Comfortline 
200 TSI 1.0 Turbo

AT6 4x2 99.990 116/128 200
Renegade Longitude
1.8 Flex
AT6 4x2 104.990 135/139 189
Renegade Limited
1.8 Flex
AT6 4x2 109.990 135/139 189

T-Cross Highline
250 TSI 1.4 Turbo

AT6 4x2 109.990 150 250

Renegade Longitude
2.0 Turbo Diesel

AT9 4x4 134.990 170 350

Renegade Trailhawk
2.0 Turbo Diesel

AT9 4x4 145.990 170 350

Como se vê, a Volkswagen posicionou o T-Cross entre duas versões do Jeep, aproveitando o vão de R$ 15.000 existente entre as versões Sport 1.8 e Longitude 1.8 do Renegade. Por outro lado, só o Renegade oferece versão para o público PcD. Da mesma forma, apesar de o volume de vendas ser pequeno, o Renegade também tem duas versões 4x4 a diesel, com preços bem mais altos, que lhe dão boa rentabilidade nas vendas.

O Volkswagen perde na disputa de potência com suas três versões mais acessíveis, porém leva vantagem no torque, o que pode compensar na utilização urbana. Por outro lado, o T-Cross Highline, com motor de 150 cv e 250 Nm, bate com folga o Renegade Limited de 135/139 cv e 189 Nm. Os dois rivais custam os mesmos R$ 109.990. Nas vendas diretas, o Renegade é o campeão dos negócios, concentrando 66% de suas vendas para locadoras, frotistas etc. Mas a Volkswagen está usando a mesma estratégia, tanto que o T-Cross já obteve 57% de seus emplacamentos nas vendas diretas.

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