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Saudades das peruas? Que tal o Onix SW e o Polo Variant?

Veja as projeções das versões station wagon do Chevrolet Onix e do Volkswagen Polo feitas pelo OverboostBR. Motores seriam 1.0 e 1.4 turbo

16 abr 2020 - 12h52
(atualizado às 13h02)
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O Chevrolet Onix SW foi baseado na perua Buick Excelle GX chinesa.
O Chevrolet Onix SW foi baseado na perua Buick Excelle GX chinesa.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

Tem saudades das peruas? Nós também. Elas praticamente sumiram do mercado brasileiro e este ano registraram apenas 191 vendas no primeiro trimestre. Desse total, 92 foram de modelos que já saíram do mercado: Fiat Palio Weekend, Volkswagen SpaceFox e Chevrolet Caravan. Restam, portanto, três modelos importados: Audi Avant, Audi RS4 e Volvo V60. Os fabricantes se renderam à preferência dos consumidores por SUVs. Mas o que não faltam são ideias para ressuscitar as peruas. Aqui apresentamos duas ótimas ideias: o Chevrolet Onix SW e o Volkswagen Polo Variant.

As projeções foram feitas pelo designer Renato Aspromonte, que mantém o perfil OverboostBR no Instagram. Tanto o Onix SW quanto o Polo Variant caberiam tranquilamente no portfólio da Chevrolet e da Volkswagen no Brasil. Vamos falar de cada uma dessas peruas e entender como Aspromonte fez as projeções. A perua Onix teria o nome SW como complemento (como é tradicional na Chevrolet) e usaria o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv que equipa o Onix hatchback e o Onix Plus. 

O Vo0lkswagen Polo Variant foi inspirado na perua Seat Cordoba Vario.
O Vo0lkswagen Polo Variant foi inspirado na perua Seat Cordoba Vario.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

“No lançamento do Onix Plus, a ideia de uma peruinha surgiu automaticamente, pois como amante de Stations essa é sempre a primeira ideia que vem na cabeça”, conta Aspromonte. “O mercado hoje pede por SUVs, como o novo Tracker, mas é legal pensar em outros segmentos que tiveram tanta glória no passado. Os primeiros passos quando começo um novo projeto é buscar referências dentro da própria marca. Hoje em dia, a identidade das marcas é mundial, então gosto de tentar fazer algo bem real e possível. Nesse caso, a inspiração veio da perua Buick Excelle GX chinesa. No Brasil, o modelo receberia versões, motores e equipamentos semelhantes aos irmãos Onix e Onix Plus.”

A elegância da perua Onix tornaria esse carro irresistível nas ruas.
A elegância da perua Onix tornaria esse carro irresistível nas ruas.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

No caso do Volkswagen Polo Variant, o sonho seria mais próximo de se concretizar, pois até recentemente a marca vendia no Brasil o Golf Variant. Também já teve o Jetta Variant e o Passat Variant. Já o Polo nunca teve uma versão perua no mercado brasileiro. “Só tivemos o Polo Classic no final dos anos 1990 e, nesse caso, a irmã Variant ficou apenas por terras europeias”, recorda o designer. “O mais próximo disso foi o Seat Cordoba Vario, que era feito na mesma base e com desenho quase semelhante. Com a chegada do novo Polo e do Virtus, acreditei que esse seria o porte ideal para ressuscitar o Polo Variant.”

Apesar de estar praticamente morto no Brasil, o mercado de peruas ainda é forte na Europa. Entretanto, mesmo no Velho Mundo, a Volkswagen preferiu atuar no mercado de peruas somente com o Golf Variant, abrindo mão de uma versão station wagon para o Polo. Se fosse lançada no Brasil, a perua Polo Variant poderia usar tanto o motor 200 TSI 1.0 de 128 cv como o 250 TSI 1.4 de 150 cv, com uma configuração mais esportiva, na mesma pegada da Audi, porém com porte e preço menores.

As rodas do Polo Variant foram "emprestadas" do Polo R-Line europeu.
As rodas do Polo Variant foram "emprestadas" do Polo R-Line europeu.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

“Os motores, as versões e os equipamentos seriam semelhantes aos dos irmãos Polo e Virtus”, observa Aspromonte. “A inspiração veio do Golf Variant MKVII e na traseira a semelhança é maior com o Virtus, mas com as lanternas interligadas com um aplique em preto, como os SUVs da marca estão adotando.” O designer ainda caprichou nos detalhes da perua Polo: “Alguns itens, como rodas e faróis, foram emprestados do Polo R-Line europeu”.

Renato Aspromonte é publicitário formado pelo IADE (Creative University de Lisboa) e  sempre teve um pé dentro do design. Seu primeiro trabalho publicado no Brasil foi em 2006, quando a revista Carro comprou suas projeções sobre a reestilização do Fiat Palio, que ocorreria em 2007. Depois ele passou a desenhar segredos para a revista Autoesporte. Nos últimos 15 anos, teve vários projetos, furos de reportagem e capas publicados. Ele também contribuiu por cinco anos com o site Autopolis. 

A perua Onix usaria a mesma motorização, equipamentos e rodas do Onix e Onix Plus.
A perua Onix usaria a mesma motorização, equipamentos e rodas do Onix e Onix Plus.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

Em 2017 mudou-se para a Holanda e lá surgiu o OverboostBR, seu perfil no Instagram. “Nele eu divulgo alguns segredos da indústria, mas outros carros acabo inventando do nada, além de criar alguns carros que os seguidores pedem”, conta Aspromonte. “É um trabalho divertido e muito relaxante.” Nós aqui do GUIA DO CARRO ficamos felizes por poder publicar essas projeções do OverboostBR, especialmente porque também temos saudades das peruas. Fica a dica para a Chevrolet e para a Volkswagen.

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